domingo, 14 de outubro de 2012

Nossa culinária: baião-de-dois


Baião de dois é um prato tipicamente cearense. Consiste num preparado de arroz e feijão, de preferência o feijão de corda. 

O nome “baião” deriva de uma dança típica, um ritmo musical que foi muito difundido por Luiz Gonzaga, que ficou conhecido nacionalmente como “O Rei do Baião”. - O compositor cearense Humberto Teixeira, em parceria com Luiz Gonzaga, compôs a música que leva o nome do prato, a qual diz assim: 


 Capitão que moda é essa? 
Deixe a trempe e a cuié 
 Homem não vai pra cozinha, que é lugar só de mulé. 
Vou juntar feijão de corda numa panela de arroz
 Capitão vá lá pra sala que hoje tem baião de dois
 Ó baião que bom que sois 
Se o baião é bom sozinho, que dirá baião de dois!

O Baião de Dois é um prato completo, isto é, não precisa de acompanhamento, mas pode ser servido com paçoca de carne seca, carne assada, peixe frito, ou simplesmente com um ovo de galinha caipira frito que também fica uma delícia.

Para fazê-lo deve-se cozinhar o arroz no caldo do feijão já cozido e temperado, misturando o feijão cozido com o arroz na panela ainda no fogo, e depois de pronto adicionar torresmo e queijo de coalho em cubos. Pode-se simplesmente colocar o arroz lavado dentro da panela com o feijão e o caldo temperado, ou refogar o arroz numa panela com alho e cebola, e acrescentar o feijão com o caldo deixando cozinhar. A maioria dos cearenses  acrescentam coentro e cebolinha (opcional). 

 A história do Baião de Dois remonta aos tempos de grandes dificuldades do povo nordestino com as secas quando a comida era escassa e nada podia se estragar ou desperdiçar. Assim, o cearense uniu as sobras da cozinha, arroz e feijão com o pouco que tinha de carne seca e queijo de coalho e surgiu assim esse saboroso prato da cozinha nordestina. - Com o tempo as receitas foram sendo ampliadas e diversificadas, de modo que cada cearense tem a sua própria receita.

Variações:

Quando o baião tá quase seco,  fica delicioso acrescentar nata e bastante queijo coalho, que derrete na panela e dá um sabor delicioso.

É muito apreciado também usar torresmo ou fatias de bacon, que devem ser acrescentados depois do baião pronto. A gordura do torresmo pode ser usada na hora de refogar o arroz, vai realçar o sabor.

É muito comum também o baião-de-dois molinho, onde acrescenta-se antes de secar creme-de-leite, e queijo coalho em cubinhos. O segredo é ficar bem cozidinho. 

É possível usar tomate,  pimentão, dependendo do gosto de cada um!

Pode-se também usar costelinha de porco fritas, junto com torresmo, ou carne-de-sol, que podem ser servido à parte ou acrescentadas ao prato, na hora de servir.

É comum também aqui no Ceará fazer o baião-de-dois com a fava (feijão branco graúdo), substituindo p feijão-de-corda.

Podes-se deixar de lado os torresmos e o alho ao refogar, e realçar o sabor dos derivados do leite, usando manteiga-da-terra (conhecida em outras regiões como manteiga de garrafa). 

Baião-de-dois feito com feijão verde, nata e queijo coalho com bastante cheiro verde é de dar água na boca! Eu adoro!

Na falta do feijão de corda, pode-se usar também o feijão mulatinho, mas por ter o caldo mais grosso, dificilmente ficará um baião bem soltinho, se for essa a preferência. Mas fica perfeito pra quem aprecia o baião mole.

Eu não dispenso o cheiro verde no meu baião-de-dois! Prefiro acrescentá-lo quando já tá quase pronto, porque assim não cozinha muito e o sabor fica mais acentuado. Na hora de servir também pode colocar um pouco pra decorar!


Mais imagens desse delicioso prato:









Dica: No restaurante do Balneário Caldeirões (Saboeiro) serve-se um delicioso baião-de-dois com queijo coalho com tilápia bem fritinha delicioso!! Além de tudo saborear isso diante de uma linda paisagem! Fica a dica pra esse domingão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!