"Saboeiro é terra de João, de Zé e de Maria, gente de garra, fé e sabedoria!" Esses primeiros versos do jingle que eu, Jerry Andrade e Raul Sena criamos para Saboeiro retratam as principais características de nossa gente: a simplicidade, a fé, a força do trabalho, a grande herança rural com uma imensa população agrícola...
É no meio de minha gente simples que me sinto bem, que me sinto em casa! Saboeiro de muitas lendas; Saboeiro berço dos Caldeirões, beleza natural que encanta quem conhece, em cujas rochas tem muito de nossa história gravada, em cujas águas guardam nossas lendas e mitos, e a saudade de um filho adotivo de Saboeiro, um filho de coração, que escolheu aqui viver e aqui morrer: Padre Geraldo, que por mais de 30 anos foi a comida na mesa do pobre, a vestimenta do corpo de muitos, o pão da merenda das crianças e o médico dos carentes quando aqui não tinha!
Saboeiro, terra mãe de muitos filhos ilustres, como o Poeta César Leal, o romancista Ronaldo Correio de Brito, e tantos outros renomados profissionais do Poder Judiciário, da Medicina, das Letras, da Ciência e das Artes, filhos que largaram para trás o torrão natal em busca de seus sonhos, sonhos que nossa realidade não permitiam alcançar!
Saboeiro que guarda um passado de nobreza e riquezas, morada de Viscondes e barões que ajudaram a construir nossa história... Também Saboeiro de histórias de homens valentes, bons de briga, aos quais era comum o derramamento de sangue entre si! E Saboeiro de homens e mulheres dedicados ao campo, à lida na roça, nos currais de gado, ao cuidado com as casas e os filhos, considerando-se que no passado a prole era numerosa, ainda que a mortalidade infantil levasse metade dos filhinhos seus!
Saboeiro que caiu no retrocesso, da antes cidade poderosa e rica da região a, por mais de um século, uma pequena cidade esquecida por seus comandantes e desconhecida às novas gerações e demais municípios brasileiros... Saboeiro que foi mãe de muitos municípios vizinhos e até agora tem vivido à sombra dos mesmos. Mas a mesma Saboeiro que resistiu bravamente aos desmandos de conjunturas políticas descomprometidas com o crescimento do município, de gente que resistiu a diversas secas, que venceu a fome, que tá superando a ferida do analfabetismo, que tá aprendendo a buscar no poder do seu voto a coragem pra escrever um novo capítulo em sua história... Gente que tá aprendendo a cada dia mais o significado de ser cidadão, ainda que muitos ainda, por decisão própria, se neguem a evoluir e a enxergar as coisas com clareza e objetividade.
A fênix, ave mitológica que renasce das cinzas ilustra muito bem esta terra querida! Saboeiro tá renascendo, os corações esperançosos, as mangas arregaçadas, uma juventude sedenta de transformações sociais, educação se destacando, liberdade de expressão, esperança refletida nos olhares... E esses mesmos olhos que iluminam os sorrisos dos nossos visitantes, que se sentem sempre tão bem em nossa cidade de gente tradicionalmente hospitaleira, são os olhos que estão direcionados para a frente, para o futuro, para o desenvolvimento social e pra uma vida com mais qualidade e igualdade! O tempo da divisão de brancos e negros aqui já ficou pra trás! O tempo do voto de cabresto passou! O tempo de dificuldades extremas se foi, porque hoje todo mundo, embora não o bastante, mas tem o suficiente pra andar na rua de cabeça erguida!
Hoje vivemos uma nova era, cercados de informação e tecnologias pra todos os lados. Estamos conectados com o resto do mundo, e o mundo sabe que existimos! Hoje conseguimos chamar a atenção das lideranças estaduais e federais, e não precisamos mais sentir vergonha de ser saboeirense!
Antes o desenvolvimento tarde do que nunca! Podemos apressar o passo agora. Não precisa uma fórmula pronta, basta apenas vontade e coragem!
Parabéns, Saboeiro! 189 anos de muita luta! Vamos fazer os próximos séculos ser de muita vitória! Só depende de todos nós juntos!
Parabéns por esta linda reportagem sobre nossa Saboeiro não só dos Caldeirões mais também de Nossa Senhora da Purificação que por sinal dia 2 de Fevereiro foi comemorado sua festa .Quanta saudades desta terrinha a qual eu fui tão feliz.
ResponderExcluir