sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Péssimo exemplo dos alunos de Saboeiro


Alguns alunos de Saboeiro adquiriram o péssimo hábito de sair da escola rasgando os cadernos, em época de final de semestre. Outro dia foram alunos do Lídia Bezerra, hoje foram alunos do Anexo da Escola Municipal, antiga escola Olavo Oliveira. Hoje pela manhã todo o trecho que vai do anexo até o abrigo metálico ficou lotado de papel rasgado por todos os lados. Uma cena deplorável! Muitos são filhos de professores, a maioria adolescentes da classe média. Uma demonstração clara de nenhuma consciência ambiental, uma elevada dose de falta de educação e vandalismo.

A direção das escolas deve tomar providencias imediatas, porque isso tá virando mania. Os funcionários que fazem a limpeza pública também estão revoltados. Nossa cidade está sendo enfeitada para o Natal de Luz, e papel rasgado no meio das ruas não faz parte da decoração.

Mais Vandalismo:

O município tá se preparando para no próximo domingo a noite realizar a abertura oficial do Natal de Luz, entretanto, outro fato pode impedir que o evento aconteça na data prevista. Vândalos quebraram todas as luzes que haviam sido colocadas nas praças, e a decoração tem que ser refeita. Atitudes como essa devem ser contidas imediatamente, porque é o tipo de coisa que vai crescendo e toma dimensões incontroláveis.

Uma luta que precisa da participação da sociedade:

A Administração pública vem desenvolvendo políticas voltadas para a promoção da educação ambiental. Nós temos um Programa chamado 'Recicla Saboeiro', que vem realizando a coleta de material reciclável. A Técnica de Vigilância sanitária, Maria Antonieta de Oliveira Costa, vem se destacando nessa luta, e recentemente enviou um Projeto para a Câmara dos Deputados em Brasília. Os projetos enviados fazem parte da 7ª Edição do Concurso Público Selo Cidade Cidadã, onde nosso município foi inscrito. Antonieta ajudou a criar recentemente a Associação dos Catadores e Recicladores de Materiais Reaproveitáveis de Saboeiro- ACRMRS. Nosso Prefeito está empenhado na questão ambiental, embora venha sofrendo com uma grande barreira, a atuação anticidadã dos vereadores da oposição, que são maioria na Câmara, e o município vem deixando de participar de importantes políticas ambientais, como selo verde, o consórcio para construção do aterro sanitário (que implica diretamente na solução do destino dos resíduos sólidos do município), entre outros.

É preciso haver um interesse em conjunto da sociedade, e é nesse contexto que a participação dos jovens faz toda a diferença. Antonieta pretende instalar, com ajuda da direção das escolas, um posto de coleta permanente para material reciclado, onde foi apresentado o projeto para doação de papel durante a feira de ciências, onde os alunos participaram. Pretende-se criar uma indústria de vassoura reciclada, a base de garrafas pet, entre outras ações ecológicas que dê suporte ao aproveitamento dos resíduos reaproveitáveis.

Então eu pergunto: Que tipos de jovens estão sendo formados nas escolas? Porque a consciência ambiental não é pra aparecer somente durante a semana da feira de ciências. Deve ser uma bandeira constante de cada um. Fica aqui nosso apelo de bom senso de nossas crianças, jovens e adolescentes, e, aos diretores, professores e pais desses alunos que tão transformando a cidade num canteiro de lixo e palco de vandalismo.

No passado, a gente estudava com cadernos comuns, não tinha material caro, a gente tinha interesse em estudar e fazia das dificuldades um incentivo. Hoje, desde cedo os alunos obrigam os pais a comprar cadernos caros, as escolas estão cheias de recursos de informática, laboratórios, professores com graduação e pós graduação, mas os alunos cada dia saem da escola com menos conhecimento, e, cada vez mais o número de delinquentes aumenta. Isso é preocupante!

3 comentários:

  1. Boa essa atitude da Antonieta. Deveria também haver no município um posto de coleta de lixo eletronico, que é o tipo de lixo q nao pode ser jogado em qualquer lugar, e muito prejudicial ao solo, as águas e a saude humana e animal.

    ResponderExcluir
  2. Excelente idéia: Acho que as escolas poderiam muito bem funcionar como os principais polos de coleta desse tipo de lixo: embalagens aerosol, pilhas, baterias de celulares, etc. E um órgão da prefeitura poderia se encarregar de conduzir periodicamente esse material para uma unidade de destino desse tipo de material. Muita gente tem também em casa aparelhos eletrônicos parados, sem utilidade... Poderia ser feito inicialmente uma grande campanha! Reciclar papel é também uma tarefa simples. Em Jucás os jovens produzem lindas peças com papel reciclado. Fica aí a sugestão pra os sujões de rua e pras lideranças escolares. Seria uma boa forma de reverter essa situação!

    ResponderExcluir
  3. Olá Boa noite! Gostaria aqui de manifestar esse vandalismo que os nossos adolescentes cometem em nosso municipio. São pessoas digo crianças e adolescentes que, não estão sendo orientadas ou ensinadas em casa ou na escola para que preservem o meio ambiente evitando assim as sujeiras das nossas ruas. frizar este assunto nas escolas é um fator preponderante que não deveria ser tomado apenas em poucos dias e permanecer diariamnete seja nas aulas de,matematica,geografia,portugues,historia,religião etc.
    E que tb fossem criadas leis pra que punissem as pessoas que por pura maldade e pura ignorancia.
    pagassem multas por sujarem nossas ruas causando transtornos no decorrer das chuvas e causando mais trabalho para nossos garis.
    rancisco Jose (Mozer)

    ResponderExcluir

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!