sexta-feira, 1 de junho de 2012

Saboeiro brilhou no II Fórum Comunitário do Selo Unicef

Crianças caracterizadas como as que estampam a
campanha Selo Unicef Município Aprovado
No último dia 30 de maio aconteceu o II Fórum Comunitário do Selo Unicef, realizado pelo CMDCA- Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e pela Comissão Pro-Selo Unicef, com apoio da Prefeitura Municipal e Conselho Tutelar. 

Sabendo mais sobre o UNICEF

UNICEF é a sigla para Fundo das Nações Unidas para a Infância, em inglês "United Nations Children's Fund" e é uma agência das Nações Unidas. A UNICEF tem o objetivo de promover a defesa dos direitos das crianças, suprir suas necessidades básicas e contribuir para o seu desenvolvimento, e está presente em 191 países e territórios de todo o mundo.

A UNICEF é regida pelos Direitos da Criança e trabalha para que esses direitos se convertam em princípios éticos permanentes e em códigos de conduta internacionais para as crianças. A sede da UNICEF é em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Depois da Segunda Guerra Mundial, muitas crianças na Europa, no Oriente Médio e na China ficaram órfãs, sem família, sem comida e muito mais. Então, um grupo de países reunidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) resolveu criar um fundo para ajudar essas crianças, e desde então a Organização permancece na atividade.

A UNICEF é a única organização mundial que se dedica especificamente às crianças. Ela trabalha diretamente com os governos dos países para criar programas de desenvolvimento nos setores da saúde, educação, nutrição, água e saneamento e também para defender e proteger as crianças vítimas de violência.

O que é o SELO UNICEF?

O Selo UNICEF - Município Aprovado é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo UNICEF, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência. Com dados concretos e participação popular, o município tem condições de rever suas políticas e repensar estratégias de forma a alcançar os objetivos buscados, que estão relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Expansão - O projeto começou no Ceará, no ano de 1999. Naquela primeira edição do Selo, dos 170 municípios inscritos, 27 receberam o certificado. Em 2004, experiência parecida foi desenvolvida pelo UNICEF no Estado da Paraíba e em 2006, após a realização de 3 edições bem sucedidas no Ceará, a participação foi ampliada para municípios de mais 10 estados (AL, BA, ES, MA, MG, PB, PE, PI, RN e SE). Juntos com o Ceará, estes formam os 11 estados comprometidos com o pacto "Um mundo para a Criança e o Adolescente do Semi-Árido" - documento que atesta o compromisso assumido em 2004 pelos governadores destes estados em adotar medidas para a melhoria das condições de vida das crianças e dos adolescentes, cumprindo metas nas áreas de saúde, educação e proteção.

Metodologia – Daquela primeira iniciativa no Ceará até hoje já foram cinco edições, estando a sexta em andamento, com 1262 municípios inscritos, apenas nos estados que integram o Pacto, o que demonstra a capacidade de mobilização que o Selo traz em si e a possibilidade real da vida de milhares de meninos e meninas moradores do semi-árido brasileiro serem transformadas.


A primeira vez que Saboeiro concorre ao Selo

Essa é a primeira vez que o município de Saboeiro está concorrendo ao Selo Unicef, pois isso depende do interesse do gestor municipal. Na gestão passada esse assunto nunca esteve em pauta, mas a realidade de hoje é diferente, refletindo a boa vontade da nova administração municipal em promover o desenvolvimento de saboeiro e a melhoria da qualidade de vida das nossas crianças e adolescentes. Sem falar no reflexo da conquista do selo para o mundo inteiro e as portas que se abrirão para a aprovação de importantes projetos para o município a partir da conquista do selo Unicef.


A Comissão Pró-selo e os ODMs

A Comissão Pró-Selo Unicef trabalhou no sentido de executar as atividades exigidas pelo Unicef, obedecendo aos pre-requisitos dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio- ODMs, que são: 1. Acabar com a fome e a miséria; 2. Educação de qualidade para todos; 3. Igualdade entre os sexos e a valorização da mulher; 4. Reduzir a mortalidade infantil; 5. Melhorar a saúde das gestantes; 6. Combater a AIDS, a Malária e outras doenças; 7. Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; 8. Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento. Em 2000, a ONU – Organização das Nações Unidas, ao analisar os maiores problemas mundiais, estabeleceu 8 Objetivos do Milênio – ODM, que no Brasil são chamados de 8 Jeitos de Mudar o Mundo – que devem ser atingidos por todos os países até 2015.

A Comissão Pró-Selo foi divida em três Grupos de Trabalho, que desenvolveram suas ações nos respectivos temas: Esporte e Cidadania; Convivência com o Semiárido; Cultura e Identidade.

O sucesso do II Fórum e a sensação do dever cumprido

GT Cultura e Identidade
GT Esporte e Cidadania

GT Convivência com o Semiárido com a mediadora do Unicef, Laura
O II Fórum Comunitário do Selo Unicef aconteceu no Pólo de Convivência Social Padre Geraldo Slag. Na frente do prédio, barracas referentes á cada um dos GTs, com exposição dos trabalhos desenvolvidos por cada grupo. A exposição das ações dos Grupos de Trabalho foram feitas individualmente, em recinto fechado, para a Mediadora do Unicef, com a presença apenas da mediadora do selo no município, Maria Mariana  de Sousa Sena e 30 representantes da comunidade que avaliaram juntamente com a Mediadora do Unicef as ações realizadas em prol dessa conquista.

A ansiedade pelo resultado:

O resultado da avaliação dos municípios será divulgado em novembro do ano em curso. Até lá é controlar a ansiedade ...

Mais fotos em breve na guia Multimídia do site oficial da Prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!