Domingos criticou a grande mídia, afirmando que a mesma não conhece a dificuldade do interior dos municípios, apontando a imprensa do interior como os que verdadeiramente conhecem a realidade de seus municípios, das suas regiões. Ele ainda agradeceu o carinho e atenção da Aceji.
Em defesa de uma reforma federativa
Em sua fala o vice-governador também falou em defesa de uma reforma federativa, concordando com a fala anterior do deputado federal José Airton Cirilo. Domingos Filho deu vários exemplos da desordem federativa no Brasil, seguindo a linha de pensamento do parlamentar José Airton, mencionando fatos como o valor que o governo libera para manter uma equipe de PSF, que ml dá para pagar o médico da equipe, onde seria necessário quatro vezes o valor liberado; a divisão desigual dos tributos, onde mais de 50 % vai para a União, e que apenas 0,017% do orçamento da União é destinado ao Ceará. Ele fez um apelo aos profissionais presentes: "Sejam porta-vozes dessa indignação, os tradutores dos anseios e dos reclames da população!"
Solidariedade a Salitre
No caso específico da cidade de Salitre, que enfrenta um problema sério de abastecimento de água há cinco anos (assunto a ser tratado em detalhes aqui no blog em breve), Domingos Filho se comprometeu de tratar do assunto com o Governador Cid Gomes para ver como o problema poderá ser solucionado.
Domingos Poeta
Em diversos momentos de sua fala, as palavras do vice-governador Domingos Filho pousaram a emoção do reencontro com a cidade de Salitre, que fez parte de sua vida, e essa emoção pôde ser sentida com muita propriedade, e por várias vezes retratada em forma de poesia, quando o mesmo recitou diversos trechos de poesia que foram desde a poesia popular nordestina, passando pela obra magnânima de patativa do Assaré a Augusto dos Anjos, quando se referindo à responsabilidade e e dever da imprensa em reproduzir no seu trabalho os anseios do povo e das comunidades interioranas, citou este último, em trecho do poema Versos Íntimos: "O Homem, que, nesta terra miserável, mora entre feras, sente inevitável necessidade de também ser fera." Foi com versos de Patativa que Domingos traduziu emocionado o que chamou de saudade, ao se referir ao seu retorno a Salitre, que ele encerrou sua fala, sendo imensamente aplaudido pela plenária do evento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!