quinta-feira, 14 de junho de 2012

Ceará registra a sexta maior seca dos últimos 60 anos

De janeiro a maio deste ano, choveu no Estado a média de 352,1 mm, 50,4% a menos do esperado para os quatro primeiros meses. esses dados apontam que estamos vivendo a sexta maior seca de 1950 pra cá, conforme reportagem do Jornal O Povo.

Maio deste ano registrou a segunda menor quantidade de chuva para o mês desde 1974. Foram apenas 19,6 mm no Estado. Em 33 municípios, a Funceme não registrou um milímetro sequer de chuva em maio.

Meiry Sakamoto, meteorologista da Funceme, explica que a distribuição espacial e temporal das chuvas foi bastante ruim em 2012. O esfriamento das águas do Atlântico Sul, conforme explica Meiry, não favoreceu a ocorrência de chuvas. “As águas ficaram mais frias no (Atlântico) Sul e mais quentes no Atlântico Norte. Isso prejudicou a Zona de Convergência Intertropical (ZCI)”, explica a meteorologista. A ZCI é o sistema de nuvens responsável pelas chuvas no norte do Nordeste nos primeiros meses do ano.

No acumulado, choveu pouco mais do que em 2010, mas para o agricultor a sensação é de que a seca foi muito pior do que mostram os números. Isso porque as chuvas foram diminuindo de fevereiro a maio, o que comprometeu bastante as lavouras. Ajuda vai chegando aos municípios no ritmo da burocracia estatal.

Atualmente, a Operação Carro-Pipa do exército está atendendo 78 municípios, mas de acordo com o secretário do Desenvolvimento Agrário, Antônio Amorim,esse serviço deve ser ampliado. Outra medida importante é a construção de 15 mil cisternas no Estado. Amorim ainda informo que hoje se reúnem representantes da Caixa Econômica Federal na SDA para discutir como será operacionalizado o pagamento do Seguro safra. Essas medidas estão sendo tomadas para amenizar os efeitos da seca nos municípios cearenses.

Fonte: O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!