quarta-feira, 9 de março de 2011

Campanha da Fraternidade 2011: um apelo à salvação do planeta


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) propõe a cada ano, através da Campanha da Fraternidade (CF), um itinerário evangelizador fortemente voltado para a conversão pessoal e comunitária, em preparação à Páscoa. Em 2011, a CF atinge um marco importante pela 47ª vez!

Os objetivos gerais da CF são sempre os mesmos e decorrem da missão evangelizadora que a Igreja recebeu de Jesus Cristo: em vista do mandamento do amor fraterno, despertar e nutrir o espírito comunitário no meio do povo e a verdadeira solidariedade na busca do bem comum; educar para a vida fraterna, a partir da justiça e do amor, que são exigências centrais do Evangelho; renovar a consciência sobre a responsabilidade de todos na ação evangelizadora da Igreja, na promoção humana e na edificação de uma sociedade justa e solidária.

Em 2011 a CF trata da gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas – causas e conseqüências. O objetivo é contribuir para a conscientização das comunidades cristãse de pessoas de boa vontade sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas, e motivá-las a participar dos debates e ações que visam enfrentar o problema e preservar as condições de vida na Terra.

Tema: Fraternidade e a Vida no Planeta

Lema: "A Criação Geme em Dores de parto", (Rm 8,22).

A Campanha da Fraternidade de 2011, vem nos alertar para o fato de que somos os responsáveis pelas catástrofes que vem acontecendo, e provavelmente acontecerão em maior escala, se a humanidade não olhar com olhos de amor e cuidado com a sua casa (o planeta)., lembrando-nos que tudo o que fazemos pode prejudicar ou ajudar a salvar nosso planeta nos dá a oportunidade de, como uma família, sentarmos juntos e elaborarmos ações para salvar a nossa casa.

"Em cada catástrofe seja ela terremotos, inundações, podemos sentir o planeta gemer, e a humanidade fazendo o mesmo, este gemido tem uma conotação de tristeza imensa. Ainda estamos em tempo hábil para reverter esta situação podemos transformar estes gemidos de dor em gemidos de amor e de esperança, sim podemos iniciar um período de gestação e após este período em que nos organizaremos com ações que ajudem a preservar o meio ambiente, receberemos de volta um planeta saudável, resgataremos o planeta que nos foi dado por Deus."

A CF dessse ano é um alerta de que atitudes devem ser tomadas por um todo, gerando ações que nos levem ao bem comum, estimulando o amor fraterno entre irmãos preocupados e comprometidos com a sobrevivência do planeta.

Fontes: igrejadoporto.blogspot.com

Portal Kairós


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!