O nosso conterrâneo Euvaldo Bringel Olinda, presidente do Instituto Frutal, em publicação no Jornal O Povo desta segunda-feira (18) chama atenção para o drama da seca, e fala da possibilidade de termos outra seca no ano de 2014. O artigo menciona carta enviada à Presidente Dilma, onde elogia o conjunto de ações que já vendo desenvolvidas, mas reivindica uma ação estratégica emergencial, onde não apenas os programas sociais são importantes, mas sobretudo se faz necessário a construção imediata de adutoras para garantir água para as cidades em colapso de abastecimento, a perfuração de um número muito maior de poços profundos e instalação de dessalinizadores, e produção de pastagens e alimentos nos perímetros irrigados, garantindo também a sobrevivência dos rebanhos.
No documento enviado à presidente, Euvaldo propõe tratar igualmente a região para esta e secas futuras, gerando assim soluções duradouras e/ou permanentes, destacando a conclusão da transposição do Rio São Francisco, para socorrer o povo nordestino já em 2014, pontuando que com vontade política e gestão é possível sim concluir a obra, citando como exemplo a construção do Canal do Trabalhador aqui no Ceará, onde 102 km foram construídos no curto espaço de tempo de 92 dias, ressaltando ainda que hoje o país dispõe ainda de mais recursos tecnológicos.
Por fim, o empresário destaca ainda a dinamização das obras da siderúrgica e refinaria como fonte de geração de emprego e renda. Essas medidas adotadas em caráter emergencial deixaria o Nordeste, de modo muito especial o Ceará preparado para lidar com a seca nos anos seguintes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!