quinta-feira, 6 de junho de 2013

Morre um mito da literatura mundial: o poeta saboeirense César Leal

César Leal- Foto do Diário de Pernambuco

O escritor e professor emérito da Universidade Federal de Pernambuco César Leal morreu na manhã desta quarta-feira (5), aos 89 anos, vítima de falência múltipla de órgãos. 

César Leal é referência na literatura mundial, tendo sido premiado nacional e internacionalmente. lançou a chamada geração de 65, fundou o programa de pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco. Professor emérito da UFPE, assumiu a cadeira 23 da Academia Pernambucana de Letras (APL), em 2007.  Também jornalista, ele ingressou como repórter no Diário de Pernambuco em 1954, a convite do escritor Mauro Mota. A partir de 1960, com a promoção de Mota para a direção do jornal, passou a dirigir o Suplemento Literário, função que desempenhou por mais de 40 anos.

No Brasil, César Leal conquistou os prêmios Olavo Bilac e Machado de Assis, um dos maiores prêmios do Brasil, concedido pela Academia Brasileira de Letras (ABL), pelo conjunto da sua obra. Internacionalmente, foi agraciado com o Menendez y Pelayo, do Instituto de Cultura Hispânica. Escreveu o parecer no Conselho Federal de Cultura que resultou no prêmio Luiz de Camões. Por um ensaio sobre Dante, um dos seus mestres, foi condecorado com a Ordem do Mérito da República da Itália.

Francisco César Leal escreveu mais de 30 livros de poesia, conto e crítica literária editados pela Editora Universitária da UFPE e outras editoras do país. Em setembro de 2011, lançou o livro “Animal do abismo e outras vozes do inverno”, pelas Edições Bagaço, durante a VIII Bienal do Livro de Pernambuco, numa demonstração de sua atividade mesmo apesar da idade. Entre suas obras muito conhecidas estão: “Invenções da Noite Menor”, “Jornal do Verão”, “A Quinta Estação”, “Tambor Cósmico”, “Os Heróis”, “Alturas”, “O Triunfo das Águas”, “Ursa Maior” e “Romance do Pantaju”.

César Leal é natural de Saboeiro, nasceu em 20 de março de 1924. Esse filho ilustre da "Terra do Galo", saiu daqui aos 17 anos de idade. Radicado em Pernambuco, ele foi fundador do curso de pós-graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal do Pernambuco- UFPE.

Nos anos 1970, César Leal visitou diversas universidades americanas, sendo o primeiro poeta de língua portuguesa a gravar seus poemas para o acervo fonográfico da biblioteca de Harvard, tendo, em seguida, a oportunidade de estar com importantes nomes da vanguarda literária e acadêmica dos Estados Unidos, tais como Philip Lamantia, em San Francisco; Allen Guinsberg e Victor Hannibal Aconcci, em Nova York, além do linguista Noam Chomsky, no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), em Boston (EUA), o que o fez iniciar as suas experimentações na poesia tão logo retornou ao Brasil. Como poeta e professor de literatura, participou de diversos congressos acadêmicos e feiras literárias no Brasil e no exterior, em especial, nos EUA, México, Portugal e Espanha.

A obra literária de César Leal foi muitas vezes analisada em dissertações de mestrado e doutorado, no país e no exterior. Muitos de seus livros foram traduzidos para outros idiomas. Entre as várias traduções que foram realizadas de sua poesia, destaca-se a tradução para o alemão de seu livro “O Triunfo das Águas” pelo tradutor Curt-Meyer Clason.

O orgulho de ser amiga do poeta

Foi com muita tristeza que recebi a notícia da morte do amigo César Leal, o homem que por diversas vezes me telefonou, que tomou conhecimento de mim através do blog, e que permitiu criar um laço de amizade pelo fato de termos em comum o fato de sermos de Saboeiro e de amar Saboeiro. Em resposta a um email que enviei ao Dr. César, sua filha Virgínia me respondeu, comunicando a morte de seu querido pai, na manhã de ontem. Sacudida pela emoção amarga do momento, me veio a lembrança nossas conversas, longas e adoráveis conversas onde eu me deliciava com as histórias que ele me contava de Saboeiro, verdadeiras aulas de história, falava dos documentos e material literário que tinha em seu arquivo pessoal, dos poemas que ele recitava pra mim, e da forma doce como sempre me incentivou a escrever um livro reunindo informações e emoções do nosso torrão natal.

Lembrei-me do enorme desejo de visitá-lo em sua residência, entrevistá-lo, dar-lhe um pouco de conforto diante dos graves problemas de saúde que vinha enfrentando nos últimos anos.

Tive o prazer de receber por duas vezes via correio, livros, recortes de jornais, revistas enviadas pelo ilustre conterrâneo. presentes extraídos de sua coletânea pessoal. E, a incomparável emoção de ter, no seu último livro, “Animal do abismo e outras vozes do inverno”, lançado em setembro de 2011, um poema dedicado a mim. na página 47 do referido livro, está o poema intitulado "Os dois Tamarindos", e embaixo do título, a dedicatória: "A Aécia Leal". O poema foi recitado pra mim antes que o livro chegasse, na voz forte e ao mesmo tempo cansada do guerreiro César leal ao telefone. O poema refere-se a dois pés de tamarindo que existiam na frente da residência onde nasceu, na Fazenda Belmonte, neste município, e aqui compartilho com vocês, caros leitores:

No sonho duas imagens: dois tamarindos
no pátio
onde frutos, folhas e ninhos nos galhos
se misturavam.

grandes cavalos castanhos às sombras
daquelas árvores
batiam os cascos no solo como se pedissem
banhos.

As cilhas das fortes celas eram então
 afrouxadas
num lado, couro curtido, noutro douradas
fivelas.

Em frente ficava a casa erguida diante 
do tempo
Belmonte que já cantei nas Invenções 
de 50

Hoje de Belmonte restam no tempo tristes
escombros
mas os mortos tamarindos resistem vivos
nos sonhos.


Conheça mais sobre César Leal no seu site: http://www.cesarlealbr.com/

Recordando arquivos do Blog Saboeiro Existe:

Meu Primeiro Contato com César Leal- publicado em 09/08/2011:
http://saboeiroexiste.blogspot.com.br/2011/08/meu-contato-com-o-poeta-cesar-leal.html

César Leal, ilustre poeta brasileiro, filho de Saboeiro- publicado em 20/10/2011:
http://saboeiroexiste.blogspot.com.br/2011/10/cesar-leal-ilustre-poeta-brasileiro.html

Parabéns, poeta César Leal!- publicado em 23/03/2012:
http://saboeiroexiste.blogspot.com.br/2012/03/parabens-poeta-cesar-leal.html


Um comentário:

  1. Entao maior Poeta vivo do Brasil, Cavalieri da Republica da Italia, mais conhecido fora do Brasil. Parabens Povo do Saboeiro e Brasileiros.

    ResponderExcluir

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!