quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Google completa 14 anos

Doodle comemorativo do 14º aniversário
do Google
Alguém conseguiria imaginar, nos dias atuais, a internet sem o Google? Porque eu não consigo!A empresa é responsável por 98,7% das buscas realizadas no Brasil, mas fornece muitos outros produtos e serviços aos usuários (a maioria de forma gratuita), além do famoso sistema de pesquisas.

Diferente de boa parte das empresas de tecnologia criadas nos Estados Unidos, o Google não nasceu em uma garagem. Larry Page e Sergey Brin se conheceram em 1995, quando Page visitava a universidade de Stanford e Brin foi o seu guia pelo campus. No ano seguinte, quando ambos eram estudantes de ciências da computação, iniciaram uma parceria para desenvolver o BackRub, mecanismo de pesquisa hospedado nos servidores da instituição, que acabou por consumir mais largura de banda do que os padrões de Stanford. 

Em 1997, os estudantes decidem dar um novo nome ao mecanismo de pesquisa e, após algumas sugestões, optam chamá-lo de Google, um trocadilho com a palavra “googol”, termo utilizado na matemática para definir o dígito “1” seguido de 100 dígitos “0”. A escolha foi um reflexo da intenção de Page e Brin de organizar todas as informações da web.

Daí em diante a empresa foi só crescendo em ritmo acelerado, e hoje dispomos de tantos recursos que as vezes nos perdemos em relação a quais queremos utilizar:  Blogger OrkutGmail  Google EarthGoogle MapsGoogle TalkGoogle Reader Google Analytics PicasaGoogle Docs YouTube Google Street ViewGoogle ChromeAndroidGoogle Voice Google Drive Google TVGoogle Music

Para comemorar os 14 anos da companhia completados nesta quinta-feira (27), o TechTudo resolveu preparar uma matéria especial contando um pouco da história da gigante das buscas. Leia essa reportagem especial na íntegra clicando AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!