sexta-feira, 16 de março de 2012

Felipe Bastos: nosso pequeno gênio da matemática

Felipe Ferreira Araújo Paulino Bastos é filho de um conhecido casal aqui na cidade, o comerciante José Erinaldo Paulino Bastos (o Godinho) e a Professora Miscilene  Ferreira Araújo Bastos. Ele estuda o 8º Ano A, no Anexo da escola Municipal (antiga escola Olavo Oliveira). O garoto tem 12 anos e sempre foi muito bom em matemática. Felipe é filho e sobrinho de professores e sempre foi muito aplicado aos estudos, sendo muito incentivado pela família.

Felipe acaba de receber um Certificado de Menção Honrosa pela 4ª colocação em menção honrosa no Estado do Ceará, na segunda fase da  7ª Obmep- Olimpíada Brasileira de Matemática, referente ao ano de 2011.  No ano de 2010, Felipe havia ficado em 20º lugar. Com o apoio dos seus pais, Felipe recebeu aulas particulares de matemática com sua própria professora de sala, Cledvania Braga de Lucena,  durante o ano todo para melhorar seu desempenho na olimpíada. O objetivo do aluno é ser medalhista alcançando uma das três primeiras colocações na próxima Obmep.

"Estou muito orgulhosa do meu filho. Ele se esforçou por alcançar esse resultado na Obmep de 2011. Sobretudo, ele sempre foi muito dedicado aos estudos, desde muito cedo já se percebia que ele era muito inteligente. O pai dele, os tios, os avós, todos têm muito orgulho dele. Além do mais, o Felipe é carismático, é um menino educado, carinhoso e tranquilo, super do bem, e com certeza terá um futuro brilhante, tanto pelo próprio esforço quanto pelo incentivo que recebe da família, dos amigos e dos professores", relata sua mãe. 

José Reijanildo da Silva Maciel, diretor da escola, mandou confeccionar uma faixa, onde foi fixada na entrada na escola, parabenizando ao aluno Felipe. "É muito gratificante para a escola também. O Felipe é um aluno exemplar, e a gente tá muito feliz por essa conquista dele, que também é um pouco nossa, pois sinaliza que temos bons professores, que a escola atende às condições de preparar seus alunos pra enfrentar os desafios, só precisa da contrapartida do interesse dos alunos."

A professora Cledvania afirmou: "É muito fácil ensinar a Felipe, porque ele é muito bom em matemática. Capta as informações com muita facilidade, tem o raciocínio rápido. Estou muito feliz, e vamos continuar trabalhando  para que na Obmep de 2012 ele esteja entre os medalhistas no Estado do Ceará."


Saiba mais sobre a Obmep

A Obmep, ou melhor, dizendo a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, atualmente já é reconhecida como a maior Olimpíada de matemática do Brasil e uma das maiores que existe.

Os participantes são os alunos de escolas públicas e particulares do Ensino Fundamental e Ensino médio. A 1° fase é dada nas escolas, onde as provas são corrigidas pelos professores. Já a 2° fase ocorre em centros de aplicação e participam os 5% com melhor classificação.

Os campeões da olimpíada recebem prêmios variados. E as inscrições para o OBMEP são feitas pelos próprios professores da matéria em escolas da rede pública.

Esta olimpíada é uma forma de influenciar as crianças a gostarem de matemática, a Obemep, é um evento em que vem se destacando justamente com essa finalidade, ela oferece alguns prêmios para quem conseguir chegar ao final das olimpíadas de matemática o que a torna um grande estímulo para que os estudantes.

Na Obmep 2011, em todo o Brasil. 500 alunos ganharam medalhas de ouro, 900 alunos  medalhas de prata,  1800 alunos com medalhas de bronze e 30002  menção honrosa. 131 professores foram premiados devido ao desempenho de seus alunos, 117 escolas e 60 secretarias de educação também receberão prêmios.

Confira aqui a lista dos alunos premiados com o Certificado de Menção Honrosa no Ceará (por ordem de colocação)

Em breve publicaremos mais fotos de Felipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!