segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Comentário do leitor do blog merece reflexão


Vale a pena publicar como matéria o comentário de um leitor, a cerca da festa realizada em comemoração ao aniversário de Perboyre Diógenes, que na verdade nada mais foi que uma estratégia para tentar impressionar o povo desta cidade sustentando suas pretensão de voltar a comandar o executivo daqui por mais dezesseis anos....

Thiago disse...

"Pão e Circo",modelo de sustentação político criado por Roma para a manutenção da ordem social do Império. Na prática esse modelo correspondia à garantia da existência de comida e diversão para o povo, com o objetivo de apaziguar eventuais movimentos de insatisfação social contra os governantes e as suas políticas. Aqui vai minha crítica acerca do funcionamento do sistema político, nomeadamente das estratégias que este vai encontrando para se perpetuar,ou nesse caso específico, voltar.

Ao olharmos para a sociedade de hoje, ou seja vinte séculos depois, não será difícil chegarmos à conclusão que, neste particular, pouco ou nada parece ter mudado.
Creio que não se possa sustentar que este tipo de estratégia seja deliberada, como porventura não o terá sido em Roma. Porém e uma vez que acaba por se manifestar, o efeito "Pão e Circo" tem servido os interesses das classes políticas (pelo menos daquelas que podem bancar).

Damos hoje atenção particular a este tema em face por vivermos num quadro político de Democracia, que assenta todo ele no poder soberano do povo.

Por vezes interrogo-me até que ponto são fornecidos ao povo os dados esclarecedores minimamente divulgados que lhe permitam tomar, nos momentos das votações, as melhores decisões para o seu próprio futuro? Até que ponto está o povo preparado e interessado em conhecer tais dados? Um povo que viva numa lógica de "Pão e Circo" estará efetivamente à altura das responsabilidades que uma verdadeira Democracia exige? Estará na posse do mínimo de informação clara e objetiva sobre a realidade acerca da qual é chamado a pronunciar-se? Eu, por mim, tenho algumas reservas...


Porém e contrariamente ao que possa pensar-se, a culpa deste estado de coisas não está no povo. A culpa, se existe (reafirmo que, apesar de poder revelar-se útil a alguns em determinados contextos, a estratégia "Pão e Circo" não aparenta ser deliberada), tem sido das sucessivas elites políticas que, pelas mais variadas razões e um pouco por todo o lado, se têm abstido de implementar políticas tendentes à preparação de cidadãos mais interessados, preocupados, com espírito objetivamente critico e participativos das grandes decisões relativas à sociedade de que fazemos parte.


cremos que a divulgação destes índices de esclarecimento junto do povo teria como resultado direto a rigidez e qualificação dos políticos, dos seus projetos e das políticas que colocariam em prática.Todavia, continuaremos a correr o sério risco de "eu vou mudar","eu prometo","Ele não fez isso mas Eu vou fazer..." ser, aos olhos de grande parte dos cidadãos, algo que serve apenas para alimentar discursos e debates políticos, mas sem qualquer correspondência com a realidade da vida de cada um de nós.(vejam como nossa cidade mudou na época em que esse gestor esteve a frente dela???!!) E OLHEM,tempo NÃO faltou para alguém que se diz gostar da cidade...


Para os cidadãos Saboeirense (que presumimos seja porventura a maioria das pessoas) a possibilidade não esquecer-nos um passado sombrio,cheio de incertezas e sofrimento, (ainda que por vezes de menor proporção para uma pequena minoria familiar do político em questão),são razões suficientes para um período de campanha que se avizinha...curiosa, essa festa ocorre em "cima" de um ano próximo e importante que está por vim."


Soltando o verbo

Obrigado, Tiago! Bem vindo sempre ao Blog. Quisera eu que muitos perdessem o medo de comentar no blog, de expressar sua opinião. Desde que vetei os comentários anônimos o índice de comentários diminuiu significativamente. Mas é muito importante que tantas pessoas que chegam pessoalmente até a mim e manifestam suas opiniões sobre várias matérias, fazem sugestões, ou mesmo críticas, o fizessem aqui nos comentários, assim ficaria registrado, e seria compartilhado com tantas pessoas que acessam o blog, cujo propósito vai além da mera divulgação de Saboeiro, mas visa também fomentar no saboeirense a habilidade de refletir, tomar decisões visando bens coletivos, expressar-se, lutar para que o município se torne mais desenvolvido. Infelizmente a política do "pão e circo" é uma realidade nacional. Eu não seria hipócrita de dizer aqui que não gosto de festas, e até acho necessário também... O que discordo é mascarar objetivos, transformar um espaço de lazer e entretenimento num artifício de enganar o povo, vendar-lhe os olhos para não enxergar, muitas vezes, a sujeira embaixo do tapete. O povo é que precisa ser esclarecido. E graças a Deus estamos dando importantes passos nesse sentido, se não seu brilhante comentário não estaria aqui. Ele é exemplo de que o povo tá acordando.

Um abraço, amigo!

Um comentário:

  1. Obrigado minha amiga Aécia,por postar meu comentário na hora certa.Você vem fazendo um importantíssimo trabalho dentro do nosso município.Você vem resgatando a nossa tão sonhada democracia em outrora.Uma democracia,aonde tantas vezes "surrada",hoje ela, tem vez e voz através do seu blog. Parabéns,continue assim...ah,eu tenho um sobrenome também,Braga.THIAGO BRAGA.

    ResponderExcluir

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!