sábado, 31 de dezembro de 2011

Tensão em Fortaleza: Segurança do Reveillon será realizada pela FNS e Exército

Atendendo a pedido do Governador Cid Gomes, a Presidenta Dilma Roussef e o Ministro da Justiça acataram a decisão de enviar a Força Nacional de Segurança- FNS e o Exército para garantirem a segurança pública nesse Reveillon. A solicitação foi feita mediante a situação que se instalou em Fortaleza, com a decisão de paralisação de Policias e Bombeiros Militares, movimento deflagrado na última quinta-feira. 

Será mobilizada uma tropa de 350 homens da FNS vindos diretamente de Brasília, juntamente com cerca de 2000 homens do Exército das unidades do 23º Batalhão de Caçadores, Companhia de Guarda e do próprio Quartel da Décima Região Militar que estão de prontidão caso seja necessário o emprego da tropa das Forças Armadas, farão a segurança da população.

Entenda o caso:

Os policiais e bombeiros reclamam da falta de efetivo para fazer a segurança em todo o Estado. Segundo Pedro Queiroz, presidente da Associação dos Praças da Polícia Militar e dos Bombeiros Militares do Ceará (Aspramece), são mais de 14 mil policiais na folha, mas aproximadamente 7.400 estariam licenciados. O ideal, conforme a Associação, seriam 33.700 policiais; os dados seriam da ONU.

A categoria reivindica anistia dos policiais militares que estão respondendo processo administrativo. Os mesmos, foram transferidos de cargo após protestos contra o governo.

Os policiais pedem ainda promoção e assistência médica. A reivindicação principal, no entanto, é por melhores condições de trabalho, especialmente reajuste de salários.

No dia 17 de dezembro o primeiro protesto terminou em confusão. Os manifestantes saíram em marcha da Praça do Ferreira para obra da Estação do Metrofor, na Avenida Tristão Gonçalves, onde estava o Governador Cid Gomes. Eles tentaram impedir o Governador de se retirar do local e este teve que sair escoltado pelo batalhão de choque e seguranças.  Cid permaneceu irredutível quanto a negociar, e um noco protesto aconteceu no último dia 20. Cerca de 70 manifestantes dirigiram-se à Assembléia Legislativa, mas foram impedidos de entrarem no plenário 13 de Maio.

O momento mais tenso até aqui:

Na noite de quinta-feira passada, cerca de 600 PMs e BMs reuniram-se em assembleia no Ginásio Poliesportivo da Parangaba e resolveram deflagrar o movimento de paralisação. A princípio, os manifestantes decidiram que iriam permanecer acampados no próprio ginásio. Mas, já quase no fim da noite, partiram para uma ação desafiadora aos organismos da Segurança Pública estadual, invadiram o quartel da 6ª Companhia do 5º BPM (Antônio Bezerra) usando até crianças de colo como ´escudo humano´ e passaram a esvaziar os pneus das viaturas da PM, principalmente as das patrulhas do Ronda do Quarteirão que chegavam ao Quartel para a rendição (troca de turno).

No começo da madrugada a situação se acalmou, mas, quando o dia amanheceu, integrantes do movimento, utilizando motocicletas, passaram a atacar as patrulhas do Ronda que ainda estavam de serviço e esvaziaram os pneus. Muitas viaturas ficaram paradas na via pública até que fossem rebocadas.

Em frente ao Quartel da 6ªCia/5ºBPM a situação permaneceu tensa durante todo o dia e, no fim da tarde, dezenas de viaturas estavam estacionadas nas ruas próximas, todas sem condições de rodar. O governo, então, acionou a FNS.

Soltando o Verbo:

A luta dos manifestantes é justa, mas é preciso ter cuidado com extremismos e violência. A atitude do Governador é preocupante, porque não há a mínima vontade em chegar a um consenso, em negociar e apaziguar a situação.  Nosso blog apóia a luta dos policiais e bombeiros militares. 

Com informações do DN e Politika.jangadeiroonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!