quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Reflexão: Quarta feira de Cinzas- Por Padre Francisco Glebson Evangelista



1“Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus. 2 Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. 5Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar de pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. 16Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.

Hoje começamos o tempo da quaresma, período em que passamos pelos deserto com Jesus. O número 40 na Bíblia é simbólico e indica tempo, período. São 40 dias de retiro e meditação sobre a cruz, sobre o sofrimento, penitência e conversão, que são os temas mais frequentes nesta época.

A liturgia das cinzas marca o início com um gesto muito comum no Antigo Testamento, gesto de arrependimento, que era cobrir-se de cinzas em sinal de arrependimento e humildade, pedindo perdão pelos pecados cometidos. A cinza é marcada na testa como um sinal visívil; mas, deve indicar algo que acontece no interior, do contrário é só uma testa suja. rsrsrs.

O evangelho de hoje nos indica três caminhos para se viver uma boa quaresma: esmola (caridade), jejum e a oração. São três práticas que devem ser feitas a Deus, que nos recompensará no tempo devido. Estas ações só terão fruto para quem as pratica se forem verdadeiras, interiores, na humildade como nos indica o próprio texto.

Neste tempo não se canta o hino do glória, nem se diz aleluia nas missas. A cor do tempo é o roxo, sinal de fechamento pelo sofrimento de Cristo. Peçamos a Deus, neste tempo a conversão e a mudança de vida.

Fonte: Grupo Novas Amizades- facebook (Padre Francisco Glebson- Pároco de Saboeiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!