Eis aqui algumas importantes ações em andamento que vêm de encontro aos anseios da sociedade saboeirense:
• Aumento salarial dos professores em 22,22 %, para equiparar ao Piso Nacional
O Prefeito Municipal vai enviar à Câmara Municipal o Projeto-Lei para efetuar o aumento. Acredito que os cinco vereadores da oposição não cometam a insensatez de votar contra. Caso isto aconteça, que os professores entendam que A RESPONSABILIDADE SERÁ DOS VEREADORES DA OPOSIÇÃO;
• Doação de 120 mil alevinos do Denocs para os produtores do municpipio, que serão distribuídos nos próximos dias;
• Recapeamento asfáltico do Trecho Cruzeta/Saboeiro, através do Programa Ceará III, com previsão para 2013;
• Pavimentação asfáltica do trecho Saboeiro/Flamengo/São Paulinho, em 2014, através do Programa Ceará IV ;
• Recuperação (patrolagem) do trecho da CE 284/Distrito São José.
Vamos citar também algumas das inúmeras ações da prefeitura Municipal ou do Governo estadual ou Federal em convênio com a Prefeitura:
Barrinha:
- reforma e ampliação da Barragem: obra reivindicada por mais de 16 anos pela população daquele distrito;
- construção de um posto de saúde dentro dos mais modernos padrões (concluído);
- construção de uma quadra esportiva (concluído);
- Criação do CRAS Barrinha, com com extensão dos programas sociais com crianças, jovens e idosos para aquele distrito;
- trabalho eficiente do Programa Saúde na Escola- PSE;
- kits sanitários
Flamengo:
- construção de uma importante passagem molhada;
- ampliação de duas salas de aula na escola Maria linda da Glória, em parceria com a comunidade;
- Posto de saúde
- criação do CRAS Flamengo, com com extensão dos programas sociais com crianças, jovens e idosos para aquele distrito;
- consultório dentário;
- médico, dentista e fisioterapeuta permanente no Posto de Saúde;
- equipe PSF completa (valendo ressaltar a dificuldade de conseguir profissionais para fixarem residência no Flamengo, devido o acesso não ser asfáltico)
- trabalho eficiente do Programa Saúde na Escola- PSE;
Malhada:
- construção da Barragem no Rio Conceição;
- 04 poços profundos;
- reforma do posto de saúde;
- construção de casas de alvenaria;
- reforma da escola;
- criação do CRAS Malhada (está em execução, atendendo o Projovem e os idosos));
- consultório dentário;
- fortalecimento da equipe PSF Malhada
- trabalho eficiente do Programa Saúde na Escola- PSE;
- kits sanitários
Felipe:
- Construção de quadra esportiva;
- kits sanitários;
- Fogões ecológicos;
- construção de casas de alvenaria;
- CRAS Felipe- Atividades com o projovem adolescente do Felipe
São José:
- sistema de abastecimento de água nas Comunidade Saco dos Antunes, Cachoeira Grande e Cachoeiras dosQuincôs, através do Projeto São José;
- trabalho eficiente do Programa Saúde na Escola- PSE ;
- cobertura eficiente do Programa Saúde da Família;
- dessalinizador do poço profundo da sede;
- execução de sete poços profundos;
- eletrificação Rural com o Programa Luz para Todos;
- poços profundos;
- fogões ecológicos;
- incentivo ao plantio da mamona, e agricultura de sub-existência;
- programa corte-de-terras;
- recuperação de estradas;
- apoio ao pequeno produtor e incentivo à comercialização de seus produtos para a merenda escolar;
- kits sanitários;
- reforma de diversas escolas.
Sede:
- Pavimentação de todas as ruas (restam apenas duas pequenas ruas, trecho pequeno);
- construção de uma creche que abrigará mais de 500 crianças (em fase conclusiva);
- reforma setorial do hospital (lavanderia (com recuperação e aquisição de equipamentos), laboratório, CAF (climatização), centro cirúrgico e gerador, pintura). Está previsto reforma geral do hospital em breve.
- aquisição de duas ambulâncias e Ducato para o hospital (a administração não encontrou se quer uma ambulância quando assumiu);
- pavimentação e saneamento da Cohab I (em conclusão);
- pavimentação do trecho sede/caldeirões (em andamento);
- Construção da praça do cemitério;
- controle eficaz da dengue, doença de chagas e leishimaniose, com excelente trabalho dos agentes de endemias (também nos distritos e zona rural);
- construção do posto de saúde da cohab (concluído);
- kits sanitários;
- construção do pólo de assistência social;
- ampliação e reforma da cadeia pública;
- aquisição de posto do detran;
- volta do escritório da ematerce;
- agentes do pro-cidadania;
- transparência pública com o fortalecimento dos conselhos, realizações de conferências, fóruns de discussões e audiências públicas;
- melhoria salarial para todo o quadro de funcionários;
- abertura de linha de crédito em parceria com Banco do Brasil, com juros de 1% ao ano (Custeio);
- apoio aos apicultores, produtores de leite, mel e legumes;
- implementação da delegacia civil;
- grande número de consultas e exames especializados;
- melhoria do transporte escolar com aquisição de quatro ônibus novos;
- aquisição de patrol e retroescavadeira;
- implementação dos festejos de carnaval (Sabofolia);
- criação da Biblioteca Pública Municipal com grande acervo de livros e telecentro;
- natal de luz todos os anos, embelezando a cidade e mantendo viva a cultura natalina;
- construção da Praça de N. Sra. da Purificação com monumento de 15 metros de altura (em construção.- grandiosa obra que vai fomentar a prática do turismo religioso, ampliando assim o acesso e a renda informal no município)
- etc...
Soltando o Verbo:
A patota da oposição, liderada por Perboyre Diógenes, numa vã tentativa de ofuscar o brilho da Administração Construindo a Cidadania, e maquiar a enorme cicatriz causada por 16 anos de coronelismo, corrupção e descaso, adquiriu a mania de ir à rádio Canta Galo FM, e até na bancada da Assembléia Legislativa, acusar levianamente o Prefeito, Marcondes Ferraz, de ladrão, bandido, corrupto, e uma série mais de adjetivos compatíveis apenas com os próprios acusadores.
Qualquer pessoa com o mínimo de inteligência percebe que isso se trata de uma atitude de má fé, de acusações falsas e levianas, e sobretudo de um jogo com o intuito de fazer com que o grupo da situação aceite o confronto, e desça ao seu nível, trocando insultos. Mas essa não foi e nunca será a conduta da administração atual. Enquanto os outros esperneiam, e atiram a própria merda pra todos os lados, a administração trabalha, corre atrás de projetos, realiza obras, busca soluções e caminha a passos rápidos para o pleno resgate da cidadania e da auto estima perdida dos saboeirenses.
A sabedoria popular tão bem manifesta nas palavras de minha mãezinha, que hoje tem 82 anos de idade revela: “o gato do que usa, disto cuida!” Que feio jacarezada! Agora eu pergunto: que moral tem Perboyre Diógenes pra chamar o Prefeito, ou qualquer um que seja de LADRÃO? O povo sabe o significado dessa palavra muito bem. E sabe em quem serve essa carapuça. Nem mesmo seus aliados tem argumento pra desmentir o que os fatos revelam, o máximo que podem fazer é tentar colocar as pessoas decentes no mesmo nível. Caberia muito bem aqui agora outra fase popular: “Quem é ruim não quer ser só!”
Certamente, ainda há muito a fazer. Nós não tínhamos nada, além de um rastro de corrupção. Nós não tínhamos uma consciência crítica formada, e muitas mudanças exigem uma mudança cultural, enraizada em Saboeiro por mais de dois séculos. E uma mudança cultural não se faz em pouco mais de três anos. Nós apenas demos os primeiros passos, e ainda assim as mudanças já são tão visíveis quanto um raio de luz na escuridão. O povo precisa estar consciente do seu papel, para que avancemos mais e mais, lutando pelos nossos interesses com honra e dignidade, prezando o interesse em comum de todos, despidos do egoísmo e do interesse próprio, colaborando com a limpeza pública, com o bom funcionamento dos órgãos e serviços públicos, respeitando as normas e participando das decisões.
O ficha limpa tá aí! Sabemos das brechas que existem nas leis, e que muitos vão escapar ilesos. Mas, a maior vitória do ficha limpa depende do povo, fazendo bom uso de seu senso crítico, de sua consciência, e fazendo boas escolhas nas urnas. Ninguém pode tirar do cidadão o direito do voto consciente, de escolhas coerentes. Além do mais, acabou o tempo de oligarquias, de dar poder perpétuo a uma pessoa ou a um grupo. Não vivemos uma monarquia. Vivemos uma democracia, e democracia é liberdade de escolha, poder de decisão. Saboeiro tem que romper de vez os laços com esse modelo arcaico de política. Retroceder é entrar em colapso, é negar a si mesmo o direito de evolução. Construir um futuro é olhar pra frente, tendo como referência os acertos do passado. Dos erros apenas a lição e a vontade de não repetí-los deve ser mantido. Devemos estar atentos ao jogo sujo daqueles que querem manipular a consciência das pessoas, os mascarados que tentam, como sepulcros, esconder sua podridão moral. Mantenha-se acordada, minha Saboeiro! Já dormimos tempo demais!
Querido blogueira quero me manifestar quanto as assertivas narradas pelo Sr. Ronildo Plácido, quando narrou sobre o pedido da gravação da entrevista do perboyre na rádio. Quero salientar para a população de Saboeiro, que quando solicitei a gravação foi para que o prefeito pudesse ter conhecimento das inverdades ditas na integra. Mas infelizmente quando estávamos a ouvir ocorreu o falecimento do Ernani, então foi interrompido e não terminamos de ouvi-lá. Quero deixar bem claro que não houve exigência nenhuma para o direito de resposta, como relata o Ronildo. Se o prefeito resolver usar da faculdade de seu direito de resposta estará apto a responder todas as indagações da população, pois não há nada a esconder, estamos em pleno gozo de uma administração transparente, portanto, fiquem cientes que estamos no aguardo para responder todas as perguntas surgidas. Só quando for ouvida a gravação é que vamos analisar se vale a pena responder algo, pois a maior resposta já está sendo dada, diariamente, que o serviço a população e a recuperação da dignidade e da cidadania do cidadão saboeirense.
ResponderExcluirDra. Kátia Francylza
Procuradora Geral do Município