quarta-feira, 9 de junho de 2010

PUBLICAÇÃO DO EMAIL A MIM ENVIADO PELO SECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO, GILVAN FERREIRA LIMA

Tenho acompanhado com bastante interesse todas as postagens do blog "Saboeiro Existe", que vem exibindo matérias de relevantes interesses sociais. Além do mais, sua atitude de não permitir comentários anônimos dá mais credibilidade ao blog, tendo em vista que muitas pessoas que não tinham coragem de revelar seu pensamento e ocultavam-se sob o anonimato para fazer ataques pessoais.

Seu blog certamente já se tornou referência midiática nesta cidade. E por isso mesmo é que a abordagem dos temas, quando feita diretamente por você, que é a coordenadora da publicação, entendo eu, deve ser feita de maneira imparcial e equilibrada.

Todos nós sabemos que a liberdade de pensamento é uma das pedras basilares da democracia, inclusive um princípio constitucional, além de um princípio natural. Portanto, podemos livremente manifestar nosso pensamento. Discutir, criticar, clamar, reclamar, proclamar, tudo isso faz parte do estado democrático de direito. Mas a mídia, e seu blog é certamente um veículo midiático de amplo alcance, deve ser o maior exemplo do exercício da democracia, com o controle das publicações, para que não venha perder a credibilidade.

Seu trabalho à frente do blog é indubitavelmente pioneiro e corajoso. Mas exige responsabilidade e neutralidade, como você bem sabe, tendo em vista sua boa formação cultural. Se você faz um comentário acerca de determinado assunto, ele tem mais peso que o de outras pessoas, pela simples razão de ser você a coordenadora do blog, a quem cabe noticiar os fatos com isenção. Melhor seria, assim penso, que os comentários fossem feitos pelos que acessam o blog, cabendo a este apenas veicular as matérias.

A Administração pública é, numa definição mais simples e vocabular, um conjunto de orgãos, serviços e agentes que trabalham sob o comando de leis que disciplinam e impõem regras que devem ser seguidas, tendo em vista o controle exercido pelos órgãos de fiscalização externa, quais sejam Tribunais de Contas, Poder Legislativo e Ministério Público. Por que digo isso? Pelo fato de que algumas propostas de campanha, que constam realmente do Programa de Governo da atual Gestão, principalmente referentes à infraestrutura, não foram ainda cumpridas. Mas não foram ainda implementadas tendo em vista justamente aquilo que anotei acima: regras. Estão com os recursos assegurados para o Município de Saboeiro as seguintes obras: urbanização da COHAB, construção do santuário de Nossa Senhora da Purificação e da Praça da Paz (no morro por trás da COHAB), barragem da Barrinha, Quadra Coberta da Barrinha, pavimentação das ruas de Saboeiro, Posto de Saúde da COHAB, Posto de Saúde da Barrinha, Escola do Proinfância na estrada do Mocambinho, após o açude do Hospital. Tais obras logo serão iniciadas, estão apenas aguardando os trâmites burocráticos que a lei exige. Estão em execução: o Pólo de Lazer/CRAS, a quadra da Barrinha, a barragem da Malhada, etc. Essas são obras estruturais, de engenheira. Mas há uma obra de muito mais relevância, que busca atender nossa carência de emprego e renda: a obra humana.

Essa obra humana começa com o salário dos funcionários. Todos recebem conforme sua carga horária. Isso é legal, com amparo na própria Constituição Federal de 1.998. Portanto, é uma proposta do Programa de Governo que está sendo cumprida. E mais: a Administração estabeleceu um Calendário de Prognóstico de Pagamento dos Servidores, rigorosamente obedecido. Elenco, portanto, a seguir os inúmeros benefícios voltados para a gestão de recursos humanos concedidos pela atual Administração:

1- Plano de Cargos e Remuneração dos Servidores

2- Efetivação da carga de 200 horas mensais de todos os professores aprovados no concurso público de 1997.

3- Concessão da estabilidade a mais de 20 servidores.

4- Ampliação da licença maternidade das servidoras municipais para 180 dias.

5- Efetivação dos agentes comunitários de saúde que tenham ingressado no serviço público municipal antes de fevereiro de 2006.

6- Convênio com o Banco do Brasil para a concessão de crédito consignado para os servidores do quadro permanente, com taxas de juros menores.

7- O resgate de nossas tradições culturais, que é uma grandiosa obra de valorização humana, nos eventos da Cultura.

Tudo citado acima foi empreendido sem que se queira saber a opção político-partidária dos beneficiários. Uma demonstração inequívoca da aplicação do princípio da impessoalidade e do princípio da moralidade, que são regras essenciais da democracia.

E mais: foi protocolado na Câmara o Projeto de Lei que dispõe sobre a regularização fundiária urbana, ou seja, a Prefeitura está reconhecendo a várias pessoas desta cidade, que estão na posse de seus respectivos imóveis, o direito de legalizá-los no ofício imobiliário. Tal atitude serve para evitar questões jurídicos, gerando, por conseguinte, princípios de paz social.

Sabemos que cumprir as metas estabelecidas no Programa de Governo não é fácil. Saboeiro é um Município extremamente carente, sem recursos próprios, vivendo basicamente do rateio do FPM, que é um fundo, o qual, portanto, como fundo pecuniário, sempre oscila, e oscila mais para baixo, como tem ocorrido.

Se você ou alguém me perguntar se vamos atingir o Governo ideal, minha opinião é que não; jamais chegaremos a isso. Não há Governo ideal: isso é utopia. Mas há Governo possível. E para se construir um Governo possível é preciso o engajamento da sociedade. É a comunidade quem mais se beneficia ou mais perde, dependendo da atual da Administração, com as ações desta.

Entendo sua vontade e expectativa, assim como a de todo o povo de Saboeiro, de que as coisas melhorem. Mas não podemos nos individualizar, adotar uma postura de rei frances, dizendo "o estado sou eu", "se não tiver bom para mim não está bom para ninguém", sem fazer uma avaliação criteriosa de todo o contexto. Quando nos posicionamos e apreciamos a conduta de um Governo sob o prisma da vontade meramente ideológica ou do fisiologismo, perdemos a capacidade equilibrada de julgar as ações desse Governo.

Vivemos num País democrático e Saboeiro não foge à regra. Poder crer que as críticas, de qualquer natureza, serão sempre bem recebidas. Principalmente aquelas críticas que apontam eventuais erros da Gestão, do Governo, pois nos incentivam a fazer os reparos e ajustes. Dizer que uma rua está às escuras, que existe um esgoto a céu aberto em determinado local, que a Administração está inadimplente com seus fornecedores e prestadores de serviço, que as estradas precisam de reparos, que é preciso fazer uma obra aqui e outra ali, que os servidores merecem mais direito, etc., isso tudo é uma demonstração evidente de interesse impessoal, ou seja, é interesse coletivo. Mas não devemos misturar temas individuais com temas administrativos. É aí que se quebra a linearidade da democracia. Democracia, no meu entendimento, não é um recurso de retórico. Se entre as inúmeras conquistas do Estado Democrático de Direito está a liberdade de expressão, também nessa mesma regra está o respeito à individualidade. Portanto, falar, criticar, expor os males da gestão, é um exercício, saudável e legal; mas adentrar na perquirição do caráter da pessoa, já foge da regra democrática e se passe à outra seara, que é a do desrespeito à dignidade.

Você é certamente uma das pessoas com mais capacidade intelectual de Saboeiro. Não é preciso, portanto, dizer admiração que lhe tenho por suas colocações corajosas. Mas o que a atual Gestão tem feito, tem se esforçado, tem palmilhado para trazer justiça social, igualdade de oportunidade, geração de emprego e renda, também deve ser reconhecido. As coisas não são feitas nem se ajustam num lampejo. Até a Divindade, do alto de sua onipotência, levou seis dias para construir o mundo e por ordem no caos. Imagine nós, reles humanos, especificamente no caso da Prefeitura de Saboeiro, lutando incansavelmente para estabelecer o controle das coisas, mesmo que poucos recursos financeiros, quanto teremos ainda de batalhar para que tudo dê certo.

Mas eu tenho certeza que com sua colaboração e a colaboração da comunidade, e principalmente dos maiores críticos da atual Administração, que são realmente necessários para o bom funcionamento da coisa pública, Saboeiro viverá dias melhores. Esperemos. Que venham as críticas, que venham as reclamações. Isso faz parte do jogo político. Mas o que não mata, fortalece.

Por fim, todos nós que fazemos a Administração estamos integralmente à disposição da população de Saboeiro: basta ver o empenho e as realizações da Agricultura, com Raimundinho e sua equipe; da Educação, com Rosemir e sua equipe; da Cultura, com Marcos e sua equipe; das Finanças, com Mozar, Luiza e equipe; do Gabinete, com Wylna; da Infraestrutura, com Juvenal e equipe; da Saúde, com Francimones e equipe; da Assistência Social, com Aurileide e equipe; da Assessoria do Prefeito, com Zuila Lousada; da Procuradoria Jurídica, com Rilma e equipe; da minha pessoa (Gilvan), com a equipe da Administração. Enfim, nosso empenho não é para atender meramente nossas necessidades. Pode crer, acima de nós está o interesse maior, que é a ação permanente em defesa da comunidade.

Um abraço:

Gilvan

Resposta pessoal:

Prezado Gilvan,

Muito linda sua oratória e justificativa para digamos assim: o "atraso" no cmprimento das promessas do gestor municipal. È uma satisfação a mim divulgar tanto as críticas quanto as defesas, é esse o caráter do meu Blog, espelho da minha própria imparcialidade. Infelizmente, esse reconhecimento ao meu trabalho e respeito às críticas não se estende á todos que cercam o senhor prefeito. Se assim fosse, eu não estaria sendo vítima de perseguição política, sofrendo ameaças até de surras e nem tão pouco teria sido demitida. Até que isso cito que aqui citei,e fácil de digerir, agora, sem querer entrar no mérito da questão, o outro fato ocorrido isso é inadimissível a qualquer ser que pense e que tenha aquilo que popularmente se chama "vergonha na cara". Não quero aqui falar bonito, nem sei usar tantos termos bacanas quanto você, meu querido e admirado amigo. Quero apenas ser eu mesma, sincera e realista como sempre fui e serei. De uma coisa tenho certeza: eu não tenho motivos pra me envergonhar pela situaçao desastrosa que hoje se encontra Saboeiro, nem por ter acreditado num engodo, construído um castelo de areia. Não fui eu que enganei o povo.

Regras existem, claro. É importante cumprir as regras. Mas, e em relação as que deveriam estar sendo cumpridas e não estão? Só existem regras no que tange à espera do povo? Aos direitos trabalhistas? Aos deveres dos cidadãos? E seus direitos? E seus sonhos? E suas necessidades?

Tenho consciência que chegará a hora de que o joio será separado do trigo. Muitas veres um alto salário e regalias retardam algumas decisões que se sabe que devem ser tomadas. Só que o povo tá observando tudo, estamos todos atentos a cada passo, e a cada ausencia de passos. Não estou isolada em minhas críticas e opiniões, apenas estou dando a cara pra bater, porque infelizmente, ainda falta coragem suficiente ao nosso povo pra gritar algumas verdades. Também, não é pra menos. Depois de ter coragem de dar a resposta nas urnas uma frustração dessas...

Espero realmente que a situação mude. Faça alguma coisa pra que isso aconteça. Use seu prestígio e influencia pra dar um passo no sentido de concretização dos anseios de nossa gente. Não queremos só estar por dentro da formalização, das regras, queremos ver as ações realizadas e o povo satisfeito. Alguém tem que fazer isso. Seja você, então!


Outro abraço, querido!

Aécia Leal.

3 comentários:

  1. Devo reconhecer que a oratória do nobre Secretário de Administração,Sr. Gilvan é brilhante.No entanto, é para a resposta de nossa querida representante do povo Saboreiense Aécia Leal que peço não só aplausos como atenção especial. Todos nós que exercemos a magistratura em nossa vida de relações;somos sabedores do poder de definir desejos de uma oratória bem elaborada.Porém todos nós que de alguma maneira nos preocupamos com o bem estar da coletividade;Sabemos também que alguns de nossos pseudo representantes do povo em suas várias áreas da atuação se utilizam do poder da oratória apenas para dois fins distintos:

    . Iludir o povo com falácias quem em sua totalidade chegam aos ouvidos menos esclarecidos como latim.

    . Ou para "puxar saco" ou parecer educado demais com alguem que de alguma maneira os incomode.

    Exatamente por esse motivo que é primordial O CONHECIMENTO. ELE SALVA! ELE LIBERTA! Ele nos diferenciar o que é jôio do que é trigo.Vale lembrar que recentemente nos anais da nossa justiça;Tivemos a infelicidade de ver em rede nacional advogados brilhantes com suas oratórias perferitas; Porém vazias de moral,na defesa vergonhosa dos réus do caso Isabela Nardoni. Porque lhes recordo isso? Para que saibam que excelentes oradores as vezes não estão ao lado do bem. Sejamos práticos nobre representante da administração municipal de Saboeiro.
    O Povo deseja respostas simples e objetivas. Mais que isso! Já que o referido representante faz rasgados elogios ao Blog tão importante de nossa amiga Aécia; Sugiro que o utilize também para explicar a perseguição política e profissional que vem sofrendo essa ilustre moradora de Saboeiro. Há um momento em seu e-mail em que o Sr. adjetiva o blog de : " pioneiro e corajoso";Como se pioneirismo e coragem andassem na contramão dos desejos da atual magistratura deste município.Mas do que interpretar como elogio ao Blog; Compreendi especialmente o termo ..."corajoso" na sua referência ao Blog como um lembrete ameaçador de que a "Aécia anda falando demais".
    De modo que não só venho aqui registrar meu profundo respeito pela Aécia como uma mulher de fibra de luta e que não se utiliza de meias verdades para defender suas idéias;Como venho encarecidamente pedir ao povo de Saboeiro que abrace os ideais de evolução de nossa colega Aécia e formem junto com ela um verdadeiro grupo de desbravadores de templos coronelistas como são algumas cidades no sertão Brasileiro.

    PS: Só para lembrar:
    Adolf Hitler era excelente orador;No entanto suas idéias eram absurdamente fora de propósito.

    Abraços Aécia
    admiro sua luta

    ResponderExcluir
  2. Rose Espírita,

    Você está interpretando os fatos à sua maneira. Quando digo que a Aécia é pioneira e corajosa, falo a verdade. Não é ameaça. Eis as razões da minha colocação: ela é pioneira porque o blog "Saboeiro Existe" foi o primeiro a ser criado nesta cidade. Portanto, isso é pioneirismo. Corajosa porque expõe suas idéias acerca da situação e da oposição política de Saboeiro com toda convicção, sem subterfúgios. Para isso é preciso coragem, sim.
    Pode crer: não tento iludir quem quer que seja com oratória. As minhas colocações foram necessárias para exprimir determinadas circunstâncias político-administrativas de Saboeiro. E mais: não me sinto incomodado por ninguém. Se sou gentil ou não com as pessoas, não cabe a mim dizê-lo; cabe aos outros.
    Se você fizer uma leitura mais atenta da minha postagem, perceberá que tratei de fatos relacionados à Administração e à democracia. Os termos empregados são os que tenho em meu espírito para definir os temas abordados. Não são palavras ao vento.
    Por outro lado, asseguro-lhe que não tenho caráter autoritário nem personalista. Não defendo minhas idéias com meias-verdades. Defendo-as como sei defendê-las. Porém, há respostas que são complexas porque o contexto exige. Também nunca fui, não sou e jamais serei puxa-saco. Desafio quem me diga o contrário.
    E mais: diga-me que perseguição política e profissional a Aécia vem sofrendo? Por parte de quem?
    E mais, o termo magistratura, na antiguidade, aplicava-se a qualquer funcionário do poder público investido de autoridade. Hoje, aplica-se a magistrados. Portanto, a magistratura deste Município nada tem a ver com o debate com a Aécia.
    Por fim, Hitler nunca foi um grande orador; era na verdade um sujeito histriônico, cheio de caras e bocas. Quanto às suas idéias, chamá-las de "fora de propósito" é atenuar o conceito. Elas são na verdade impublicáveis, embora, infelizmente, tenham sido publicadas e aplicadas, como nos mostra a História.
    Claro que já houve e há grandes oradores tiranos. Assim como houve e há grandes oradores virtuosos. E como também há e houve péssimos oradores dotados do mais cruel espírito. Oratória não tem a ver com caráter.
    Aliás, você também tem boa oratória: será então que você é tirana, manipuladora e puxa-saco?

    Gilvan

    ResponderExcluir
  3. Caro Gilvan
    Tenho absoluta certeza de que o Sr. entendeu perfeitamente o que eu quis dizer. Quero exclarecer que a referência a Hilter não foi direcionada a ninguem em particular.Mas apenas a aqueles politiqueiros infames e covardes; dos quais se o nobre colega não faz parte;Não há razão para sentir-se ofendido.
    Deixemos as falácias de lado.Até porque nem o meu objetivo nesse Blog é o de replicar sua oratória e nem o seu é o de treplicar as minhas.O Povo não espera absolutamente nada de mim. Já de vós;Espera respostas.Use esse espaço para dar respostas a eles.
    A ilustre moradora de Saboeiro;Aécia Leal sabe que infelizmente são poucos os que "tem voz" nesta cidade. E tem sentido na propria carne que os poucos que tentam se livrar das mordaças coronelistas;São perseguidos por ousarem ter coragem demais. Sobre o significado da palavra pioneirismo eu já a conhecia. Seja pioneiro em sua cidade;Seja pioneiro em um país internacionalmente conhecido pelas "fábricas de linguiça" de oradores politicos,Seja pioneiro em ser diferente e fazer com que o povo Saboreiense sinta e perceba isso.

    abraços

    ResponderExcluir

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!