sábado, 3 de março de 2012

Eficácia da polícia: Mais quatro assaltantes do bando que sitiou Catarina morrem em confronto com a polícia

Toda a região acompanha o desfecho da busca policial pelos assaltantes que aterrorizaram a pequena cidade de Catarina, região dos Inhamuns, que faz limite com as cidades de Saboeiro e Acopiara. Desde o dia do assalto que resultou no brutal assassinato de um policial na delegacia de Catarina, um forte acervo policial realiza uma busca incessante pelo grupo, já identificado  desde o dia do assalto, mediante a confissão de um dos suspeitos que confessou e entregou os nomes dos demais envolvidos. No início da noite de ontem. mais um membro do grupo foi preso. Hoje pela manhã, outros quatro  envolvidos foram mortos em troca de tiro com a polícia durante a fuga, já na zona rural do município de Acopiara, precisamente na localidade conhecida como Hebron. Segundo o delegado regional Osmar Berto, o grupo fugia do cerco policial formado ainda em Catarina e, em fuga, acabaram encurralados na zona rural de Acopiara.

De acordo com Berto, os suspeitos fugiram de Catarina ainda na noite de sexta-feira (2), quando os policiais interceptaram uma van envolvida no resgate da quadrilha. No veículo, estavam um homem e quatro mulheres, todos foram presos e encaminhados para a delegacia. Com a interceptação, o grupo de suspeitos que estava escondido na mata de Catarina e monitorado pela polícia tentou fugir em direção a Acopiara. Um deles foi preso na fuga.

Em uma ação conjunta da Polícia Militar e da Delegacia Regional de Tauá, que responde pelo policiamento das duas cidades, o grupo foi encontrado na zona rural e, segundo o delegado Berto, abriu fogo contra os policiais. Quatro suspeitos foram mortos, nenhum policial ficou ferido. Outros dois suspeitos fugiram, a PM continua as buscas.

Detalhes:

Tudo começou com a prisão do segundo elemento, José Valter, da quadrilha composta por 8 ou 10 homens, que na última segunda-feira, assaltaram o BB e executaram um Policial Militar. Ontem a noite, sexta-feira, dia 02 de março, sob o comando do Cel. Gomes Filho, e a participação do Delegado Romério Almeida (Policia Civil), ja ciente que os assaltantes seriam resgatados, foram armadas várias barreiras em Catarina e Acopiara. Isto durou a noite toda. Por volta das 05:00h uma Topic, que veio de Fortaleza, trazendo 4 meninas, um rapaz, o motorista, e o elemento conhecido por PAPEL, este por sinal foi que veio resgatar a quadrilha, tinha convidado essas pessoas para uma festa em Quixadá. Chegando em Acopiara, passaram na barreira, e seguiram no rumo de Catarina. Foi quando na ladeira da CE, entraram os quatro elementos fortemente armados e seguiram para Acopiara, com perseguição policial por terra e ar (Ciopaer). Na estrada que dá acesso a comunidade de Hebron, os elementos desceram da Topic e fugiram no mato. A Topic com os passageiros foi para Acopiara, e lá foi passada a informação de que os quatro elementos haviam descido. Localizados, os assaltantes trocaram tiros com os policiais do Ciopaer, que dava vários razantes proximo aos elementos. Os bandidos responderam com intenso tiroteio. A porta da aeronave foi atingida. Policiais do Ciopaer responderam os tiros. Policiais do Choque entraram em ação com tiros e bombas de efeito moral. No fim, os bandidos tombaram mortos. 


Neste momento, Os corpos dos quatro assaltantes ainda se encontram na Comunidade de Hebron, na mata, aguardando a chegada dos peritos que estão vindo de Fortaleza. Segundo o Cel. Gomes Filho, comandante da Operação, os corpos dos assaltantes deverão serem levados para o IML de Quixeramobim. 


Duas pessoas detidas


Enquanto policiais trocavam tiros em Hebron-Acopiara com 4 assaltantes, em Catarina, dois homens foram detidos para averiguações: um procedente do Rio de Janeiro e outro do Jaguaribe. 


Reconhecimento:


O trabalho realizado pelo Cel. Gomes Filho, comandante da operação da caça aos assaltantes do Banco do Brasil, e a execução do PM Alves Neto, merece todos os aplausos. Parabéns a todos os policiais que participaram da operação. (Helvécio Martins)

Com informações do G1,  Jangadeiro Online e Helvécio Martins (via facebook)

Soltando o Verbo:

Nosso blog também reconhece o mérito de todos os policias envolvidos nessa grandiosa Operação. Nosso sinceros parabéns à todos, os quais saúdo em nome da comandante da Operação, Cel Gomes Filho. Nosso Ceará com certeza tem excelentes profissionais, e nosso serviço de inteligência demonstrou mais uma vez que é muito capaz. Lamentamos profundamente a morte do policial Alves Neto, que já trabalhou em Saboeiro. A maneira covarde com que Alves Neto foi morto feriu gravemente a alma s da nossa polícia e dos cearenses de bem, que não compactuam com ações da marginalidade.  O sucesso da Operação vem comprovar que é possível sim combater vorazmente o crime. Precisamos de mais policiais envolvidos na elucidação dos diversos assaltos que vem acontecendo. Se várias outras Operações repetirem o sucesso da de Catarina, essa bandidagem vai se sentir intimidada. Creio que seja questão de horas para que os outros bandidos em fuga sejam capturados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!