quinta-feira, 27 de junho de 2013

Prefeito Marcondes Ferraz leva equipe da CREDE 18 para visitar escola Anexo e a Creche Pro-Infância

 Neyla Cyrce Brito Falcão (Supervisora NRCOM), Dr. Marcondes Ferraz
 (Prefeito de Saboeiro); Antonia Edna Belém Gomes (Coordenadora Regional
 da 18ª CREDE), 
 Leonarda Arrais Feitosa (Gerente Regional do PAIC)
O prefeito municipal de Saboeiro Dr. Marcondes Ferraz, aproveitando a II Conferência Municipal da Educação, levou às representantes da 18ª CREDE, a uma visitar a escola Lídia Bezerra (ANEXO), onde na oportunidade mostrou a situação caótica na qual a escola se encontra.
Esta escola esta sem condições de uso, o piso e paredes estão esburacado, janelas e portas estão caindo, uma verdadeira calamidade, a escola não condiz com a situação da Educação de Saboeiro.” Disse o prefeito, que finalizou com a frase, “Preciso da ajuda do Estado, para a reforma desta escola, pois só o município não tem condições de arcar com tudo, mesmo porque a escola é estadual e não do município.”
Em seguida o prefeito levou as representantes da 18ª CREDE a Creche da Proinfância, onde ele fez questão de mostrar toda o ambiente. E disse que espera inaugurar a Creche nos próximos meses.
Fonte: Site oficial da Prefeitura: www.saboeiro.ce.gov.br
Soltando o Verbo:
Os problemas do Anexo
O Anexo, antiga Escola Olavo Oliveira, faz parte do que tem de mais rico na memória dos saboeirenses que estudaram aqui na infância, na época em que a escola era destinada apenas ao ensino infantil, da alfabetização até a 4ª série. Hoje, está como anexo da Escola Lídia Bezerra, com alunos do Ensino Fundamental, do 5º ao 9º Ano, e funciona em regime de parceria com a Escola Municipal, atendendo aos alunos da rede municipal. Dessa forma, com um pé na Prefeitura e outro no Estado, a escola tá ficando desassistida pelo Governo do Estado. 
Além dos problemas estruturais da escola, existe atualmente o desafio constante de superar a indisciplina dos jovens que lá hoje estudam, especialmente no turno da noite. Pelo que pude perceber ano passado, durante as várias visitas á escola desenvolvendo atividades da comissão pro-selo unicef, os professores têm enorme dificuldade em conter os alunos. Na ocasião, imaginei que estava dentro do filme "Ao mestre com Carinho" (risos). Vi professores tentando dar aula a uma turma dispersa, onde muitos com celulares com fones de ouvido totalmente alheios à aula, coordenadores e professores o tempo todo ativos, mandando um entrar na sala, chamando atenção de outro (como se tivesse lidando com crianças em uma creche). Pude perceber também a presença da guarda do pro-cidadania, para garantir a segurança na hora do intervalo. Tinha momentos que a sensação que me passava era de susto. Sim, realmente me senti assustada diante do cenário à minha frente. Sempre quis abordar essa questão aqui no blog, embora entenda que isso seja como mexer num vespeiro. 
Como tenho formação pedagógica e atuei em sala de aula muito tempo, tentei me colocar ali, na pela daqueles professores, e também na pele daqueles jovens, me perguntando que rumo nossos jovens estão tomando, que futuro eles esperam, o que realmente está interferindo para que a vida escolar esteja assim comprometida. E esses questionamentos nos levam mais longe, nos fazem refletir sobre a situação da juventude saboeirense, hoje a mercê da falta de ocupação, das drogas, do uso abusivo de álcool, da inversão de valores, da falta de diálogo com a família, do desuso do lado bom das novas tecnologias... Aí nos perguntamos: são os fatores e a decadência externa? É questão de metodologia de ensino errada? A linguagem da escola é a que os alunos entendem? E os alunos, estão mesmo interessados que se desenvolva nova metodologia onde possam de fato se envolver no processo de ensino-aprendizagem ou isso não tem importância para eles?
Não tive a oportunidade de visitar a escola esse ano, especificamente o turno da noite que onde senti os maiores problemas. Espero que a situação esteja amenizada, pois o anexo precisa sobreviver, e sobretudo, o futuro de nossos jovens precisa sinalizar para a construção de cidadãos preparados para a vida e para o mercado de trabalho.


Um comentário:

  1. Boa tarde, pelo o relato que li vi que a tecnologia para os alunos só trouxe ainda mais a falta de atenção pelo os estudo, pois muito bem sou de uma época em que Saboeiro não tinha tecnologia alguma, mas os alunos eram mais comprometidos com os estudos. Vou citar um exemplo de vida pessoal, quando ainda muito jovem estudei no colégio Lídia bezerra,confesso que não tinha muito interesse pelo os estudos não, mas tinha sempre uma mulher guerreira que me dava conselhos, e me falava que se algum dia eu quisesse ser algo na vida tinha que estudar, não levava muito a serio, mas um dia decidi sair de casa confesso encontrei muitas dificuldades, foi ai que lembrei dos conselhos da minha mãe, não pensei duas vezes já levei minha transferência no colégio mais próximo da minha casa e me matriculei,resumindo graças a Deus hoje terminei o 2° grau e já estou cursando um curso superior. Gostaria muito de um dia passa experiência para esses jovem que ai se encontra não sei se vai ser possivel, mais vou deixar um recado aproveite para estudar enquanto estão na casa de seus pais, pois o mundo aqui fora é bem diferente.fica a dica...JPAS

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