sábado, 5 de junho de 2010

PRESERVAR É PRECISO. HOJE É O DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE.


Hoje, dia 5 de Junho, Comemora-se hoje o Dia Mundial do Meio Ambiente, instituído em 1972 pela Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU), aquando da abertura da Conferência de Estocolmo (Suécia) sobre Ambiente Humano.

A data é considerada um dos principais veículos de sensibilização e consciencialização ambiental, que resulta na tomada de adecisões e ações para a resolução dos problemas ambientais da atualidade em todo o mundo, ataraindo os olhares de todo o planeta para o meio ambiente. Foi o primeiro passo para que a ONU e governos de diversos países evidenciassem a necessidade de se prestar mais atenção ao meio ambiente e nos resultados que a poluição desenfreada ocasionava à natureza.

Desde então, anualmente o Dia Mundial do Meio Ambiente é lembrado em todo o mundo, mas muito ainda há que ser feito pelo meio ambiente. essa é uma questão diária, que tem que ser trabalhada em rodas as instâncias, especialmente nas escolas. E uma guerra onde cada pessoa é importante, porque a vitória é a melhor qualidade de ida e nosso planeta, e a garantia de vida no futuro. Atitudes simples, no nosso dia a dia, podem e farão toda a diferença para um futuro mais verde, mais limpo e mais puro.

"Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, vale lembrar mais uma vez que é em cada atitude individual que mora a semente do comportamento coletivo. E pensar no meio ambiente como parte da natureza a qual nós, seres humanos, pertencemos, é tarefa para cada um. De acordo com a consultora do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, Maluh Berciotte, vivemos em um estado de “normose”, no qual aguardamos que a solução parta dos outros, sem nos preocuparmos em fazer nossa parte". Esse é o trecho de uma matéria publicada no Jornal O Dia -online. A matéria, publicada em 2007, traz importantes colocações da entrevista de Maluh ao referido jornal. Aui destaco outros trechos da matéria:

"A questão do lixo é básica.[...]Todos os nossos resíduos acabam assumindo o papel de objetos invisíveis. Usamos e jogamos fora, mas não nos vêm à cabeça onde tudo aquilo vai parar."

"A sociedade de consumo em que vivemos trabalha sempre com a renovação e torna obsoletos os produtos que nos servem para que o consumo não pare. Até certo ponto isso eleva o padrão de conforto e qualidade de vida das pessoas. Mas até agora, o que se vê é um modelo de desenvolvimento que cria desigualdades.[...] Note que nada que você fizer pensando em vantagem própria vai dar totalmente certo. Como dizia o matemático americano John Nash, em sua Teoria dos Jogos, se todos quiserem tirar vantagem de alguma situação, todos sairão perdendo. Então mova-se pensando no outro, que alguém estará pensando em você."

Fontes: Blog do Bené Fernades e Jornal O Dia Online

MEIO AMBIENTE E SABOEIRO

Aos saboeirenses, o blog deixa esse legado: Vamos cuidar de nosso Rio Jaguaribe, vamos evitar as queimadas e o uso inadequado de agrotóxicos. Ultimamente, os casos de cancer em nosso município tem aumentado, e isso e um fator que devemos nos preicupar. É comum ouvirmos relatos de uso de agrotóxicos próximos ao Rio ou açudes, bem como encontrarmos embalagens vazias jogadas a vulso no solo. Esse fator é extremamente preocupante, pois solo e água contaminados implica numa érie de agravos ambientais e riscos à saúde, incidência de casos de cancer e outros males. Nossa cidade, por estar inserida numa região tropical, e fazer muito calor na maior parte do ano, deveria ser mais arborizada, isso garantiria um ar mais puro e fresco. A questão do lixo e da falta de saneamento em Saboeiro também é preocupante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!