quinta-feira, 22 de julho de 2010

II Parte da minha conversa com Netão da Raulim

"As pessoas não querem esmola.
As pessoas querem oportunidades!"

Blog
: "Então, Neto, de antemão eu te agradeço , porque sei que essa matéria vai ser excelente para o meu site e o meu blog, conhecer você, essa personalidade incrível. Eu tenho muita satisfação quando eu vejo uma pessoa investir na cidade da gente, acreditar nas pessoas, ajudar."

Netão: "Eu tenho muitos projetos parecidos. Assim, as vezes eu faço umas coisas, e não faço isso pra aparecer, e depois eu reflito. Eu fico me perguntando porquê. Não porque por mim, mas porque por minha família. Eu tenho assim uns três exemplos rápidos aqui pra você: Encontrei um companheiro em dificuldade, eu só tinha uma caminhoneta e disse: Vá! Resolva sua situação. Recentemente encontrei outro companheiro, não vou citar nome. Então ele disse: Netão, eu arrumei um negócio alí, e tal, precisava de um carro. Eu tava com um carro, um C3 e falei: Tome! Leve meu carro! E ele disse não, mas... Eu disse: Leve meu carro! Você não tá precisando de um carro maior pra seu trabalho? Então tome, vá trabalhar, depois a gente resolve esse negócio. Se você me pede o meu carro pra ir passear, pra ir curtir talvez eu não faria isso. Como eu sou expontâneo, como eu sou desapegado, e tenho uma companheira fantástica, que é minha esposa, aonde eu nunca fiz nada pra ela ficar de cara feia, pelo contrário, ela diz "tô te apoiando!" Se não tiver uma estrutura familiar com esposa e filhos, você não faz nada bem feito. E eu tenho essa preocupação de estar sempre em harmonia com a minha família. E eu digo pras pessoas que eu conheço: Eu nunca pedi a Deus mais do que eu consiga adminstrar. Nunca pedi. Tem gente que tem sonho de avião, iate, fazendas. isso aquilo... eu não, eu tenho o sonho de ser feliz. E eu sou feliz! E muita das vezes você é feliz só com seu feijãozinho com arroz, e sorri. Enquanto outras pessoas têm caviar, iate, e é tão infeliz, tão no mundo das drogas, tão se prostituindo, e isso não é felicidade. Eu sempre peço a Deus pra ser feliz. Busco Deus, busco ser feliz, nunca passei por cima de ninguem pra chegar onde cheguei. Já fiz alguns programas de televisão, fiz recentemente um filminho para um canal suiço. Veio, viu minha história. na TV universária. Recentemente, eu tava em Parambu, e tava conversando com umigo meu que é de Tauá, mas tava em Parambu, e ele me falou: "Eu vi você na televisão, não sei aonde." Aí eu tava explicando pra ele. Eu fiz uma historinha, que seria o nordestino pobre, chegar na terra estranha, sem oportunidades, e depois você dar a volta por cima, hoje dar oportunidade pra outras pessoas.,na tv universitária. A universidade de Uberlandia realizou vários trabalhos e cada equipe fazia um trabalho sobre alguma coisa. E essa equipe me procurou justamente para fazer um trabalho sobre um nordestino pobre que chega em terra estranha, sem oportunidade, sem dinheiro e sem crédito, e hoje ser o Netão da Raulim que todos conhecem. Essa equipe me procurou, por conhecer a minha historia e o trabalho social que a gente faz lá em Uberlandia, eles me procuraram e nós fazemos um trabalho exatamente sobre isso, um seja um nordestino pobre, chegar numa cidade desonhecida sem dinheiro, sem crédito, e hoje ser o que o Netão da Raulim hoje é. E através desse trabalho a Rede Globo me procurou, a Bandeirantes, depois uma televisao internacional que tinha visto a história e e também achou muito interessante ,e fez um programa. Fiz isso tentando passar a imagem, e isso pra mim é questão de honra, que nordestino não é traficante. As pessoas confundem muito, acham que porque somos ambulantes, acham que a gente é paraguai, é sei lá o que. E nossa preocupação é tentar passar a imagem de que nordestino, camelô não é traficante. Não é bandido. Nós somos nordestinos, mas traficantes não. Somos pequenos empreendedores. A unica diferença é que nós não abrimos nossa loja e esperamos, nós levamos de porta em porta, nós facilitamos pras pessoas comprarem. Nós vamos de porta em porta. Somos trabalhadores diferentes. A gente vai de porta em porta, bate, leva não, leva sim, e a vida continua, por isso que nós tamos aí, firme e forte , graças a Deus, e as coisas vão dar certo, se Deus quiser."

Blog: Fale agora da Raulim

Netão: " A Raulim é a concretização de um sonho meu junto com minha esposa. Exatamente sobre isso que acabei de falar aqui. Eu queria fazer diferente. Eu queria dar oportunidades. Bom é Deus. Em nenhum momento, eu quero que isso fique muito claro, na sua cabeça principalente, porque não quero que ninguem bote na cabeça: Netão é bom. Não, bom é Deus! Nós somos apenas pecadores, não temos nada de bondade. As vezes apenas a gente facilita. As pessoas não querem esmola. As pessoas querem só oportunidades. Não adianta você dar uma esmola hoje, amanha se acaba. A minha preocupação com essa pequena empresa que a gente administra em Uberlandia, é exatamente dar opotunidades. Eu tenho até um exemplo recente, de um rapaz aqui de Saboeiro, que me procurou, o nome dele era Paulo, exatamente porque não tinha onde comprar, e eu disse: você veio no lugar certo, a Raulim é exatamente essa oportunidade. Nós lhe damos crédito. Eu não posso vender pra você nada que me prejudique. Eu não posso vender cem mil a um cidadão, porque vai quebrar minha empresa, mas eu posso vender dez. Eu posso vender um valor que, se se por acaso eu perder, pra mim pode até fazer falta, mas não vá me faltar o pão de cada dia. Eu vou lhe vender um valor x aí você vai trabalhar e vai me pagar. Então houve uma fatalidade, um acidente, ele colidiu com um ônibus, e chegou a falecer, e a gente ficou muito sentido, era um rapaz jovem, trabalhador, tava lá animado, e aconteceu essa fatalidade. Até o corpo veio para ser enterrado aqui em Saboeiro. A nossa empresa é exatamente isso, é dar oportunidades. E várias e várias pessoas aqui de Saboeiro já tiveram essa oportunidade com a Raulim. Muitas pessoas que acham fácil demais, acabam desprezando, acabam confudindo, a amizade, a vontade da pessoa ajudar, e acaba confundindo a oportunidade com ser besta. Então, alguns acabam achando assim: "o Netão é besta". Não vou pagá-lo, porque ele não vai atrás de ninguem, não vai matar ninguém. É por isso que as vezes eu tenho até um pouco de mágoa, porque muitas das vezes o cidadão chega na tua casa, você oferece o pão, o leite, o café, aí ele pede o almoço, o jantar, aí já quer dormir... aí confunde, e pensa assim: esse cara é babaca demais...Eu tô dando um exemplo asim, não por causa de comida, mas pra vc entender. As vezes o cara pede o financiamento de um moto, aí já quer o financiamento de um carro. Eu queria muito, junto com a minha família, ter e dar essa oportunidade que eu não tive, quando eu cheguei em Uberlândia pra começar do zero, ralando... Nosso objetivo é exatamnete isso, que você chegue e possa encontrar a oportunidade pra começar o seu próprio negócio. A nossa empresa está fundamentada exatamente nisto; não é uma mega empresa, mas a gente pode, dentro das nossas condições, atender diversas pessoas que estão direta ou indiretamente ligados à gente."

Blog: "Eu agradeço sua atenção, a oportunidade de te conhecer pessoalmente, sua esposa, conhecer um pouco da sua história pois eu já tinha ouvido falar vagamente de ti, especialmente naquela época em que o Santos teve aquele problema dele., onde todo mundo de Saboeiro sabe o que você fez por ele. Até pensei que a sua ajuda era por ser família dele."

Netão: "Não, só somos amigos."

Blog: "Então, conhecendo você assim de perto, a gente percebe o grande ser humano que você é, a grande figura, o grande empresário, e entende porque você é essa pessoa assim tão abençoada."

Netão: "Deus tem sido fantástico na minha vida! Não posso reclamar."

Blog: "A gente percebe a sinceridade em cada uma de sua palavras. Minha filha que está aqui do meu lado, e também é muito observadora, com certeza tá ciente da mesma coisa, da grande pessoa que você é, da sua sinceridade, esse jeito de falar olhando nos olhos da gente., esse coração imenso que você tem. Você é uma pessoa iluminada. Não tem escuridão no mundo que escopnda a luz. E uma alegria imensa, eu sendo assim tão formiguinha, você vir aqui na minha casa, juntamente com sua esposa."

Netão: "Nós é que ficamos honrados, eu e minha esposa, em estarmos aqui. Nós ficamos muito felizes, e o que eu tô falando aqui é de coração. Eu Não sou hipócrita. Eu não posso chegar aqui fazendo promessas, de nada que eu não possa cumprir. Você pode ter o maior patrimonio do mundo, mas não precisa pisar nas pessoas e humilhá-las, porque tudo fica aqui. Nós temos que cultivar a bondade. Eu nunca pedi a Deus em minhas orações para enricar. Sempre peço a Deus sabedoria, me dê humildade para que eu possa tratar as pessoas bem. Eu digo sempre a Deus: Deus, eu não sou dono de nada disso. Eu sou de família pobre, e nunca tive vergonha disso, tenho o maior orgulho disso. Então eu peço cada vez mais e mais humildade para poder estar ajudando e apoiando as pessoas cada dia mais e mais, dando-lhes oportunidade. Nunca busquei nada pra passar por cima de ninguém. Deus tem um projeto pra minha vida. Deus é fantástico. Eu Não tenho religião. Você pode até pensar, me ouvindo falar assim, que sou evangélico, mas não sou. Não acredito em profecias de padres e pastores. Eu tenho um elo muito estreito com Deus. Pra mim só quem dá salvação é Deus. Minha religião é exclusivamente Deus. A coisa foi tão fácil na minha vida, que eu não poderia fazer diferente, seria muita hipocrisia de minha parte. Deus me deu com uma facilidade tão grande, porque não dividir, e se ão fot da vontade de Deus que eu tenha mais nada, tá bom! Tá bom! . Se Deus já me deu tudo isso, esse patrimõnio maravilhoso, não tenho porque fazer diferente, ser agarrado à matéria. Sempre bato nessa mesma tecla. Não adianta eu ter o mundo, se Deus me tirar e eu não ter nada. É por isso que eu sou feliz."


Netão: "Vou deixar com você meu número de telefone, se você der a permissão vamos pegar seu email pra mantermos contato. Até o final do ano a gente vai estar criando também o nosso site, e vamos poder estar nos comunicando sempre."

Blog: "Isso é muito importante. Trabalhar as parcerias junto com a divulgação.Se for do seu interesse de estar desenvolvendo um trabalho maior aqui em Saboeiro pode contar comigo, no que se refere à divulgação. A internet canaliza as informações. Eu aqui, da minha salinha, chego ao mundo inteiro."

Netão: "A mansões e castelos, não é? (risos) Essa integração é que é fantástica!"

Blog: "Exatamente. Hoje a velocidade com que as informações chegam a todos os espaços através da internet é fantástica. E, ofereço essa pequena colaboração, de estar não só ajudando ao seu projeto, mas sobretudo, colaborando para um empreendimento que refletirá diretamente na qualidade de vida das crianças de Saboeiro."

Netão: "Então, a gente vai estar buscando parcerias, junto aos políticos, a empresários, aos meu samigos. E isso é um projeto, não é uma promessa. Não tô prometendo nada. Eu tenho vontade. Independente de política ou de partido. Eu tenho lutado, cobrado: vamos melhorar, vamso começar, vamsos investir no futebol de Saboeiro... Nós vamso ficar nos falando não sei mexer muito em internet, mas prometo que vou aprender a mexer no seu blog, porque quero manter essa interação. Cada um tem sua área, minha área é trabalhar com criança. O meu social está direcionando exatamente para as crianças."

Um comentário:

  1. eu tenho a mesma opinião que ele, ate porque ele é uma pessoa a qual eu me espelho muito

    ResponderExcluir

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!