quinta-feira, 10 de junho de 2010

MAIS UM EMAIL ENVIADO POR UM DO TIME DA PREFEITURA

Li o seu discurso acompanhado de um comentário do Sergio Olinda sobre o Prefeito e a administração de Saboeiro, o qual, a meu ver, contém inverdades, saudosismo e pessoalidade.
Não quero me referir ao comentário do Sergio, pois nunca o conheci engajado em movimentos populares ou politicos e não possui nenhuma história de luta em prol da população de Saboeiro. Acho que seria “pregar no deserto” falar uma linguagem ideológica para quem não a quer entender. Pelo menos o seu comentário me pareceu inconsequente; de alguém que quer impor o seu desejo sobre a vontade popular e por isso deseja o insusso de muita gente. Como ele escreve “INDO DE RUIN PRA PIOR”
Entretanto, sua fala, em conjunto com as publicações anteriores merecem uma reflexão, pois você, assim como eu e um grupo que desejava mudanças para Saboeiro, fazemos parte de uma história de aspirações e de desejos de melhorias para a nossa cidade.
Aécia, é leviandade para nós, a cobrança em um periodo de 15 meses de administração, a solução de todos os problemas existentes em Saboeiro. Nós somos conhecedores das condições que todas as areas, principalmente as sociais se encontravam (lembra o seu natal de 2008?, por exemplo). Eu fiz parte da equipe de coordenação e de elaboração do plano de governo de Dr. Marcondes (você não estava aqui na época, mas foi convidada), razão pela qual posso afirmar que tudo que foi proposto fora debatido com todo o grupo. É verdade, também, que o Prefeito trabalha para cumprir tudo que foi definido.
O livrinho de campanha que nós chamamos Plano de Governo é um instrumento norteador da campanha de um candidato e das propostas que ele desenvolverá quando constituir o governo. Ele contém PROPOSTAS e não PROMESSAS, termo utilizado com uma certa vulgaridade numa tentativa de tornar todos os políticos iguais. Politicamente, eu faço essa diferenciação, até porque não acredito em candidatos que prometem; alias os que prometem nada deixam escrito e assinado. Dessa forma, deixo a sugestão para você fazer uma análise, em seu precioso veículo comunicativo, das propostas que já foram atendidas, das que estão em andamento e das que ainda faltam atender.
Minha amiga, você adotou uma linha de ataque, tornando fatos internos ou de pequena repercussão em algo muito relevante e motivo de alegria e de baixaria para aqueles que nada desejam construir. Vamos lembrar, como exemplo, a publicação da redução salarial, ocasião em que a população de Saboeiro se revoltou com a administração e que na realidade nada estava planejado daquela forma comentada. O que existiu foi apenas uma adequação de carga horária. Você nada retirou, como nunca retirou outras matérias que insinuavam o descompromisso do Prefeito para com a cidade de Saboeiro e até mesmo insinuações que incriminavam membros da administração, quando sabemos que não passam de maldade.
Sinto falta, também, de comentários ou de matérias que comprovam as mudanças ou transformações ocorridas, como por exemplo o sucesso alcançado pela educação que conseguiu reverter os índices. Será que a política educacional está no caminho certo? Transformar a situação da educação de Saboeiro, encontrada em 2009 e já no primeiro ano ser agraciado com prêmios e mudança no nível da educação no âmbito estadual, é trabalho? Se for andar como carangueijo, então devemos imitar esses competentes animais. E a transformação promovida na agricultura? As ações da Secretaria da Cultura, Turismo e Esportes? As diversas obras espalhadas pelo município? A limpeza das vias públicas? Os diversos serviços da saúde? Enfim o trabalho da administração no que diz respeito ao atendimento e a qualidade da população de Saboeiro e de todos os outros órgãos que buscam, de forma democrática, oferecer serviços signicativos e de engrandecimento dos nossos habitantes?. Felizmente, registramos poucos casos de destrato ao ser humano e os que chegam ao conhecimento dos superiores são apurados, por exigência do Prefeito.
Não posso deixar de mencionar a visão do Prefeito de compor sua equipe, mais especificamente a Chefia de Gabinete e a Tesouraria com duas mulheres que demonstram capacidade de liderança, de competência, de humildade, presente em muitas decisões importantes da administração e que sempre deixam marcas de organização. Talvez por isso sejam alvo de ataques de muitas pessoas, quer seja de caráter público ou particular e que demonstram sinais de inconformismo e de falta de conhecimento.
A questão salarial você mesmo tem a resposta, pois faz parte do nosso quadro de funcionários, certamente tem os elementos que permitem uma comparação. Posso afirmar que não existe nenhum funcionário que esteja recebendo salário de R$ 50,00, 70,00, 100,00 por mês. Ah o plano de cargos e salários dos professores, você viu?
Mais uma vez repito que as mudanças que desejávamos ainda não estão concretizada e necessitam de muito esforço e de muito trabalho para chegarmos ao ideal. Por outro lado tenho consciência de que muitas coisas já foram feitas e considero também, em minhas reflexões, as dificuldades principalmente financeiras para a concretização de ações que a população merece.
Tenho certeza, finalmente, que a evolução implantada em Saboeiro, pelo Prefeito Dr. Marcondes será marca importante para o nosso futuro, como cidadãos, como povo que vai saber decidir o melhor. O que está sendo chamado de fraqueza e de indecisão pode ser uma lição de democracia, de chamamento para um debate pela população, de participação. Que se acabe já, a presença dos líderes autoritários rodeado de pessoas programadas para só dizerem sim. E que nós aprendamos que democracia não é falta de respeito, de fofocas de esquina, de mesquinharia, etc. Democracia é, acima de tudo, conviver pacificamente com as diversas diferenças.

Resposta Pesoal

Meu caro Humberto...
Acho até muito bonito, muito poético essa defesa tida da tropa de elite da prefetura. Muito bem redigido seu texto, como todos os que você é capaz de produzir.Entretanto, cabe a mim fazer aqui algumas colocações em resposta às suas observações:

1º: Sérgio Olinda é um cidadão saboeirense, como eu e você, e como tal, merece consideração no manifesto livre de sua opinião pessoal;
2º: Quem aqui falou em solução de todos os problemas saboeirenses em 15 meses de mandato? Leviandade é querer tapar o sol com a peneira, e não admitir a realidade dos fatos. Leviandade é chamar o povo desta cidade de "povinho ignorante, burro e fofoqueiro", que é como o gestor municipal se refere aos seus eleitores,quando está entre os "amigos". Leviandade é dizer que meu blog não tem importância, porque o "povinho daqui não tem acesso a internet, e só quem o visita é o povo de fora", como o gestor falou ao meu parceiro no saboeiro.net, sentado à mesa de sua residência aqui em Saboeiro. (Não sei porque essa preocupação com esse “bloguezinho insignificante” agora, e nem porque tanta gente que não gosta de mim o lê diariamente.) Leviandade é dizer-se aberto a críticas, desmanchar-se em sorrisos falsos e abraços, e por trás, adotar comportamento de perseguição e censura;
3º: Lembro muito bem do natal de 2008, e ele foi mencionado em meu blog, assim como também foi feito a cobertura do natal de 2009, comparando-0 à escuridão de 2008. Em nenhum momento vesti o antigo líder de anjo pra criticar as atitudes erradas do atual gestor;
4º: O então livrinho de "PROPOSTAS" é pressuposto que não precisa ser cumprido? Na cartilha e na linguagem do eleitor, o que está contido no tal livrinho de PROPOSTAS", é compromisso assumido. Nomenclaturas são apenas detalhes;
5º: Quem está atuando direta ou indiretamente com a máquina pública, é alvo de críticas da população sim. O homem mais importante, que é o Presidente da República,é alvo de críticas, malícias, charges engraçadas, porque o secretariado daqui não pode ser criticado? Por acaso eles estão todos acima do bem e do mal? O povo não é cego, meu caro amigo. Ainda que tenha ocorrido alguns excessos em algumas críticas, no que se refere ao patrimônio de algumas pessoas, em outros, seus patrimônios se agigantaram de tal forma, e em tal velocidade, que gera suspeitas da população sim. Ainda mais porque tem gente que não se preocupa nem em ser um pouco discreto: ostenta mesmo! È o dinheiro público que movimenta as ações administrativas em
qualquer instancia. O povo tem mais que o direito de saber, de investigar, questionar, criticar nesse sentido;
6º Os elogios ao trabalho do Raimundinho à frente da Agricultura e do Rosemir à frente da educação, estão por demais registrados aqui no Blog. Ambos são meus amigos pessoais, pessoas que eu admiro e atribui todos as honras dessa administração; Ah, e o Plano de cargos e carreiras estava dentro do livrinho de "PROPOSTAS" e na carta dirigida aos professores na camapnaha. Mas, foi enviado pra Câmara na marra, lembra, amigo??
7º: Em relação à Secretaria comandada pelo também meu amigo Marcos, faço aqui uma observação: A equipe da Cultura é espetacular. Os projetos da Cultura são geniais. Mas, a secretaria não tem autonomia na gerencia dos recursos, e tudo acaba saindo de ultima hora. Eu pessoalmente entreguei um rico projeto de implementação do Turismo e revitalização cultural do Município de Saboeiro nas mãos do Marcos e do Prefeito Municipal, e este nunca foi nem exposto ao conhecimento do público.Temos um rico potencial turístico, se for trabalhado em cima disso, mas o departamento de turismo está engessado, não tem recurso pra fazer nada. O departamento de esportes realiza algumas atividades, mas aqui faço uma crítica: Porque foram contratados
tantos atletas de fora, para jogarem levando o nome de Saboeiro, enquanto nós aqui temos tantos jóvens bons de bola? E detalhe: Cada um desses jogadores emprestados, recebem 400 reais por partida. Um terço desse valor deixaria um saboeirense satisfeito. A falta de valorização ao povo de Saboeiro é gritante. Isso sim é leviandade!
8º: A equipe do Prefeito, meu caro, é justamente um dos assuntos mais polêmicos em todas as esquinas. Nem preciso aqui entrar em detalhes;
9º: Cadê os debates? Cadê o Prefeitura na sua comunidade? O prefeito hoje em dia tem a maior dificuldade de participar dos eventos. Ele não esteve presente no Natal,nem no Carnaval, e por pouco não perdeu a linda festa cultural da Ruinha, pois estava de viagem marcada pra fortaleza.Ouvi isso da própria boca do prefeito e depois de gente muito ligado a ele. E de que adianta ouvir o povo, e dizer: "vamos
ajeitar, vamos resolver", e não fazer nada? Sem falar na dificuldade para ser atendido na prefeitura pelo prefeito. Tem gente que toma um "chá de cadeira" daqueles. Eu mesma passei quatro meses tentando ter uma conversa com o mesmo e não consegui;
10º: Democracia certamente não é o que tá existindo aqui em Saboeiro: ameaças,demissões, perseguição política, chamar a opinião expressa pelos eleitores nas esquinas, calçadas de mesquinharia tem outro nome. Estamos dizendo NÃO, e estão querendo calar nossa boca. Também tão querendo um exercito de eleitores programados dizendo SIM. Na época da execução do livrinho de "PROPOSTAS" tava tudo em clima de decisão, de rumo certo, de força. Aí agora a fraqueza e indecisão podem fazer parte do jogo? Questões internas dentro do poder público devem ser colocadas ao público sim. Meu caro... o povo não é mais besta!

Abraço!

Aecia Leal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!