segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Eleições 2012 na análise de Balhmann: PSB e Cid Gomes saem fortalecidos


Por Beatriz Jucá- DN/ 
FOTO: WALESKA SANTIAGO

Cientista político analisa que PSB cresceu pela articulação de Cid e por representar alternativa à polarização PT x PSDB

Antônio Balhmann acredita que a característica exclusivista do PT facilitou para que PSB concentrasse apoios dos partidos em Fortaleza 

Visto como alternativa para o eleitor diante de uma polarização já saturada entre PT e PSDB, o PSB sai fortalecido desta eleição no Brasil e também no Ceará, onde elegeu 41 prefeitos. Conforme analisa o cientista político Rui Martins, no âmbito estadual, o crescimento do PSB é fruto da capacidade do governador Cid Gomes em agregar apoio pelo cargo que detém e pela sua habilidade de liderança. Além disso, avalia, o fato de o PSB não apresentar diferença ideológica clara entre os outros partidos foi importante para viabilizar a migração da militância.

Na mesma linha, o deputado federal Antônio Balhmann (PSB) acredita que a resistência de outras legendas em apoiar o PT em razão da sua característica exclusivista e a boa avaliação do governo de Cid Gomes no Executivo estadual foram alguns fatores que também contribuíram para o fortalecimento do PSB no Ceará, principalmente no que se refere à conquista da Prefeitura da Capital.

Apesar de historicamente a militância petista tomar as ruas da Capital, no último pleito foi significativo o número de eleitores que se vestiram de amarelo em apoio ao candidato a prefeito do PSB, Roberto Cláudio. Na avaliação do deputado Balhmann, a avaliação negativa da atual gestão de Fortaleza favoreceu a manifestação do eleitor nas ruas, acreditando que a campanha fortaleceu a militância da sua legenda. "O PSB se afirma como partido que tem militância aguerrida e dedicada", considera.

Mobilização

No entanto, para o professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Rui Martins, a manifestação das pessoas em favor da candidatura de Roberto Cláudio no dia da eleição é resultado muito mais de uma mobilização da coordenação da campanha do candidato do que uma expressão efetiva dos militantes pessebistas. Por outro lado, ressalva que o PSB é o partido que mais tem crescido no Brasil.

"Algumas grandes capitais, como Belo Horizonte, Fortaleza e Salvador, parecem sinalizar que eleitorado procura uma alternativa além da polaridade PT x PSDB", analisa. Conforme explica Rui Martins, partidos tradicionalmente de oposição, como DEM e PSDB, têm decaído no cenário político. "O eleitorado busca uma alternativa, e o crescimento do PSB expressa isso", declara o professor.

Rui Martins salienta ainda que o eleitorado sente a necessidade de renovação na política, mas o PT tem lançado candidatos de pouca densidade eleitoral, somente por indicação de lideranças, em várias capitais, incluindo Fortaleza. "Elmano pode ter os méritos dele, mas foi escolhido não por ser o deputado mais votado, por exemplo. Isso leva eleitorado a optar por uma alternativa", explica.

Empenho

Por outro lado, o PSB adotava o discurso da renovação e intensificava as articulações políticas com lideranças políticas. Tanto que mobilizou vários prefeitos do Interior para ajudar na campanha de Roberto Cláudio, em Fortaleza. Rui Martins explica que essa mobilização acontece pelo empenho do governador Cid Gomes. "O poder de mobilização está muito vinculado ao prestígio de quem está no governo", salienta.

O deputado federal Antônio Balhmann, por outro lado, minimiza a articulação do governador e afirma que o envolvimento não é dos prefeitos eleitos, mas de colônias dos municípios formadas na Capital por aqueles que vieram do Interior. "Como esses municípios têm colônias na Capital, elas foram mobilizadas, mas não só pelo PSB. Foi feito também pelo PT, PDT e outros", declara.

Lideranças

Além de articular o envolvimento de lideranças do Interior, o PSB costurou alianças com partidos de candidatos derrotados no primeiro turno em favor de Roberto Cláudio. Para Rui Martins, o PSB não teve dificuldade em unir partidos como PCdoB e DEM, por exemplo, porque atualmente os perfis ideológicos das siglas estão descaracterizados e sem definição clara.

"O que temos é aliança baseada em afinidades pessoais com apoiadores. Isso pode se dar em qualquer partido, já que não se considera a doutrina ou programa partidário", afirma. A situação, aponta, acaba refletindo nas candidaturas, que apresentam propostas muito semelhantes. "Os candidatos prometem as mesmas coisas. As propostas são muito semelhantes, e isso viabiliza qualquer tipo de aliança", declara o cientista político.

Aliança

O deputado Balhmann acredita que a resistência das agremiações em fazer aliança com um partido exclusivista como o PT tem se mostrado ser em vários estados facilitou para que o PSB centralizasse os apoios em Fortaleza. "A base do PT nacional é semelhante ao PSB estadual. A oposição nacional tem somente o DEM e o PSDB, os dois muito fragilizados hoje", diz.

Balhmann analisa ainda que Cid Gomes desenvolve uma gestão bastante realizadora no Estado, o que o fortalece como liderança política no Estado. "O PSB é beneficiado por essa capacidade do governador Cid", acredita. Na avaliação do professor Rui Martins, a vitória do candidato do governador em Fortaleza intensifica a força política do grupo ligado a Cid Gomes.

"O prefeito eleito também tem condição de se projetar politicamente, seja porque é um homem público que mostrou ter habilidade política na Assembleia, seja porque vai ser o prefeito da Copa, com a oportunidade de realizar grandes obras e mudar o semblante da cidade. O prefeito da Copa vai ficar na história. O grupo político do governador se fortalece, embora haja a ressalva de que a política é muito volátil", considera.

Fonte: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!