Os 16 mil habitantes do aprazível município de Aiuaba, encravado no sertão dos Inhamuns com o Cariri, há vários anos estão pleiteando a instalação de uma agência do Banco do Brasil, a fim de que eles possam ter melhores condições de operacionalizar suas transações financeiras, além de estimular o fortalecimento do comércio local, otimizando a geração do emprego e renda. Os moradores afirmam que vivem uma situação constrangedora, em ter que se deslocar 40 km, até o vizinho município de Antonina do Norte, toda vez que necessitam fazer qualquer transação bancária. Além disso, esse deslocamento, principalmente para os comerciantes de Aiuaba, implica também em um risco à vida, pois os mesmos ficam expostos a assaltos, tendo em vista que fazem esse percurso munidos do dinheiro proveniente do apurado no comércio local.
O aposentado Francisco Pereira Feitosa, residente na zona rural do município, destaca que este problema é muito antigo, e que a população há vários anos vem reivindicando à superintendencia do Banco do Brasil, uma agência da instituição financeira. "Não se concebe termos 16 mil habitantes e ainda hoje não podermos disponibilizarmos de um banco na cidade. Todo o nosso movimento ´financeiro tem que ser feito em Antonina do Norte, a nossa cidade esta perdendo muito com isto, porque todo o dinheiro deixa de ser movimentado no comércio da cidade, impossibitando sobre tudo a geração do emprego e renda, principalmente para a juventude que vive na ociosidade. A partir do momento em que o município for contemplado com a instalação desta agência bancaria, tenho plena certeza que isto trará um novo norte na economia loca. Eu não entendo como é que a prefeitura municipal já doou um moderno prédio em pleno centro da cidade, dotado de toda a infra estrutura para o seu funcionamento inclusive há até caixas eletronicos e ainda não está em funcionamento."
O professor Almada Sampaio, disse que a ausencia de um banco causa sérios prejuizos aos cidadãos, que além de pagarem pelos encargos bancários, têm que arcar com os gastos com o deslocamento até Antonina do Norte. Para o professor, a feira semanal poderia ser muito maior se não fosse a ineficiencia local do Banco do Brasil, complementando: "acredito que esta condição desestimula a instalação de mais comércios ou indústrias no município. Quanto aos correntistas públicos, todos sentem a dificuldade de, para fazer uma simples retirada, pegar um talão de cheque, ou cartão para conta salário, e ter que ir a outro município", mas ele acredita que este problema será solucionado em breve.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!