quinta-feira, 22 de julho de 2010

Personalidade em destaque: Empresário Netão da Raulim Comércio de Uberlândia

Um fato despertou minha curiosidade há dois dias aqui na cidade de Saboeiro. De repente um som de buzinas de carros e motos, saio à porta e vejo uma carreata, com muitas motos e automóveis. Então perguntei a uma das pessoas se aquele homem que passara acenando no primeiro carro, bem vestido, sorriso largo, era algum candidato. Fiquei surpresa ao saber que se tratava de Netão da Raulim, um empresário que reside em Uberlândia, filho de saboeirense, criado em Parambu, amigo de diversas pessoas de Saboeiro, do qual eu já tinha ouvido falar, e que se tratava apenas da recepção dos amigos de Saboeiro a este grande empresário, e sobretudo, grande ser humano.


Naquela noite, encontrei-me com Netão na Palhoça do Baião, do meu amigo Thiago. Apresentando-me como diretora desse Blog e do Portal Saboeiro.Net, recebi toda atenção do empresário, que logo demonstrou interesse em conhecer o meu trabalho. Conversamos por alguns minutos e marcamos uma entrevista para o dia seguinte.

Netão é dessas raras pessoas que em poucos minutos de conversação a gente enxerga a luz brilhante que tem dentro de sua alma. Dono de uma humildade imcomparável, ele veio até minha residência, juntamente com sua esposa, não somente com o intuito de conceder-me a entrevista, mas também com interesse evidente de conhecer mais sobre meus projetos juntos ao Blog Saboeiro Existe e ao Portal Saboeiro.Net.
Na noite anterior, ele já havia me falado que suas prerenções estavam canalizadas para o trabalho social, e não para a política. A entrevista, que na verdade foi muito mais uma conversa, um ping-pong de perguntas, foi gravada no meu celular, e eis aqui alguns trechos dessa prazerosa conversação:

Por ser uma conversa longa, a mesma vai ser publicada em partes. Eis a primeira:
Parte I

Blog : Você pretende ingressar na política?

Netão: "Quero que as pessoas entendam que eu não tenho pretensão política, que eu não sou político, não quero me envolver com política. Acho que o social depende da política, mas o social não pode andar junto com a política, porque se você quiser trabalhar o social e ser político você tem que mentir, tem que enganar as pessoas, e não é minha área. Eu tenho muita vontade, e isso é um desejo antigo meu, de trazer um projeto social aonde nós já desenvolvemos em Uberlandia, onde eu moro, aonde nós já temos uma ramificação aqui em Parambu, que é trabalhar com crianças. E quando eu digo trabalhar com crianças, não é você ter uma creche pra inserir crianças não, é dar oportunidade a essas crianças. Oportunidade como? Pra mim, a maneira mais fácil e mais convidativa de nós atingirmos o público das crianças, é com bola. Jogar bola, porque toda menino se interessa. Não tem uma criança que não queira jogar bola, que não queira ganhar uma bola. Isso é fantástico. É uma ideia fantástica. Eu e minha esposa, meus amigos tivemos essa idéia. É muito fácil, Aécia, você dizer assim: hoje eu tenho uma comunidade onde eu vou dar um apoio, hoje você tem seu trabalho, isso é fantástico. Más, é preciso ter incentivo, é preciso que as pessoas acreditem, é preciso que as pessoas invistam, porque senão não anda. Então esse é o nosso grande objetivo, o social."

Blog: Começou quando seu trabalho em Uberlândia?
Netão: Em Uberlandia começou há dez anos atrás, com ajuda de políticos, empresários. Em Parambu nós temos sete anos. Há um ano atrás nós realizamos um plano piloto aqui em Saboeiro, um campeonatozinho aqui em Saboeiro, e eu tô buscando essa parceria. Eu tô buscando voluntários. Eu sou um pequeno empreendedor, eu não sou um mega empresário. Eu não tenho condições de bancar um projeto sozinho, eu busco alertar os empresários. os políticos. Vamos investir nessa criançada. Se é dessa molecada tá pensando em roubar, em drogas, eles estão praticando esporte. Isso é um sonho que eu tenho. Realmente , meu fundamento é o social e eu espero que você tenha entendido. Mas eu quero entender muito entender esse teu trabalho, quero ver o que que a gente pode tá fazendo. Eu não sou nenhum salvador da pátria, mas as vezes a gente pode tá vendo o que que a gente pode tá fazendo, com amigos, com a gente mesmo. Depois da conversa que a gente teve, eu fiquei pensando e achei maravilhoso essa divulgação, esse contato."

Blog (Eu): [Nessa hora eu expliquei pra o Neto que, há pouco mais de dois anos atrás, depois de muitas de minhas andanças por aí, após ter morado em Minas Gerais, ter rodado bastante pelo Espírito Santo, outras cidades do nosso Estado, morado algum tempo no Pará, eu me inquietava com o fato de tentar responder às pessoas quando me perguntavam de onde eu era, que morava em Saboeiro, de modo que as pessoas entendessem onde ficava essa cidade, cujo nome soava tão estranho aos ouvidos das pessoas, causando as vezes até espanto. Não só eu, mas muitos saboeirenses, costumávamso responder que morávamos em uma cidadezinha perto de Iguatu, ou perto de Juazeiro, que eram mais conhecidas. As vezes me perguntavam: "Tá no mapa essa cidade? Então, eu decidi que um dia eu iria mostrar ao mundo que Saboeiro existe. (risos nessa hora) E foi assim que nasceu o Blog Saboeiro Existe.]

Netão: Criativo esse nome, heim? Saboeiro Existe!

Blog: Agradeci e segui explicando a natureza do Blog, o meu objetivo maior de contribuir para a conscientizaçao política das pessoas, a lutarem pela solução dos seus problemas, a derrubar oligarquias, lutar por mudanças, e que isso acabou ganhando terreno. "E uma cidade dessas com praticamente 200 anos, onde cidades vizinhas que pertenceram a Saboeiro se desenvolveu, e Saboeiro parou no tempo. E isso começou a me incomodar. Então eu pensei que mesmo sem ter recursos financeiros, eu podia fazer alguma coisa pra mudar a realidade daqui.

Netão: "Posso beliscar! Posso incomodar!", complementou Netão.

Blog: "Isso, realmente é isso que passou a acontecer. É isso que eu represento hoje: eu incomodo. Porque quando a gente mexe com gente grande a gente começa a incomodar. E isso resultou em perseguiçao política, demissão, processo, represálias dentro do meu serviço. Mas ao mesmo tempo sinto que isso é positivo pra mim, porque se eu to incomodando é porque o meu trabalho tá alcançando o seu objetivo. Saboeiro que até pouco tempo era desconhecida ao mundo, hoje em dia se você digitar o meu nome, ou o nome Saboeiro no Google, abrir-se-á um leque de páginas com informações que você nem imagina."

Netão: "Eu tive mais cedo ali na rádio, e tive ali zapeando o Blog, já pra eu começar a entender os amigos me falavam, e tive a curiosidade de conhecer antes de vir aqui. Não conhecia o Saboeiro Existe. Eu ainda sou meio `analbabeto` pra internet, pois ainda sou do tempo do radinho no ouvido (risos) , mas achei maravilhoso. É fantástico o seu Blog. A gente vê que ele que fala do Lula, do Governador do Estado, as notícias que tão no mundo, como a reportagem que fala do Bruno. Ele Eu achei fantastico."

Blog: [...] Expliquei ao entrevistado que, Graças a Deus, superando todas as dificuldades, hoje eu tenho um círculo de amizades com radialistas, jornalistas, escritores, arquitetos, pessoas ligadas ao Turismo, que tão ampliando meus horizontes. Sempre é assim, as pessoas de fora conseguem enxergar os nossos valores enquanto que as pessoas de nossa cidade, tardam ou nunca chegam a nos valorizar.

Netão: "É verdade. E digo isso e é é bíblico: santo de casa não obra milagre. Um exemplo disso é o próprio Jesus Cristo, quando ele andava pregando, fazendo milagres, que perguntavam: quem é esse curandeiro? E as pessoas respondiam: é Jesus, filho de Maria, da cidade de Nazaré. Então dava pouca importancia. Então filho de casa hoje é muito pouco privilegiado. Esse trabalho que você faz, se fosse um engravatadozinho, filho da A ou B, de classe média alta que fizesse, teria muito mais apoio, mesmo que fosse mal feito, seria muito mais valorizado [...]

Blog: "E a gente quer ramificar isso. Do Blog estendeu pro site, do site estendeu pra promoção de eventos, e a gente quer estender ainda mais. A gente tem um projeto já pronto de expandir, de criar um jornal impresso aqui pra nossa cidade. Mas a gente ainda esbarra na falta de apoio, tanto político quanto dos comerciantes, porque os comerciantes daqui ainda não adquiriram a compreensão de que publicidade tem retorno financeiro, que não verdade eles não tão doando, mas investindo."

Netão: "E é uma pena. Isso é uma pena porque Saboeiro , pelo lugar, pela distância, sendo um lugar tão escondido, precisava de mais apoio das pessoas, não só para diculgar o comércio local, mas a cidade. Então a gente fica até entristecido quando as pessoas não apoiam um projeto tão maravilhoso, tão importante quanto o seu."

Blog: (nesse momento falei também de um valioso projeto que entreguei nas mãos do gestor municipal, para a revitalização cultural e a implementação do turismo em Saboeiro, considerando que a gente tem um atrativo natural tão lindo e tão valioso quanto os Caldeirões, visto que o turismo é uma das coisas que hoje em dia mais promovem o desenvolvimento e a geração de emprego e renda informal mas que o mesmo acabou ficando engavetado, ou sei lá o que, pois seu destino é para mim ignorado, e nunca isso foi mencionado publicamente.)


Netão: Eu sei que é meio complicado, mas o importante manter a humildade, confiando sempre em Deus. Eu digo sempre à minha esposa: Deus é fantástico!

(Nesse momento fomos interrompidos pela ligação do meu colaborador, jornalista Amaury Alencar, que me pedia para preparar uma matéria explicando o evento realizado pelo portal saboeiro.Net, e juntamente com fotos, enviar para Beth Rebouças, do Jornal do Cariri. Expliquei ao Netão que Amaury costumava me enviar notícias da região, e era um grande colaborador do Blog e do site. Esse fator coincidente serviu para comprovar as minhas palavras anteriores em relação à minha amizade com algumas pessoas do meio jornalístico, um fruto da credibilidade e do alcance do Blog e do site.) Na sequencia descrevi o evento e falei da escolha da garota e do garoto saboeiro.net.

Aguardem a continuação dessa conversa. Neto faz declarações surpreendentes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!