sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Figuras Folclóricas de Saboeiro: Marisa Close

Foto: Eu, Eudes (Marisa) e Cristiano, um amigo em comum ao centro, no dia da entrevista

Ele é homem, mas tem alma feminina. É uma figura muito querida nesta cidade. Possui grandes habilidades na cozinha, sendo muito procurado pra preparar o cardápio em grandes eventos aqui na cidade. Eudes é "Marisa Close", aquela que lutou bravamente pra vencer o preconceito inicialmente dentro da própria família, e na sociedade. Os que se intimidam pelo seu porte físico, o chamam de Eudão, especialmente porque se for preciso encarar uma briga Marisa desce do salto e sai vitoriosa em qualquer duelo. Principalmente se lhe tratam desrespeitosamente a mulher sai de cena e não é qualquer homem que tem peito pra enfrentar minha amiga não!

Uma festa em Saboeiro sem Marisa não é a mesma coisa que seria sem a reluzente dama, que, mesmo usando uma saia minúscula, intimida pelo seu tamanho, e impõe respeito pela sua seriedade. Ela tem um coração enorme. Sua porta se abre para todos que buscam sua casa. Tem um senso de humor elevado, e exerce uma espécie de liderança entre os homossexuais da cidade e dos visitantes que sempre se hospedam em sua casa. Marisa é estilo "mãezona", pela sua generosidade e acolhida. Outra grande qualidade de Eudes é ser autêntico! Ele diz o que pensa e procura viver de acordo com as próprias convicções!

Há algum tempo eu gravei um áudio com Marisa, aqui na minha residência, num momento de descontração, enquanto tomávamos um aperitivo na companhia de amigos em comum. Essa semana, analisando as gravações arquivadas na memória do meu gravador digital, encontrei a entrevista bem humorada que gravamos naquela noite. Lembrei que gravamos para produzir uma matéria pra o Blog, e o quanto minha amiga Marisa ficou feliz com a idéia. 

Marisa mistura seu bom humor com a emoção de falar da tia que o criou, da luta para vencer o preconceito, das dificuldades que enfrentou. responde abertamente as perguntas que fiz sobre amor e sexo, amizade, comportamento e homofobia. Com todo meu carinho e meu respeito por essa grande figura humana, que é sem dúvida, patrimônio histórico e cultural desta cidade, deixo aqui as palavras de Marisa, em cujo nome saúdo a todos os homossexuais, de modo especial aos que entendem o significado de respeito ao ser humano, às diferenças e lutam pra vencer o preconceito de forma respeitosa, como faz tão bem meu amigo Eudes.

Um comentário:

  1. Pink Goldschimitd[Grupo Pink Eventos]13 de janeiro de 2012 às 22:23

    simplismente marisa close,uma pessoa incrivel,humana,amiga,uma pessoa de um coração nobre.agradeço humildemente pelo o grande apoio que ela sempre me dar na sua residencia.
    marisa exemplo de ser,exemplo de amiga,exemplo de seriedade.

    ResponderExcluir

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!