sexta-feira, 15 de junho de 2012

A maldade não tem idade: mente criminosa na adolescência

A estatística dos  crimes cometidos por menores é crescente e assustadora. Essa questão é delicada e abre espaço pra amplas discussões na área da psicologia, socialismo, entre outras. O fato é quanto mais se luta pela preservação dos direitos da criança e do adolescente, mais nos deparamos com o número alarmante de menores envolvidos nos mais diversos tipos de crime, desde assaltos e roubos a crimes macabros e perversos.

Questiona-se a estruturação da família, as condições sócio-econômicas das famílias, a participação dos pais na vida escolar dos filhos, a influência dos adultos, mas ficar na busca das causas para o ingresso de crianças e adolescentes na criminalidade não resolve o problema. O grande nó da questão está em como punir esses as crianças e adolescentes que já entraram par ao mundo do crime, de modo que estes entendam que toda má ação resulta numa conseqüência, e que evite que o pequeno criminoso de hoje se torne um adulto especialista em crimes.

Ao meu entender, foca-se muito mostrando às crianças e adolescentes seus direitos, mas esquece-se de mostrar que, todo cidadão, tem deveres, e que desde cedo é preciso ter responsabilidades na construção de um mundo melhor e de uma sociedade mais justa.

Agora o que me deixa mesmo estarrecida é a violência de alguns crimes. Menores homicidas são cada vez mais constantes, e estatísticas revelam que  40 % dos crimes praticados na adolescência são contra a vida.

Nas últimas 12 horas li duas notícias aterrorizantes na internet : dois crimes que revelam perversidade extrema.

Esse homem na foto acima foi morto a pedradas, por quatro menores, todos de 16 anos, junto com um maior de 28 anos. A vítima, identificada como sendo odilon Marques Rodrigues, 32 anos, estava embriagado, caído na rua, quando foi morto com pedradas na cabeça. O crime aconteceu em Ipueiras-Ce, na madrugada da última quarta-feira.


Agora o que dizer de duas adolescentes que chamam uma outra colega, vizinha, pra um passeio e a assassinam de forma brutal, serrando-lhe o peito e arrancando-lhe o coração enquanto ainda batia? Esse caso macabro aconteceu em São Joaquim de Bicas, região metropolitana de Belo Horizonte. Fabíola santos Correia, de 13 anos, foi brutalmente assassinada por duas vizinhas da mesma idade, com várias facadas antes de ter seu coração arrancado. As duas garotas confessaram o crime, e disse que o fizeram por medo da colega revelar ás suas famílias que ambas estavam envolvidas com o tráfico de drogas. Em seus depoimentos, as garotas assassinas chocaram os policiais, pois não demonstraram arrependimento, chegando até a rir em alguns momentos. Saiba mais clicando aqui

Soltando o verbo:

É mesmo uma questão delicada, a gente não sabe direito o que pensar. sabemos que as drogas estão presentes na maioria dos casos, direta ou indiretamente estão por trás desse cenário de dor e horror. Entretanto, ficar só lamentando e achando que pessoas capazes de agir com tanta frieza são apenas coitadinhos, vítimas da má sorte, das crises familiares, da pobreza, do distanciamento das famílias, não é suficiente. Eu acredito que da mesma forma como tem gente que a bondade é visível desde a infância, a maldade também se sobressai desde cedo para quem já tem a inclinação de ser do mal. e nossas leis que protegem tanto os menores que estão na marginalidade, está dando base de sustentação para a criação dos piores bandidos adultos. Esses adolescentes sabem que a Lei os protegerá!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!