segunda-feira, 22 de abril de 2013

Incentivo ao atletismo saboeirense

Ropson, Ni, Rogério, Raimundo, Francisco e Gregório- atletas entre
os organizadores da prova de atletismo- 8 km (Cruzeta/Saboeiro)
Dois acadêmicos do Curso de Educação Física, em Saboeiro, Ropson e Gregório Bastos, tiveram a idéia de reunir alguns atletas amadores de Saboeiro numa corrida de atletismo, como forma de incentivar o retorno do esporte em Saboeiro. Foi uma corrida informal, com poucos participantes, com a participação de atletas de diferentes idades. O evento aconteceu na manhã deste domingo (21), no percurso do Triângiulo (Cruzeta) até a o Mercantil Vitória, entrada para o Centro da cidade, um percurso de 8 km. Uma brincadeira, sem premiação, que promete se tornar algo sério, pois já se está pensando em organizar uma corrida pra valer, nos próximos dias, com apoio da SECULTE.


A corrida foi uma atração a mais na manhã fresca do último domingo. Parece até que o sol deu uma trégua para que a prova fosse realizada com sucesso. Na linha de largada, um atleta de 72 anos, com experiência já de maratonismo. Infelizmente, pela desorganização da prova, onde não foi esclarecido algumas regras, o atleta Francisco Fernandes Siqueira, desistiu já próximo do final, quando outro participante com o qual havia uma série de aposta em um ou outro, pelos que acompanhavam a prova, já havia desistido, fato que causou tristeza em todos, pois esperavam vê-lo cumprir o percurso até o final, principalmente por sabermos da sua capacidade em fazê-lo.

Na linha de largada, Francisco Fernandes Siqueira (72), Francisco Bezerra Silva (43), Rogério Brito (21), Porfírio moreira Carmo - o NI da SUCAM (aproximadamente 51 anos), Raimundo Nonato Cavalcante Gonçalves (58). Na informalidade da corrida, na hora da largadas outros dois atletas saíram junto com os que estavam inscritos, mas abandonaram também a prova: o Messias da Ruinha e outro rapaz morador da zona rural, que os organizadores não souberam informar o nome, nem compareceu ao local da chegada para nos fornecer.


Não foi avaliado o tempo de prova de nenhum atleta, porque tudo realmente foi muito informal. O grande vencedor foi o atleta Francisco Bezerra Silva. Em segundo lugar Rogério brito, e em terceiro, Raimundo Nonato ( o Raimundo do Posto), que manteve-se bem atrás na prova, mas manteve o ritmo e completou a prova. Muitas pessoas acompanharam toda a prova em motocicletas, e outros muitos esperaram no local da chegada, pra conferir o resultado.

Raimundo disse que estava muito feliz em ter participado, que mantém seu ritmo, porque o que realmente importa é competir, e incentivar o esporte na cidade. o empresário assegurou a participação e um patrocínio de R$ 1 mil para a prova que vai acontecer em breve, e disse que espera que realmente participem pelo menos inquenta atletas, entre homens e mulheres de diferentes idades.

Francisco Fernandes, mas conhecido como Chico Fernandes, disse que ficou confuso quando seu colega de prova, Porfírio (NI), desistiu, por causa das apostas. Disse que tava em condições de ir até o final, que está preparado pra participar da próxima corrida, e completou: " faço isso para que a juventude possa se espelhar, fazer atividade física, acreditar no esporte, e para que meus filhos e netos tenham orgulho de mim!"


Quem não lembra dos tempos de ouro do nosso atletismo, em época das gloriosas Semanas Culturais? Nomes como o dos atletas Erasmo (Boi), e Mazarelli, grandes corredores que empolgavam a torcida?

Vejam várias fotos da corrida na minha página no facebook: https://www.facebook.com/?q=#/aecia.legal?ref=tn_tnmn

2 comentários:

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!