sábado, 22 de setembro de 2012

Rota do Cordeiro: Uma alternativa de desenvolvimento econômico para o sertão


O "Programa Rota do Cordeiro" prevê a instalação de seis Unidades Técnicas de Referência (UTRs), onde serão implantados sistemas integrados de produção de cordeiros para abate, localizados no semiárido brasileiro em regiões tradicionalmente produtoras de ovinos, mas que apresentam baixos índices sociais e grande incidência de extrema pobreza.

 Cada UTR contará com centro de inteligência (para realização de diagnóstico de mercado, monitoramento do setor e análise de tendências para subsidiar tomadas de decisão); núcleo de melhoramento genético (destinado à formação de rebanhos multiplicadores melhorados); vitrine tecnológica (constituídas por tecnologias de convivência com o semiárido) e central de terminação (destinada à padronização da produção com vistas à inserção em mercado específicos).

 Espera-se que com esse Programa cerca de 720 famílias sejam beneficiadas, além de técnicos e produtores que serão capacitados continuamente. Durante o Sincorte será assinado Acordo de Cooperação Técnica entre a Embrapa e o Ministério da Integração para realização das atividades do Programa Rota do Cordeiro.


Tauá na Rota do Cordeiro


Nesta sexta-feira, 21 de setembro, na sala de vídeo-conferência da Cidade Digital, um encontro entre a equipe da EMBRAPA, técnicos da Secretaria Municipal da Agricultura e Recursos Hídricos e produtores rurais tauaenses. A reunião tratou da implantação do Programa Rota do Cordeiro, uma parceria entre o Ministério da Integração Nacional, Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e Empresa Brasileira de Pesquisa em Agropecuária (Embrapa – Caprinos e Ovinos). Em Tauá, o Programa inclui a construção de um Núcleo de Terminação para Cordeiros e uma fábrica de rações, implantação de reserva alimentar e acompanhamento técnico aos produtores. A primeira etapa prevê a capacitação de 120 produtores, com a realização de palestras técnicas e cursos. O objetivo é apoiar a atividade de produção de cordeiros e cabritos e todas as atividades que estão ligadas a esta cadeia produtiva, como a frigorificação, distribuição e comércio; beneficiamento da carne; culinária e gastronomia. Pretende-se modernizar a produção, visando à melhoria de renda para o produtor e ligar os elos da cadeia produtiva, beneficiando também o consumidor com produtos seguros, com melhor qualidade e oferta regular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!