terça-feira, 27 de julho de 2010

Um caso que chocou o Estado do Ceará e revelou o despreparo dos nossos policiais

" Foi decretada, na tarde desta terça-feira (27), pela Justiça Militar a prisão temporária do policial Yuri Silveira, do Ronda do Quarteirão, autor disparo que matou o adolescente Bruce Cristian de Souza Oliveira, de apenas 14 anos.

O policial, que estava detido no Quartel de Polícia Comunitária na sede da Secretaria da Segurança Pública, na avenida Bezerra de Menezes, em Fortaleza, será transferido para o Presídio Militar do 5º Batalhão, no Centro da capital.

A prisão temporária vale por por 30 dias, sendo prorrogrável por mais 30 dias. Testemunhas do caso começam a ser ouvidas. A polícia começou a ouvir as testemunhas que presenciaram a morte do adolescente. Dois funcionários de um prédio próximo ao local do crime prestaram depoimento no 4º Distrito Policial, no bairro Pio XII.

O capacete usado por Bruce Cristian e a cápsula dispara da arma do militar durante a ação também já estão sendo analisados pela Perícia. O delegado responsável pela investigação terá 30 dias para concluir o inquérito e enviá-lo à Justiça."



Entenda o caso:


O estudante Bruce Cristian estava na garupa da motocicleta pilotada pelo pai, Francisco das Chagas. Os dois estavam na Avenida Desembargador Moreira, perto do cruzamento com a Rua Padre Valdevino, no bairro Dionísio Torres. Segundo a Polícia, o soldado disse que teria ido para uma abordagem na rua. Tinha sido chamado por causa de uma Hilux que estaria com homens armados. Seguindo na rua, ele se deparou com a moto. Disse que mandou os ocupantes da moto pararem e não foi atendido. Quando o veículo parou em um sinal, houve o disparo. O garoto foi atingido na nuca e morreu na hora. O soldado PM se apresentou à Polícia no domingo. Ele prestou depoimento no 2o Distrito Policial (Aldeota).


Desabafo do Pai:

Em entrevista ao programa Barra Pesada, da TV Jangadeiro, o pai do estudante Bruce Cristian, Francisco das Chagas demonstrou toda a sua revolta. A equipe do jornal O Estado teve acesso ao desabafo do pai.
“É uma irresponsabilidade um policial desses trabalhar. Não sei como o Governo do Estado coloca um monte de policial desses, sem experiência. Para promover o quê? Politicagem? É isso?”, indignou-se o pai.

Francisco das Chagas lembra que o filho tinha apenas 14 anos e tinha ido com ele fazer um serviço de técnica em refrigeração. “Meu filho era uma criança. Tinha 14 anos. Um idiota desses que não entende o significado de ser pai, trabalhador, cometem uma barbeiragem dessas?”

O pai afirma que estava parado na moto no semáforo. “O ônibus saiu eu sai na moto e ouvi o grito. Quando olhei para trás, era o policial. Aonde é que um ser humano vai ter condição, de costas, de olhar para quem vem atrás, gritando ‘pare’? Sem sirene? O cara vinha correndo, desceu da viatura. Por que não ligou a sirene? Para eu saber que era a Polícia?”, disse.

“Pelo amor de Deus! O tiro pegou a cabeça do meu filho! Eu pensava que era só uma queda. Quando vi o meu filho com um tiro na cabeça, sangrando. Você sabe o que é isso?”. Indignado, Francisco fez questionamentos às autoridades. “Pergunte a um idiota desses , o secretário de segurança, e outro ..., o governador do Estado: se fosse com um filho deles? Parabéns Governo do Estado! É isso que eu tenho que dizer?

Fonte: Portal Jangadeiro Online


Vídeo mostra momentos após o disparo. (Imagens fortes)




Opinião:

É um fato lamentável que a população não se sinta protejida por quem de fato devia cuidar dos cidadãos de bem. Hoje em dia a gente vê o cuidado da polícia pra proteger um bandido, e as pessoas de bem estão a mercê dos bandidos e de sistema de segurança falho. Meu Deus, quando algo desse tipo acontece, tentamos nos colocar na posição de um pai,e de uma mãe que vivencia um pesadelo desses. Cadê os governantes desse país? São tantos discursos lindos em época de campanha... Aí me pergunto: se a polícia, que devia defender a população, se sente tão poderosa com uma arma na mão, imaginem os bandidos!

Que o Senhor Jesus possa aliviar um pouco a dor dessa família! E que mais essa barbárie sirva pra políticos e policiais rflitam mais sobre o valor da vida, especialmente das pessoas de bem. Direitos humanos, no Btasil, é prioridade pra bandido, e isso é um absurdo! (Aécia leal)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!