quinta-feira, 29 de julho de 2010

Agricultores de Quixadá resgatam a cultura do algodão

Agricultores de Quixadá, no Sertão Central do Ceará, estão cultivando o algodão através de novas técnicas e desenvolvendo um produto orgânico. Ao todo, 458 produtores trabalham no plantio da espécie que não agride o meio ambiente. O projeto foi desenvolvido há cerca de um ano pela Embrapa, junto com associações e organizações não governamentais.

O algodão foi o segmento da agricultura que no século passado era a principal fonte de renda de muitos municípios cearenses. Mas a cultura foi devastada pela praga do bicudo. Essa nova espécie é cultivada usando somente produtos naturais no controle de pragas e doenças. A plantação é feita junta com outros iguarias como feijão, milho e mamona.

A nova forma de trabalhar tem dado garantia de vendas para empresas do comércio justo, que gera lucro para quem compra e para aqueles que produzem. O segmento gera ainda a diversificação do roçado e fortalece a segurança alimentar, segundo os coordenadores do projeto. Além disso, também fomenta outras culturas que possam agregar ganho e aumentar o valor bruto da produção.

Assista a matéria completa do Ceará Notícias:



Fonte: Blog da Janga

Opinião:

Como é bom ver a cultura do nosso "ouro branco" renascendo. Bons tempos os que os nossos bravos agricultores do sertão podiam usufruir dessa cultura tão valiosa. Como eu me lembro ainda do cheiro do algodão, que na minha infância estava sempre presente numa sala ao lado do alpendre, que meu pai usava como depósito. Lembro da balança que meu pai pesava o algodão, das rodas de conversa a noitinha enquanto minha mãe e minha avó, após descaroçar diversas pastas de algodão, usavam os chamados fusos de madeira, para artesanalmente tecerem fios de algodão. São lembranças de minha tenra infância, que guardo no meu coração com muito carinho. Qual o saboeirense de mais de trinta anos de idade que não lembra de nossa época de ouro? Que não lembra que as mercearias forneciam mantimentos ao agricultor o ano inteiro, para receber no período da safra do algodão? E quem esquece um dos nomes mais fortes na história do algodão em Saboeiro, o Sr Francisco Nabor Diógenes, o homem que comprava o algodão de toda região?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!