domingo, 12 de junho de 2011

O sucesso da 4ª Conferência Municipal de Saúde de Saboeiro e o lançamento oficial do jingle do município

A Administração Construindo a Cidadania mais uma vez dá um passo à frente, mediante o grandioso sucesso da 4ª Conferência Municipal de Saúde, realizada na última quinta-feira, dia 09 de junho de 2011, no Ginásio Poli-esportivo Padre Geraldo Slag.

O evento foi uma realização da nova administração, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde. Previamente foram realizadas pre-conferências nos distritos de Malhada, Barrinha, São José e Flamengo. Todos os municípios brasileiros estão realizando suas conferências. Por sua vez, os Estados também realizarão as Conferências Estaduais, bem como será realizada, no final do ano, a 14ª Conferência Nacional de Saúde.

Todas essas etapas estarão trabalhando com o tema: "Todos Usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro!, explorando o Eixo: " Acesso e Acolhimento com Qualidade: Um desafio Para o SUS!"

A 4ª Conferência Municipal de Saúde de Saboeiro reuniu na mesa de cerimonial o Prefeito Municipal, Dr marcondes Ferraz; a Chefe de Gabinete Zuíla Bulcão; os Secretários Municipais de Saúde, Dr Rondinelle Alves; Educação,Estelino Bezerra; Agricultura, Raimundinho; Cultura, Marcos Melo; Administração, Gilvan Ferreira; o vereador Toinho da Luzia, o Sub-Secretário da saúde, Edson; a Diretora da Unidade Mista de Saúde, Josefa Martins; o médico cirurgião Dr Pedro Leandro, a Tesoureira do Município,Sra Luíza Mota, a Ouvidora Dra Rilma Rosélia Carvalho, O representante da 18ª CRES, Ivan; O Consultor em Saúde Pública, Dr Alberto Malta Júnior(palestrante) e a Secretária de Saúde do município de Assaré, Ana paula David.

Na platéia outras presenças ilustres, como a do Diretor Clínico da Unidade Mista de saúde, Dr Davi, e sua esposa,Dra Zoelma, médica do PSF, a Coordenadora do Centro de saúde, Karine Pereira,Ernaldo e Almeida da 18ª CRES, o Coordenador dos Agentes de Endemis, Regimar, e sua equipe, quase todos os Agentes Comunitários de Saúde do Município, Enfermeiras do Programa Saúde na Família, Representantes do Programa Pró-Cidadania e do Conselho Tutelar, representantes de Associações, Igrejas, entre outras entidades representantes da categoria usuários.

O Prefeito Municipal citou a relevância de uma conferência como esta, onde os cidadãos opinam, dão sugestões, apontam o que precisa ser mudado. Para o Prefeito, seu governo democrático se satisfaz com eventos como esse, onde os cidadãos podem ser ouvidos, e identifica-se as prioridades que precisam ser atendidas mais de imediato. O prefeito citou os feitos de sua administração na área da saúde, e afirmou ter certeza que muito mais ainda será realizado.


"O Sistema Único de Saúde é uma conquista da sociedade brasileira. Ele é fruto da luta por um sistema de saúde que atenda a toda a população, sem nenhum tipo de discriminação. Hoje, o SUS é a maior política de inclusão social existente no País", declarou o Secretário de saúde, Dr Rondinelle, em sua fala.

Ivan, representante da 18ª CRES também falou em defesa do modelo SUS, lembrando que nos casos de mais complexidade e tratamentos mais caros, os planos de saúde particulares não atendem e a pessoa, independente de qualquer classe, tem que recorrer ao SUS.

Após a palestra brilhantemente proferida pelo convidado Dr Alberto Malta, Consultor Em saúde Pública que presta serviços à Secretaria de Saúde, os participantes se dividiram em três grupos para discutir e elaborar propostas para estabelecer melhoria nos serviços do SUS e ampliar o controle social no município.


Foram estas as propostas apresentadas:

As propostas aprovadas foram:


GRUPO 01

PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE E CONTROLE SOCIAL

- Fortalecimento dos conselhos municipais de saúde;

- Capacitação para os conselheiros para a comunidade;

-Conhecimento de todos os membros do conselho;

- Fortalecimento e participação da comunidade nas pré – conferencias municipais de saúde;

- Sediar um fórum micro-regionalide conselheiros para ano no município;

- Garantir deslocamento e alimentação para os conselheiros participarem da reunião;

- Sensibilizar através da mídia local a importância da participação nas reuniões do Conselho;

- Disponibilizar antecipadamente as pautas das reuniões para os conselheiros, para aprovação posterior;

- Criação de ouvidoria voltada para a saúde;

- Garantir no Plano municipal de saúde realização das ações do CMS;

- Fortalecer os fóruns microrregionais de Conselheiros de Saúde;

- Defender o nome de um conselheiro de saúde no comparecimento da coordenação dos fóruns microrregionais de saúde;

- Comissões técnicas dentro do CMS

Grupo 02

- Realizar reuniões intinerantes do CMS mediante planejamento;

- Promoção de informações realizadas em relação aos encaminhamentos médicos da ESF;

-Promover curso de gerenciamento de recursos hidricos para as famílias que foram beneficiadas com as cisternas de placa;

- Ampliar as construções das cisternas de placas nas comunidades;

- Capacitação com relação ao não uso do agrotóxico;

- Melhorar o acesso da infra-estrutura das estradas;

- Tratamento da água dos distritos;

- Aumentar o número de visitas médicas nos distritos e sítios.

PROPOSTAS PARA MELHORAR O TRABALHO DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE

- Incentivo mensal;

- Piso salarial nacional;

- Protetor solar;

- Curso de capacitação dos ACS.

GRUPO 03

- Conscientizar e promover a saúde do homem no município;

- Intensificar as ações de Combate a Dengue;

- Agilidade na coleta e entrega dos exames;

- romover educação em saúde referente a saúde da mulher (Intensificar as ações)

- Intensificar o fortalecimento da atenção básica-primária (ACS);

- Criar informativos para divulgar os serviços de saúde disponíveis no município, um LINK com informação sobre as equipes de PSF;

- Melhorar o atendimento hospitalar (Humanização para alguns profissionais).

Ao final do encontro, foram eleitos quatro delegados para a Conferência Estadual de Saúdem sendo dois representantes dos usuários, um do governo e um dos profissionais de saúde.


Novidades durante a 4ª Conferência Municipal de Saúde

Durante o evento, a ASCOM- Assessoria de Comunicação e Marketing da Gestão Marcondes Ferraz, lançou oficialmente o jingle "Construindo a Cidadania". O jingle é um presente da Adminstração para todas as gerações presente e futuras de Saboeiro. A letra é uma composição da equipe da ASCOM: Aécia Leal, Raul Sena e Jerry Andrade. Todos os participantes da Conferencia ganharam CD do jingle e uma cópia impressa da letra. O jingle já está disponível no Site da Prefeitura. Acesse www.pmsaboeiro.ce.gov.br. Logo estará também aqui no Blog.

Outra novidade foi o lançamento da 2ª Edição do Informativo Construindo a Cidadania, que traz mensalmente informações das realizações da Prefeitura Municipal.

Fotos da Mesa e da Platéia: Fonte: Site O Conterrâneo.

Fonte: Site Oficial da Prefeitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!