domingo, 27 de janeiro de 2013

Saboeiro X Dengue: Está na hora de fazermos a lição de casa!

Agentes de Endemias de Saboeiro
Em 2012 Saboeiro alcançou resultados excelentes nas estatísticas de dengue, e ficamos na marca de 0,10%, a décima parte dos parâmetros permitidos pelo Ministério da Saúde, que é de 1,0 %. Isso foi o resultado de um trabalho muito bem feito pela nossa equipe de Vigilância Epidemiológica e Prefeitura Municipal através das Secretarias de Saúde e do Meio Ambiente.

Nesse início de 2013, portanto, é preciso que haja uma preocupação principalmente por parte da gestão municipal e da população para não permitir que o índice de casos de dengue volte a crescer. Esse pequeno inimigo, que faz um estrago tão grande e se prolifera de forma tão rápida, não pode encontrar meios de desenvolver.

Os  cuidados todos já sabem, mas ainda percebe-se todos acomodados. O Coordenador da Vigilância Epidemiológica, Regimar, está preocupado, porque já é necessário realizar o trabalho de  telamento das caixas, mas ainda não recebeu o material da prefeitura. Por outro lado, o acúmulo de lixo em algumas ruas e encostas também preocupa. Até mesmo na hora do transporte do lixo, através de caçamba não coberta por uma lona, cai lixo nas ruas, e isso pode colaborar com o problema. 

De igual modo, a população ainda não fez seu dever de casa, e é urgente que se providencie limpeza de quintais e terrenos baldios para retirada de qualquer local propício ao desenvolvimento do mosquito da dengue, haja visto que estamos numa época em que há qualquer momento pode chover, e com esse aumento da temperatura, conforme alertou o Secretário de Saúde, Arruda Bastos, na matéria anterior, estamos numa época propícia ao retorno da doença. Uma única chuva nas condições atuais pode comprometer seriamente a saúde da população de Saboeiro nesse momento, e todos precisam estar cientes de suas respectivas responsabilidades.

Nosso blog deixa aqui então um apelo, para que  se agilize as ações de prevenção da dengue: a prefeitura melhorar o serviço de limpeza pública e providenciar urgentemente a tela para o telamento das caixas e, a população colaborar, realizando eficientemente a limpeza de sua casa e áreas em volta, embalando adequadamente seu lixo, não deixando água acumulada mesmo em pequenos recipientes, pois essa guerra contra o mosquito da dengue é contínua e deve ser intensificada nesse período. A equipe da Vigilância Epidemiológica está trabalhando continuamente, incansavelmente, mas para a continuidade do exitoso trabalho depende das ações acima mencionadas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!