terça-feira, 16 de abril de 2013

Trocando em miúdos: O que foi dito e o que ficou acertado no Seminário sobre a seca em Saboeiro


Com base na Ata produzida sobre o SEMINÁRIO AÇÕES DE APROVEITAMENTO DAS POTENCIALIDADES E COMBATE A SECA, no último dia 04 de abril, estamos agora reproduzindo de forma bem detalhada o que foi dito pelas autoridades que marcaram presença no evento. Muitas foram as colocações importantes, e por este motivo consideramos importante registrar o que foi dito e o que ficou acertado para amenizar as consequências da seca em Saboeiro. O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal, em parceria com o Instituto Frutal, Secretaria de Desenvolvimento Agrário- SDA, EMATERCE e Banco do Nordeste, e foi coordenado pelo Presidente da Frutal, Euvaldo Bringel Olinda. O objetivo do encontro que reuniu autoridades e uma grande representação dos agropecuaristas do município, foi a discussão a cerca de se criar condições de convivência com a seca e dos problemas enfrentados atualmente com o segundo ano consecutivo de seca, além da construção de um polo irrigável para cultivo de pastagens e alimentos no município de Saboeiro. Na mesa de honra estavam: o Prefeito Municipal, Dr. Marcondes Hebster Ferraz; o presidente do Instituto Frutal, Euvaldo Bringel Olinda; o Secretário Adjunto do Desenvolvimento Agrário do Estado, Sr. Antônio Amorim; o Presidente da EMATERCE, Sr. José Maria Pimenta; o Gerente Regional da EMATERCE, Virgulino; o Gerente do BNB agencia do Iguatu, Francisco Rivonio Moraes; o Secretário de Agricultura do município de Saboeiro, Raimundo Nonato Martins; o Vice Prefeito Gotardo Martins; o Técnico da SDA e Coordenador do Projeto Água para Todos – Abastecimento – nas Regiões Vale do Salgado, Centro Sul e Cariri, Sr. Olímpio Queiroga; o vereador Antônio Luís Secundo, representando a Câmara Municipal de Saboeiro; o  Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Saboeiro, Renê Ferreira; a Gerente do PRONAF – Maria Aíla Almeida Holanda; o Coordenador Técnico da COGERH no Alto Jaguaribe, Sr. Mardonio Mapurunga e a Exma Sra. Representante da Surperintendencia do BNB, Francisca Jeania Gomes. Logo após a formação da Mesa de Honra, o Prefeito teve que se ausentar para se fazer presente em uma audiência, e foi convidada a Exma Sra. Chefe de Gabinete, Zuila Bulcão, para substitui-lo na mesa, sendo justificada sua ausência.

Divisão das falas em blocos

Para não ficar matérias muito extensas, dividiremos as falas em blocos, por postagem.

BLOCO 1

Fala do Vice-Prefeito Gotardo Martins

Gotardo agradeceu a todos os presentes, especialmente os agricultores presentes, mencionando a chuva fria que caiu pela manhã, para trazer um pouco de esperança para os agricultores, mencionou o sofrimento intenso e a perda substancial dos rebanhos. Gotardo relatou as poucas condições ou quase nenhuma condição financeira para a compra de ração para os animais e da má fé dos atravessadores que se aproveitam da situação para comprar o gado por um preço muito abaixo do valor real, e muitas vezes ainda fiado. O vice-prefeito ainda falou sobre a burocracia na hora de dar direito aos beneficiários dos programas do Governo, com critérios muitas vezes distante da realidade do pequeno agricultor, da população mais pobre, reclamando também das dívidas já existentes junto aos bancos, e do fato da não anistia dessas dívidas tornar a situação ainda mais complicada para quem tá gastando o que não tem para tentar salvar parte do rebanho.


Fala de Euvaldo Bringel

Após saudar os presentes, Euvaldo iniciou elogiando a receptividade do município e dos gestores em realizar o seminário. Euvaldo, que é o grande idealizador e articulador do evento, fez um breve resumo do trabalho do Instituto Frutal, e da sua satisfação por estar na sua terra natal vendo a possibilidade de fazer irrigação aqui, aproveitando principalmente o trecho perenizado do Rio Jaguaribe, lembrando que mesmo que não tenha produtores com grandes áreas irrigáveis, há diversos pequenos produtores que podem perfeitamente cada um produzindo em sua pequena área, produzirem juntos inicialmente pastagem para suprir a necessidade mais imediata, e num outro momento produzir alimentos, inclusive a fruticultura, para abastecer não só o município, mas inclusive cidades vizinhas.


Fala do Secretário Raimundinho:

De posse da palavra, Raimundinho cumprimentou a todos e expressou a felicidade por estar Euvaldo de volta a Saboeiro envolvido em ajudar os agricultores. O Secretário disse ser sabedor da realidade dos agricultores e produtores rurais do município, pela própria condição de agricultor e pequeno produtor, haja visto que ainda reside e trabalha na zona rural, paralelamente à sua função de Secretário. O Secretário lembrou que temos hoje 51 km de rio perenizado, e não temos sequer 1 hectare de terra produzindo o capim forrageira nessa faixa, produto que seria tão útil aos rebanhos nesse momento. Ele fez questão de falar dos seus parceiros de trabalho, nos pouco mais de quatro anos como Secretário, citando a EMATERCE e o apoio firme do próprio Virgulino, ali presente, e da companheira Aparecida Lavor, com quem trabalhou fortemente no decorrer da gestão passada, o trabalho da sua equipe, dos agentes rurais, colhendo sempre bons resultados, exemplificando a excelente cobertura da vacinação contra aftosa, um índice de quase 100 %. Raimundinho também mencionou a constante busca do Prefeito por mais recursos, mais projetos para a agricultura no município, a credibilidade alcançada por sua equipe junto ao gestor municipal, e por fim, encerrou falando da necessidade de intensificar, sobretudo, os benefícios para o abastecimento de água na zona rural e a criação de polo irrigável, dando assim autosustentabilidade, especialmente na produção de pastagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!