sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Provas de seleção dos Agentes de Leitura serão realizadas amanhã em 14 municípios cearenses


O Projeto Agentes de Leitura existe desde 2006, e era vinculado à Secretaria de Cultura do Estado e dos municípios envolvidos no projeto. Nesse ano de 2011 será realizada mais uma seleção, mas o projeto veio com algumas novidades, como a realização em parceria com a Secretaria de Educação do Estado e dos municípios, entre outras mudanças que não agradou muito aos secretários de cultura dos 41 municípios que serão contemplados no Ceará nesta nova seleção.

De acordo com o Secretário de Cultura de Saboeiro, as mudanças na forma e na estratégia de aplicação da seleção, principalmente o fato da realização das provas de seleção, equipes executoras, entrevistas, curso de capacitação e diplomação ter ficado sob responsabilidade direta dos municípios, mediante critérios específicos desde o processo de inscrição até a criação da equipe responsável pela execução da prova, deixar uma margem para questionamentos indesejáveis na comunidade relacionados ao partidarismo político.

Mudanças no edital após as inscrições, como antes a seleção estar voltada apenas para maiores de 18 anos, e depois mudar para maiores de 18 e menores de 29, e a exigência de carteira de habilitação em moto para a função de agente articulador regional, já causou um desconforto muito grande para a SECULTE, pois do total de pessoas inscritas para agentes de leitura, 20 já foram eliminadas, após a mudança na regra do edital, que limitou as validade das inscrições para os que tem mais de 18 e menos de 29 anos, e vinte pessoas inscritas ultrapassavam essa idade. Outro erro, na visão de Marcos, é antes constar que o articulador regional ia receber o salário de R$ 541,00 e uma moto para trabalhar, o que implicava em só poder se inscrever quem tivesse habilitação para moto. Diante da antiga regra, só uma pessoa em Saboeiro pôde se inscrever para a função, e a mudança depois, que elimina a moto e duplica o salário de R$ 541,00 impossibilitou muita gente de se inscrever. Esses dois fatores já provocou comentários desagradáveis, sendo o próprio secretário Marcos, responsabilizado pelos que ficaram de fora do processo de seleção pelo prejuízo.

O objetivo do Governo diante da pressa nesse processo seletivo, que inclusive impediu que houvesse um processo de licitação para uma empresa particular realizar a seleção, é o interesse em melhorar urgentemente os indicadores da educação, assegurando assim os recursos federais para o Estado. Até o dia 31 de dezembro, portanto, os 14 municípios cearenses terão que ter executado as provas, as entrevistas com os selecionados na prova escrita, um mini curso para os contemplados com as 280 vagas de agente da leitura e 10 vagas de articulador regional, e tê-los diplomado. A forma atropelada como tá sendo executado fez com que o nosso secretário Marcos Melo decidisse não fazer parte da comissão organizadora da prova de seleção em Saboeiro, que será realizada nesse dia 3 de dezembro, na Escola Municipal Manoel Gonçalves dos Santos. O mesmo se recusa veementemente.

A Prova de amanhã será realizada nos municípios de Saboeiro, Assaré, Potengi, Tarrafas, Granjeiro, Santana do Cariri, Salitre, Mauriti, Tamboril, Caucaia, Quiterianópolis, Jaguaretama, Potiretama e Nova OLinda.

Um comentário:

  1. Aécia,

    Apenas para esclarecer, informo que a "aplicação da prova escrita e da entrevista" ficam a cargo do município (lembrando que as mesmas já vem elaboradas e em envelopes lacrados,de Fortaleza). Já a correção das provas, a classificação, capacitação, diplomação e contratação são responsabilidade do Estado.

    Grato!

    ResponderExcluir

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!