sábado, 3 de novembro de 2012

Aiuaba: qualidade da merenda escolar possibilita conquista de prêmio nacional


O município de Aiuaba, encravado na região dos Inhamuns, está concorrendo a um premiação nacional, após visita técnica feita pelos técnicos do ministério da Educação que vieram de Brasília, para fazerem rigorosas inspeções no setor de alimentação do município.

 A nutricionista do município de Aiuaba, Mariana Lô, informou que a finalidade da vinda dos técnicos do fundo nacional de desenvolvimento da Educação, foi o de fazer no município um mapeamento sobre o trabalho que é feito na merenda escolar de Aiuaba, em função do município ter passado por todas as etapas de classificação e por estar concorrendo ao prêmio gestor de eficiência da alimentação escolar, com os demais 47 municípios do Brasil.

Este mapeamento foi feito entre os mil cento e setenta municípios, onde o município de Aiuaba, ficou classificado entre os 47 municípios do país, e no Ceará, está entre os 4 municípios classificados, eles vieram saber se o projeto da merenda escolar está sendo bem aplicado os recursos recebidos estão sendo direcionados para a compra de uma merenda escolar de boa qualidade, principalmente para as crianças que estão frequentando as salas de aulas, onde um dos requisitos maiores é introduzir frutas dentro deste cardápio na merenda escolar, que envolve toda uma cadeia produtiva que vai desde o profissional da educação até as merendeiras, um dos fatores para que o município fosse selecionado foi o projeto horta na escola enviado pela equipe da secretaria municipal de educação, e que foi desenvolvido na escola Cândido Alves, no bairro do Alto, Bairro Bela Vista na Escola Antunes de Andrade, no ano de 2011 e como forma de aperfeiçoarmos cada vez está tese, trabalhamos de forma mais intensa o processo de capacitação destes profissionais da educação, com cursos de capacitações, projetos nos estabelecimentos escolares envolvendo os estudantes do ensino fundamental e na educação infantil, que vão desde palestras, Gincanas, além de colocarmos as crianças na faixa etária de cinco anos, para fazerem receitas com a criação de uma revista denominada de os pequenos chefes de uma cozinha saudável, tudo isto dentro da percepção de que as crianças tende a conduzir introduzindo frutas e verduras para a sua aceitabilidade, priorizando a compra de todos estes produtos aos pequenos produtores rurais da agricultura familiar, onde o município absorve a compra de pelo menos trinta por cento destes produtos, valorizando desta forma o potencial que se tem na agricultura do município.

É feito pela Secretaria Municipal de Agricultura um cadastro de todos os produtores, a prefeitura municipal compra toda a demanda produzida e, com o auxílio da nutricionista é elaborado um cardápio procurando suprir as necessidades nutricionais dos alunos, sempre observando os alimentos produzidos no próprio município, acrescentando-se apenas o que não podemos produzir . No cardápio é introduzida a carne de carneiro, o mungunzá com queijo ou paçoca, muitos outros alimentos à base do milho e do leite, sempre introduzindo também  verduras e frutas. Com a merenda gostosa e nutritiva fez notar um  maior  aproveitamento dos alunos.  ( AMAURY ALENCAR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!