segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Todo brasileiro deveria ler isso: Troféu Algemas de Ouro, quem merece?

Acredito que todo movimento que demonstre a indignação do povo brasileiro contra a corrupção é muito saudável.  Achei genial essa campanha do "Troféu Algemas de Ouro". Quantos políticos brasileiros não são dignos desse troféu não é?  para aqueles que ainda fazem vista grossa à corrupção que assola o país, ou para aqueles que lutam pra pelo menos amenizar essa situação deplorável, publico aqui um texto que achei sensacional, de Altamir Tojal, publicado no Portal opiniaoenotícia.com.br. Acredito mesmo que todo brasileiro deveria ler isso:

Troféu algema de ouro, quem merece?
Por Altamir Tojal – opiniaoenotícia.com.br

"Teve um tempo em que eu ouvia desolado o Raul Seixas cantar Ouro de Tolo:

“Eu devia estar feliz
Porque consegui comprar
Um Corcel 73…”

Caramba! Era o tempo do Milagre Econômico, do Brasil Potência. Eu tinha saído da cadeia e ficava perplexo com aquela maioria massacrante de apoio ao governo. A oposição, a resistência, era uma minoria corajosa, mas inexpressiva.

Hoje, o Brasil é a sétima economia do mundo; é o 84º país em IDH; o 73º em percepção da corrupção. E é o primeiro em “felicidade futura”, segundo estudo da FGV.

Hoje, 42% dos eleitores de São Paulo dizem que vão votar no candidato do Lula a prefeito da capital, seja quem for. E 72% da população aprova Dilma Rousseff, uma presidente da República disléxica, que finge fazer faxina no governo. E agora tenta proteger um ministro enrolado com consultorias tóxicas.

Ah, o povo! Tão potente! Parece que não está nem aí. O que pode uma maré azul nas contas nacionais!

No STF, a nossa corte suprema, ministros empurram com a barriga a Lei da Ficha Limpa, o julgamento do Mensalão e blindam cada vez mais “o Poder mais fechado”, a falsa justiça que castiga o pobre e serve ao rico.

O Partido do Trabalhadores, que está no poder há nove anos, nomeia juízes, controla o Congresso Nacional e transformou todo o setor público em aparelho partidário para reproduzir o seu domínio político, apoiado pelas oligarquias mais atrasadas, de Sarney a Collor e por aí vai.

Este sistema é alimentado por políticas públicas transformadas em fábricas de votos. E é azeitado pelo capital corruptor, pela baixa educação da população e pela propaganda oficial.

Os sindicatos e movimentos sociais estão dominados, domesticados pelo dinheiro fácil do governo. As universidades estão caladas. O Ministério Público não faz o que deve. E a imprensa crítica está sob fogo cerrado.

Hoje, novamente, há uma minoria corajosa e inexpressiva, na contramão da virtual unanimidade de apoio ao governo. E dentro dessa minoria, estão os movimentos que reclamam da corrupção e da impunidade, alertando para o risco que a desmoralização da democracia significa para a sociedade.

Esta é uma luta desigual, um enfrentamento à máquina do estado e a forças políticas e econômicas extremamente poderosas. Tenho novamente o privilégio e a alegria de estar deste lado, da minoria que combate o bom combate. Quanto mais difícil fica, mas vontade dá de lutar.

O movimento anticorrupção é recente, habitado por singularidades, diferenças e até antagonismos. Aprendi que é bom que seja assim. Aprendi também que para tudo há uma ocasião debaixo do céu. Depois das passeatas e comícios, agora é tempo de refletir e planejar a luta futura.

E para não parar o combate, vamos aproveitar a ocasião festiva para debochar um pouco dos que passaram o ano desfrutando da impunidade e rindo da gente. Vamos escolher o vencedor do Troféu Algemas de Ouro 2011. Se você acha que o Poder Judiciário não está dando conta do recado, aproveite esta oportunidade de fazer justiça no Brasil."

Esse post foi publicado quarta-feira, 21 de dezembro de 2011.

Fonte: opiniãoenoticia.com.br

Visitem a página do Algemas de ouro no facebook: http://www.facebook.com/pages/Algemas-de-Ouro-2011-concurso-v%C3%A1lido-at%C3%A9-31122011/311865335500483?sk=wall

Imagem da internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!