O documentário MATO ALTO - Pedra por Pedra, do jovem cearense Arthur Leite, foi o vencedor da terceira edição do Festival Internacional Art Decò de Cinema, realizado em São Paulo de 10 a 21 deste mês.
Arthur, natural de Quixeré, assina a direção desse único filme cearense selecionado para o ArtDecò Festival e um dos três escolhidos de todo o Nordeste brasileiro. Na categoria Melhor Documentário, Mato Alto - pedra por pedra concorria com produções dos USA, Armênia, França, Rússia, República Tcheca, Austrália, Canadá, Bélgica e Inglaterra.
E Arthur está de volta ao Ceará, trazendo o Troféu FLOR DE LÓTUS de Melhor Documentário para o Júri Popular do importante festival realizado em São Paulo, sendo este o primeiro festival onde o filme é exibido. O lançamento oficial de Mato Alto em terras cearenses está agendado pro dia 15 de julho, em Quixeré.
Único cearense selecionado para a 3ª edição do Festival Internacional ArtDecò de Cinema, realizado em São Paulo em maio passado, Mato Alto – pedra por pedra acaba de ser selecionado também para a mostra competitiva Olhar do Ceará, que acontece na 21ª edição do Festival Cine Ceará, e para o II Festival de Jericoacoara – Cinema Digital, ambos na agenda cearense deste junho de 2011.
Contexto Histórico do Documentário:
Mato Alto é uma comunidade localizada a 37 quilômetros da sede do município de Quixeré, no Ceará, e é palco da construção de um complexo arquitetônico feito com pedras, de próprio punho, pelo senhor José Honorato, que contou para tanto com auxílio de todos os membros da família.
Constituído por uma imensa casa, uma cisterna, um curral e uma capela, o complexo começou a ser erguido em 1914. Na capela, uma imagem de Nossa Senhora da Conceição dá bem a medida da fé que organiza o cotidiano daquela família. Essa mesma imagem, antes estava instalada num pequeno santuário dentro de uma gruta, onde José Honorato encontrou um sumidouro: foi ali que ele resolveu construir uma cacimba, a qual serve de fonte hidráulica para várias famílias da região. Sem nenhum estudo de arquitetura ou engenharia, usando apenas sua garra, força de vontade, audácia, ambição e coragem, ancorado na união familiar, José Honorato ergueu sobre o inóspito solo de Mato Alto o seu sonho.
Ali nos arredores, foi então instalado um assentamento agrícola, uma vez que essa fazenda possui mais de 5.000 hectares de terra, o que equivale, em linguagem popular, a 3 léguas de comprimento por 1 metro de largura. Hoje, o assentamento pertence a um grande empresário do ramo de mineração e corre o risco eminente de acabar, uma vez que o assentamento do sonho de Honorato deverá dar lugar ao “projeto” do empresário, por certo vem distante do que desejava o velho sertanejo nordestino.
Fala Nossa:
Morei durante um ano na cidade de Quixeré, de onde guardo lindas recordações de minha adolescência, e fico muito contente com a vitória do Filme "Mato Alto- Pedra Por Pedra". Meus parabéns ao diretor, Arthur Leite, e parabéns ao povo dessa maravilhosa cidade de Quixeré, porque todo sucesso alcançado a partir de agora, repercutirá de forma muito positiva para o município. Sou uma defensora da preservação dos patrimônios históricos, e certamente, Mato Alto é algo que deve ser preservado. Arthur foi muito feliz em sua escolha, o lugar é lindo e um contexto histórico riquíssimo. Eu adoraria poder estar presente no lançamento oficial do filme, naquela cidade que fez parte de uma fase inesquecível de minha vida, na qual foram plantadas sementes de amizade que os vinte e dois anos passados não destruíram. Eu tinha então quinze anos, e hoje, aos 37, fico feliz em ver o nome de Quixeré ser elevado a um patamar mais elevado, com a vitória do filme Mato Alto- Pedra por Pedra. Só posso desejar um sucesso contínuo, e que este seja apenas o primeiro passo de muitos, numa caminhada de sucesso do diretor Arthur Leite.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!