terça-feira, 11 de junho de 2013

Gabinete do governador denuncia a existência de políticos e de milícias em movimento e emite nota oficial



O gabinete do governador Cid Gomes encaminhou, agora há pouco, nota para as redações assinada pelo Chefe do Gabinete, Danilo Serpa, denunciando a existência de políticos e integrantes de milícia querendo se infiltrar na manifestação contra a violência programada para Fortaleza, no dia 13 de junho. 

Leia o teor da nota do Gabinete do governador:



NOTA OFICIAL SOBRE A MANIFESTAÇÃO CONTRA A VIOLÊNCIA EM FORTALEZA



Tendo em vista a informação de que um grupo da sociedade civil que se autodenomina “Fortaleza Apavorada” planeja realizar uma manifestação pacifica e apartidária em defesa da paz e do combate à violência em Fortaleza, no próximo dia 13 de junho, o Governo do Estado, através de sua Chefia de Gabinete, gostaria de ponderar à opinião pública que:

1) O Governo vê com muito respeito toda e qualquer expressão de organização democrática e popular que se reúna para reivindicar direitos que lhe cabe garantir;

2) O atual Governo gostaria de prestar contas de que é o que mais investiu e tem investido na Segurança em toda a história do Estado. Todos são testemunhas de que:

Nos últimos seis anos, foram contratados por concurso público mais de seis mil policiais, entre civis e militares, o que significa, praticamente, que de cada 2 policiais existentes, um foi contratado pelo atual governo; neste momento, há mais outros mil novos policiais em treinamento;

Foi providenciado o rearmamento e o reeequipamento das Polícias com o que há de mais moderno em matéria de comunicação, formação e estrutura para a atividade policial;

Para melhorar a capacitação e o treinamento dos policiais cearenses foi implantada a mais moderna Academia de Polícia do país, com projeto concebido pela Polícia Federal;

Um dos mais avançados programas de polícia comunitária já criados no Brasil foi implantado no Ceará, com o nome de Ronda do Quarteirão;

O salário inicial de um soldado da Polícia Militar do Ceará é superior a R$ 3.000,00, o que pode não ser muito, em termos absolutos, mas que para a realidade do Ceará é bastante significativo, tendo em vista sermos um dos Estados mais pobres da Federação;

Apesar de tudo isso, o Governo do Estado tem a consciência e a humildade de reconhecer que alguns crimes cresceram de forma intolerável, reproduzindo entre nós tendência que está ocorrendo em todas as grandes cidades brasileiras, na esteira do tráfico de drogas. São eles o assalto à mão armada nas regiões de melhor renda e os homicídios nos bairros mais pobres.

Mas é inegável que aconteceram vitórias no combate ao crime. Para exemplificar, quando este governo começou, havia 26 seqüestros por ano no Ceará, enquanto que, no último ano, foram apenas dois seqüestros, ambos resolvidos com a libertação dos reféns ilesos e a prisão dos bandidos.

Como o assunto Segurança Pública é complexo e delicado, exigindo permanente dedicação, o Governo entende que o novo ciclo de segurança pública que o país pede há de envolver de forma ampla todos os setores da sociedade, razão pela qual considera bem-vinda a iniciativa desta fração da sociedade fortalezense.

Lamentavelmente, entretanto, como manifestação da corrupção e do oportunismo que ainda grassam na vida pública brasileira, chegou ao conhecimento deste Gabinete que grupos partidários e marginais de uma milícia que está sendo combatida dentro do organismo policial, pretendem se infiltrar na manifestação com o intuito de provocar violência e gerar repressão que escandalize a opinião pública.

Em vista disso, e para prevenir que pessoas inocentes possam ser feridas ou mesmo sofrer algo mais grave, o Governo do Estado compartilhou tais informações com as autoridades do Poder Judiciário, do Ministério Público e da Assembléia Legislativa, e a elas apelou para que enviassem observadores à manifestação com o objetivo de garantir a tranquilidade e a integridade fisica dos manifestantes.

Informamos ainda, e finalmente, que este mesmo grupo de marginais está sendo investigado por haver manipulado a retirada do ar do Facebook da página do Governador Cid Gomes, do ex-governador Ciro Gomes e do próprio movimento “Fortaleza Apavorada”.

Aproveitamos para pedir aos participantes do movimento que evitem trazer crianças para a manifestação e não aceitem provocações de indivíduos infiltrados.

Fortaleza, 10 de junho de 2013

Danilo Serpa

Chefe de Gabinete do Governo do Estado

Fonte: Blog Política- Diário do Nordeste

Saiba mais:


O Palácio diz ter “consciência e humildade de reconhecer que alguns crimes cresceram de forma intolerável” – com destaque, conforme a nota, para assalto a mão armada, nas áreas nobres, e homicídios, nos bairros mais pobres. Ressalta, porém, que o governo Cid foi o que mais investiu em segurança na história e elenca série de ações. Entre as “vitórias no combate ao crime”, aponta a queda do número de sequestros de 26 no início do mandato para dois por ano em 2012.
Uma das idealizadoras da página, a arquiteta e urbanista Eliana Braga disse ao O POVO que a nota é “ridícula do começo ao fim”. “A intenção dele (governo) foi amedrontar o cidadão para que não vá às ruas protestar contra a política de segurança pública. Quero registrar minha tristeza e indignação. É um golpe baixo”. Para ela, divulgar investimentos não basta. “O que quero é sentir na pele, poder ir num supermercado sem ser assaltada, deixar minha filha sair à noite sem deixar de dormir. Enquanto isso não acontecer, esses números são conversa para boi dormir”. No Facebook, a nota tinha, até às 22h20min, 392 compartilhamentos e 220 comentários.

ENTENDA A NOTÍCIA

No último dia 20 de maio, o ex-governador Ciro Gomes, irmão do governador Cid Gomes, afirmou que há milícia que atua na Polícia Militar, sob comando do vereador capitão Wagner. Ministério Público pediu investigação do caso.
Como surgiu o movimento "Fortaleza Apavorada"

O movimento começou com grupo fechado, na rede social Facebook, na Internet. Cerca de um mês após a criação, a página do grupo foi excluída, duas vezes, pela administração da rede social. O caso está sendo investigado pelo Ministério Público Federal. Após as seguidas exclusões, o moderadores do grupo criaram fan page (página de fãs) para abrigar as publicações dos membros.

O governo informou ontem que os perfis de Cid e de seu irmão, Ciro Gomes, também foram excluídos do Facebook, o que é atribuído ao “mesmo grupo de marginais” supostamente infiltrado.

A manifestação está prevista para acontecer na Quinta-feira, 13/06. O trajeto previsto para a manifestação vai da av. Barão de Studart à av. Beira Mar
Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!