terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Caos no Ceará e reprovação ao Governador Cid Gomes

A Zenir Móveis fechou todas as suas lojas hoje a tarde. A informação  foi repassada via facebook, e confirmada por uma funcionária de uma das lojas em Juazeiro na mesma rede social. Confiram no Perfil da Zenir no Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100002860708752

O que se lê em toda a rede, é que várias lojas estão fechando as portas na capital e interior cearense. O pânico tá dominando  o Estado, com o surgimento de muitos arrastões, assaltos. Na capital cearense a situação beira ao caos. A qualquer momento as empresas de ônibus podem parar, com medo também de assaltos, e até a Prefeitura Municipal liberou seus servidores, com medo da paralisação dos transportes coletivos e temendo pela segurança dos funcionários.

Cidades como Sobral, Crato  e Juazeiro do Norte já estão sendo vítimas também de arrastões, e o comércio fechou as portas. Iguatu  também tive as lojas do centro fechadas nesta tarde. 

O medo tá dominando a população, os comerciantes de modo geral e  funcionários de agências bancárias. Na capital até mesmo policlínicas e shoppings fecharam as portas. Ao todo, 10 mil policiais estão de braços cruzados, ignorando completamente a determinação da Justiça de que deveriam voltar ao trabalho. Policiais do Ronda do Quarteirão também aderiram à greve, iniciadas pelos policiais e bombeiros militares.

Em greve desde o último dia 29, os policiais cearenses reivindicam uma escala de 40 horas semanais, 80% de reajuste salarial pelo menos até 2014, a realização de promoções na categoria e a anistia dos militares que participaram de uma manifestação contra o governo. Por conta da paralisação, a segurança no Estado está sendo feita por um efetivo de mais de 2.500 militares do Exército, Força Nacional de Segurança e PMs de grupamentos especiais como Cotam e Batalhão de Choque. No entanto, isso não tá acalmando os ânimos da população, ao contrário, está gerando pânico.

A reprovação ao comportamento de Cid Gomes

Até ontem, 33 municípios já tinham aderido à paralisação. Nas redes sociais, é evidente a indignação da população com aforma como o Governador do Estado vem lidando com situações como essa. 

Como aconteceu na paralisação dos professores, onde Cid se manteve irredutível para negociar, chegando ao ponto até de estabelecer um confronto entre a própria polícia com os professores, Cid também adota uma postura ditatorial. A população entende e apoia a causa dos policiais, e está muito mais revoltada com o Governador do que com os grevistas. Até um manifesto popular em uma imagem circulando no facebook, e uma Petição Pública contendo um abaixo assinado online está colhendo milhares de assinaturas pedindo o afastamento do Governador Cid Gomes, estão movimentando as redes sociais.Veja clicando aqui, e assine se desejar. Esse e outros abaixo assinados online estão no site peticaopublica.com.br.

(Imagens compartilhadas por milhares de pessoas no facebook)

Soltando o Verbo:

Totalmente reprovável o comportamento do nosso Governador. Ditadura e coronelismo já passou, tá fora de moda. Isso é totalmente anti-democrático, fere os princípios da cidadania. Segurança pública é coisa séria, não dá pra ficar fazendo birra e transformando isso numa brincadeira de  cabo-de-guerra. É preciso sentar, negociar e dar condições mínimas de trabalho para a polícia, porque os bandidos tão aí, armados até os dentes, e o sistema  não colabora para que os policiais exerçam seu trabalho. Claro que também é preciso moralizar a polícia, após dar as condições de trabalho necessárias, pois sabemos que tem muito policial aí agindo de forma errada, compactuando com bandidos pra ganhar uma grana a mais, ou achando que uma arma lhe coloca acima do bem e do mal. Sabemos e presenciamos coisas absurdas, mas não dá pra fazer vista grossa diante de uma situação dessas. Tem também muito policial decente, honesto e consciente de que o seu papel é defender a população, não amedrontar. A sociedade exige uma solução! Ruim com a polícia que está aí, pior sem ela!

Um comentário:

  1. GOVERNADOR!Acorda!Siga o exemplo do nosso tão querido Luis Inácio Lula da Silva ,DIÁLOGO, DIÁLOGO,seja a palavra de ordem.Se não governador, sou obrigada a concordar com nosso amado Tiririca Tu abestado?

    ResponderExcluir

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!