quinta-feira, 28 de junho de 2012

A jacarezada animada com a Convenção do PMDB em Saboeiro



A Turma do PMDB e partidos aliados, PP e PSB de Saboeiro estão super empolgados com a convenção realizada no último dia 26, no Ginásio Padre Geraldo Slag. Apesar da empolgação da turma, nada de surpreendente como foi anunciado, pois diziam que os tucanos teriam uma surpresa tão grande que cairiam-lhe as penas.

É mesmo pra gente rir muito. Com apoio de várias lideranças na região, que proporcionou uma significativa presença de não eleitores aqui do município, a galerinha do mal descumpriu a lei eleitoral, e transformou a Convenção em comício, com direito a muitas bandeiras, carreata, propaganda em carro de som, e pra não perder o costume, muita esculhambação, mentiras e demagogia, até mesmo por parte de pessoas que não conhecem a realidade atual do nosso município.

A ex-prefeita, Fátima Diógenes, presente ali no palanque improvisado, só sorriu para a patotinha que tava naquele espaço. O povo não recebeu o seu carinho, carinho esse que  nunca nos foi dispensado, afinal, como ela tão bem disse, na eleição passada, nosso povo "fedia a peixe"! Pela sua carranca, imagino que tivesse sentindo ali a catinga imaginária de peixe!

A presidente da Câmara, Joana Dark até tentou ser simpática, mas isso seria extrair leite de onça, apesar dela ter iniciado seu discurso com as seguintes palavras: "meu povo querido de Saboeiro!"... Ora, se nem o povo do Flamengo lhe é querido, de modo que ela se negou a aprovar um projeto para tratar a água que o povo de lá consome (inclusive ela mesma), imagine o povo daqui! Demagogia tem limite, presidente!

A mais sorridente do palanque foi mesmo Altanir, que até se sacudia o tempo todo. Mas pelo menos ela tem uma coisa de positivo: é autêntica e diz o que pensa, não se camufla! 

Mas, deixando os peixes, ou melhor dizendo, jacarés miúdos, falemos um pouco dos maiores...  Nomes relevantes como o Deputado Daniel Oliveira, Genecias Norões, Chiquinho Feitosa, e os prefeitos de Catarina (Dr Jefferson),  Antonina do Norte (Antonio Filho), Arneiroz (Monteiro Filho), entre outros, deram um brilho a mais à Convenção, certamente boas pessoas, que amarradas por um compromisso político, ou mesmo amizade, estão dando seu apoio a Perboyre Diógenes. À estes meu respeito, apesar de discordar com alguns pontos falados por estes, que desconhecem  a realidade daqui.

Mas teve um lá, não lembro ao certo qual, que no palanque, que apelou par ao povo comparar, botar numa balança o Saboeiro que temos hoje e o que tínhamos antes... este realmente não tem noção do que pediu ao povo. Se tivesse não teria feito uma sugestão dessas, porque se todos ali fossem usar do bom senso para fazer essa comparação, deixaria o ginásio vazio! Louvo porém, as palavras do pré-candidato a Prefeito de Farias Brito, que disse ao Perboyre que não só criticasse, que mostrasse as propostas que ele certamente tinha. (Mas este não ouviu o bom conselho! Será porque essas propostas não existem?)

Me apoiando nas palavras do Ex- Vereador Iran, que disse que "errar é humano, e permanecer no erro é diabólico", eu posso dizer que voltar ao ERRO do passado é também diabólico. 

Andinho, que também se apoiou nas palavras do Iran, pra manifestar seu descontentamento pela recente cassação de seu mandato, exibia seu sorriso de menino bobão e o apoio de sua família a Perboyre Diógenes como se fosse um troféu, mais uma prova de seu desprovimento de inteligência, pois foi sua ligação com Perboyre que fez com que seu pai perdesse o prestígio político que antes tinha. Ainda se referindo ao rompimento de Nino com Marcondes, logo no início da gestão, a quem levianamente colocaram que era porque Marcondes traiu ao Nino, quero lembrar que foi Nino quem, movido por questões pessoais, traiu o prefeito Marcondes, movido também pelo interesse pessoal e equívoco, de achar que governaria ele mesmo o município. Por não ceder á chantagem emocional do vice-prefeito, que exigia que o Prefeito se livrasse dos Cavalcantes, Nino rompeu prematuramente, recusando-se a qualquer acordo de paz, nas inúmeras vezes que foi procurado pelo Prefeito Marcondes Ferraz. Se tivesse se mantido na neutralidade teria mantido sua dignidade política, Nino, você teria se mantido limpo, mas mergulhar na lama do mar de corrupção deixado pelo antigo líder político de Saboeiro, a quem você se declarava inimigo, te fez perder o prestígio que tinha, e  dificilmente o recuperará.

E o que dizer d discurso do cabeção, como ele fez questão de denominar-se na convenção? No começo pensei que eu estava no meio de um culto evangélico, diante de um daqueles pastores fanáticos, pedindo perdão ao povo pelos seus erros! Olha só!!! Depois de 16 anos no comando da prefeitura,  quatro como deputado, outro mandato assumindo como suplente dos outros, ele teve a coragem de pedir perdão pelos erros passados! Atitude até louvável, se houvesse em seu perfil político alguma mudança.

Lindo mesmo foi quando ele soltou a expressão: "RAPARIGA!" (Me perdoem por reproduzir aqui tal disparate!)  "Lindo" demais!! Ou quando  "respeitosamente" disse que o prefeito se prostituiu! Olha só o nível do discurso do cara!!!   E imaginem o nível intelectual das pessoas que aplaudem  ainda esse tipo de discurso!

A saúde de Saboeiro foi o alvo de maior ataque. Mas será que a saúde de Saboeiro está mesmo como disseram? É bem verdade que o hospital tá necessitando urgentemente de uma reforma, reforma essa que já está prevista para muito em breve. Mas, quem mais entende do assunto, o Secretário de Saúde do Estado, Arruda Bastos, esteve aqui no início de maio e não poupou elogios ao avanço da saúde no município, que tem melhorado significativamente todos os seus indicadores, desenvolvido um excelente trabalho na atenção primária. O caos nos atendimentos do SUS é nacional! E levar pacientes para grande parte dos atendimentos sistematizados, cirurgias e grandes emergências é comum em todos os municípios pequenos, pois nenhum tem suporte para realizar todo tipo de atendimento, pra isso existem as policlínicas, as clínicas regionais e os grandes hospitais da capital.

É preciso ainda lembrar que a maior conquista da saúde na atual gestão é a presença de médico 24 no hospital, coisa que nos tempos de jacaré só existiu em seus quatro primeiros anos de mandato. Nos demais,  pacientes eram atendidos por telefone, ou até mesmo no percurso da caminhada vespertina do médico, que nem sequer disponibilizava o número de telefone de sua residência. E eu sou conhecedora dessa realidade, porque trabalhei  no hospital de Saboeiro por 12 anos. E nem é preciso aqui lembrar que até a ambulância do hospital não era propriedade do município. Só não lembro agora o nome do proprietário laranja da ambulância, nem das combis, que misteriosamente sumiram quando o Perboyre perdeu, junto com todos os carros da administração!

Quem não te conhece que te compre, heim, passado? 


Fotos do Blog Silas Braga.




2 comentários:

  1. cara colega, falaste pouco mas disseste tudo.O que acontece e que o povo gosta de circo e a atração principal é o palhaço.E quando o palhaço diz a piada o povo não rir da piada,mas da besteira.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela matéria Aécia, realmente Saboeiro mudou muito, eu que morei 08 anos aqui na gestão passada, não vi nenhuma melhora em nossa cidade, pra te falar a verdade me dava até raiva quando eu via passar fim de semana aqui. Hoje depois dos 03 anos e 06 meses da administração " CONSTRUINDO A CIDADANIA" vejo o progresso de Saboeiro. E graças à Deus, hoje me orgulho de morar em Saboeiro, e ver que o nosso PREFEITO sim é um homem Digno e merecedor de vitórias.
    Um abraço carinhoso: Suêda Olinda

    ResponderExcluir

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!