terça-feira, 1 de março de 2011

Uma Passeata pela Vida!

Na manhã deste primeiro dia do mês de março a população de Saboeiro se emocionou com a 1ª Passeata da Promoção da Saúde, um evento realizado com o objetivo de sensiblizar condutores de automóveis e motocicletas, especialmente estes últimos, da necessidade de adotar medidas simples de segurança que implicarão na redução significativa do alto índice de acidentes com vítimas fatais no trânsito do município.

A iniciativa é apenas o primeiro passo de um projeto que, em caráter contínuo, buscará a formação de multiplicadores principalmente nas escolas. Esse projeto pioneiro que trouxe o tema: "Motocicilista Consciente Evita Aidente", contou com o patrocínio de pessoas da sociedade civil e diversas empresas, que doaram diversos brindes que foram sorteados entre os motoqueiros participantes do evento. Ao todo, foram cerca de 15 capacetes, três ventiladores, um multiprocessador, um secador de cabelos, serviços de troca de óleo, vale-combustíveis e cerca de 15 kits promoconais sorteados.

As famílias dos saboeirenses vítimas de acidentes no trânsito foram homenageadas durante todo o percurso da passeata, através da homenagem póstuma aos conterrâneos: Manoel do Amor, Suderlândio (Irmão da Suliê, ex marido da locutora Lena), Uberlândio (irmão do agente pro-cidadania Paulão, ex jogador do time do Palmeiras), Chapolim (mecânico que trabalhava na oficina do Luis do Cesário), Ildermar Martins (Filho do casal Abrão e Socorro), Fábio (Sobrinho da Dona Dorinha, ex noivo da técnica de enfermagem Sinara) Gilson Martins (sobrinho do Abrão), Naldo Maciel (filho do Geraldo Moisés), Sr. Edmundo (sogro do Secretário da Cultura, Marcos Melo), Egildo (filho do Erlito), Adelício (jovem saboeirense que faleceu em um acidente em Belo Horizonte), Lindomar (filho da dona de restaurante Nonata), Manoel (que trabalhava como vigia na escola Municipal), Aldeirton (última vítima do trânsito em Saboeiro, natural do distrito São José), entre outros, que tiveram suas vidas ceifadas de forma repentina.

Também foram lembrados e homenageados saboeiresnses que sobreviveram a trágicos acidentes, como o pedreiro Carleilson e seu irmão, que sofreram graves acidentes no mesmo ano, onde um deles teve a perna amputada; como Macário, grande nome do futebol saboeirense, que sofreu há pouco tempo um grave acidente na véspera de retornar a Saboeiro para participar do campeonato de futebol, tendo tido a perna também amputada; como o vigia do Hospital de Saboeiro, nosso coleguinha amado, Marciano, que quase teve a perna amputada, tendo ficado em coma vários dias após sofrer também uma parada cardíaca durante a cirurgia de emergência, se encontrando ainda hospitalizado em Fortaleza, em fase de recuperação.

Ao som da música "É preciso saber viver", todos seguiram emocionados pelas principais ruas da cidade até o ponto de concentração final, no pátio da rodoviária, onde diversas autoridades e patrocinadores exaltaram a importância do evento e de adotar medidas de segurança no trânsito.

Além do mais, a 1ª passeata pela vida em Saboeiro, foi realizada em época muito oportuna, pela proximidade do carnaval, época em que geralmente costuma-se cometer muitos excessos especialmente no consumo de álcool.

Diversas pessoas foram entrevistadas durante o evento e o aúdio estará disponível em breve.
Confira todas as fotos: Clique aqui

Um comentário:

  1. Aécia, vou te falar uma coisa... Sua cidade é pequena mas é agitada hein... Aqui em Barretos não tem metade das coisas que acontecem aí. Parabens!

    ResponderExcluir

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!