O Programa Rota do Cordeiro foi apresentado aos criadores do município de Tauá, distante cerca de 330 quilômetros da Capital, durante encontro no Auditório do Parque da Cidade. O evento contou com as presenças do vice-governador do Ceará, Domingos Filho, e da prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar, além de representantes da Embrapa, da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado e demais técnicos das três esferas de governo.
Por ser detentor do maior rebanho de ovinos e caprinos do Ceará, o município de Tauá foi escolhido pelo Ministério da Integração Nacional para sediar o Projeto Piloto, que prevê a implantação de uma unidade técnica de referência no Distrito de Barra Nova. Lá, serão desenvolvidas ações em melhoramento genético, nutrição animal e de capacitação para 150 produtores locais, que conduzirão animais dos seus rebanhos para um centro de terminação de cordeiros a ser implantado na unidade.
Controle Sanitário
O centro de terminação terá um controle sanitário que permite a oferta de ovinos com melhor qualidade para abate e comercialização da carne e seus derivados, além de trazer também benefícios para inserção dos produtores locais no mercado: as negociações para venda de animais, que na realidade local são feitas na maioria das vezes de forma isolada, poderão ser realizadas em grupo.
O programa trará, ainda, a criação de um núcleo de melhoramento genético com animais da região e articulação com os futuros Centro de Inteligência de Caprinos e Ovinos da Embrapa e Residência Zootécnica da Embrapa Caprinos e Ovinos, que contribuirão na capacitação de técnicos e de produtores rurais. O programa trará ainda outros benefícios como a criação de empregos indiretos, a melhoria de renda e aquecimento do comércio local.
Economia
A Prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar, disse que o Projeto poderá trazer a redenção socioeconômica da Região dos Inhamuns, e lembrou que essa foi mais uma conquista de trabalho do vice-governador, Domingos Filho, e do deputado federal Domingos Neto.
O secretário de Agricultura Municipal Luís Tomás, disse que cerca de 300 criadores já foram visitados em suas respectivas propriedades para um levantamento preliminar da situação dos rebanhos e da estrutura das fazendas do Município. O Programa Rota do Cordeiro deverá iniciar sua execução em Tauá, nos próximos dois meses. (com informações de Amaury Alencar)
Fonte: Jornal O Estado
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!