sábado, 4 de fevereiro de 2012

Presta atenção, Teacher!

O Professor José Iltemar Martins havia publicado em seu blog uma matéria sobre a Lotação de Professores do Município de Saboeiro para o ano letivo de 2012, o que fez com que eu elaborasse uma matéria sobre o assunto. Eu estava tentando entender o motivo da revolta do "teacher", então me falaram que ele tava pleiteando ser lotado aqui sede do município.

Causou-me estranheza o comportamento do professor Iltemar, uma vez que sua lotação havia sido a mesma dos anos anteriores, inclusive, de outras gestões.

O que é preciso ficar esclarecido aqui, e que parece que não foi mencionado pelo professor Iltemar, é que nos demais anos (2009, 2010 e 2011), ele sempre recorreu à Secretaria da Administração solicitando licença sem remuneração de sua lotação na Escola do Distrito de Barrinha para assumir, temporariamente, 200 h/a na Escola Lídia Bezerra. O que percebe-se, portanto, é que enquanto foi conveniente para o professor Iltemar, não tinha problema algum a sua lotação. Mas agora que perdeu sua lotação na Escola Lídia Bezerra, soube requerer a sua lotação total para a sede. Que bom seria se pudéssemos lotar todos os professores da Sede do Município nas escolas da Sede. Mas, sabemos, isso é impossível no momento.

Professor Iltemar, você sabe muito bem que seu Concurso foi para 100 horas, mas que o Prefeito Dr. Marcondes, por uma questão de respeito aos educadores, ampliou definitivamente para 200 horas. O senhor sabe disso, porque foi um dos que entrou na Justiça contra a Gestão anterior solicitando as duzentas horas. Quando da sua primeira lotação, você também sabe muito bem, ocorreu na Escola do Distrito de Barrinha, diga-se de passagem, uma comunidade que agrega, atualmente, um grupo de educadores comprometidos com seus alunos.

O senhor, professor, nunca teve duzentas horas na zona urbana. Sabe, também, que o Concurso que o senhor prestou foi para o Município de Saboeiro, não para uma escola específica, como aconteceu com os professores concursados especificamente para determinadas escolas e localidades.

Na sede do Município de Saboeiro temos professores temporários que, assim como o senhor era na Escola Lídia Bezerra, estão substituindo professores efetivos que encontram-se em cargos comissionados. O senhor acha justo que um professor também concursado perca sua vaga por estar em uma função gratificada? O senhor quer ser tratado diferente dos demais professores? Se assim o for, sinto informá-lo que isso é impossível. O objetivo da Secretaria de Educação e da Administração Construindo a Cidadania é tratar a todos igualmente. Tanto é, que o senhor durante as quatro lotações desta Administração nunca foi transferido de horário de trabalho. Sempre ficou com suas 100 horas no turno noturno, sem prejudicá-lo em suas lotações anteriores na Escola Lídia Bezerra.

A Secretaria da Educação não tem excedente de funcionários não, professor. O que temos, é uma equipe unida, coesa, que tem mostrado um trabalho que tem elevado a aprendizagem dos nossos alunos. Você sabe disso e participa desse processo. Se não valorizássemos os nossos educadores, não estaríamos respeitando a Lei do Piso Nacional e não teríamos criado o Plano de Carreira e Remuneração dos Professores. Você sabe muito bem que a Lei do Piso não foi criada agora, mas desde 2008. E que o Plano de Carreira e Remuneração, que era um desejo meu, seu e de muitos professores, existia, mas nunca tivemos conhecimento do mesmo.

O senhor sabe muito bem, professor, às grandes mudanças realizadas durante esses três anos na esfera da  Educação. Não tenho dúvidas de que os responsáveis pela educação em nosso município sempre pensa no melhor para os nossos professores e, sobretudo, para os nossos alunos. E o senhor me conhece muito bem a eficiência e o zelo que o Secretário de Educação, Rosemir, tem com os educadores, os alunos e com a sua própria imagem como profissional. Tenho plena certeza da idoneidade de meu amigo Rosemir, sendo sabedora de que ele  não se corrompe, e que ele tem todos os motivos do mundo pra se sentir orgulhoso de  fazer parte de uma Administração que tem valorizado tanto os professores como a todos os saboeirenses. 

Reflita melhor e veja quem se corrompeu. Quem está deixando de desfrutar desse momento de crescimento do Município de Saboeiro. O que peço ao senhor, professor Iltemar, é que todos possam se dar as mãos em prol de uma educação melhor para os nossos munícipes. Os problemas são muitos. Você como professor de Matemática sabe disso. Quantos dos nossos alunos não estarão esperando por seu desempenho, dedicação, esforço, compromisso e determinação em ajudá-los a superar suas dificuldades nessa maravilhosa e necessária disciplina? Quantos desses alunos não estarão desejosos por projetos maravilhosos que o senhor, possa construir em benefício da melhoria de suas aprendizagens? E nós (você e eu) sabemos que você é capaz, pois nossa amizade é de longa data, e já trabalhamos juntos.

Sou muito orgulhosa de ter feito parte do quadro de professores de Saboeiro. Sei quantos desafios enfrentam. E você sabe que  eu fui afastada da educação por imposição de seu líder, Perboyre Diógenes. Sabe que eu sou concursada como professora e como auxiliar de enfermagem, e que desempenhei as duas funções por muito tempo, atuando na educação no período do dia e na saúde  à noite. Assim como você também sabe que educação é o único setor que permite acumular cargo, portanto me  obrigar a fazer uma escolha foi um gesto desleal, que me privou de um direito meu.

Quanto à resposta do senhor, eu me recordo muito bem da dificuldade que os vereadores da oposição tiveram pra aprovar o PCR, como todos os projetos enviados pelo  Prefeito municipal, porque o grau de moralidade e compromisso desses vereadores com o povo está muito aquém do ideal, estando eles preocupados apenas em atrapalhar a gestão e dificultar a administração, não importando se o que vai para ser votado naquela casa trará benefício ou não à população.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!