quarta-feira, 16 de março de 2011

O trabalho dos Agentes de Endemias em Saboeiro no controle da Dengue, Leishmaniose e Doença de Chagas


Acompanhe o resumo das atividades dos Agentes de Endemias nesse início de 2011:

DENGUE

No 1º Ciclo de 2011 foram pesquisados 2.859 imóveis, e destes 71 foram positivos. O índice deste 1º Ciclo foi de 2,48%.

O 2º Ciclo está em andamento. até agora foram pesquisados 1.155 imóveis, sendo encontrado foco da dengue em 25 deles. O índice, até o momento, é de 2,16 %, e esta etapa ainda não está concluída.

Dentre as ações desenvolvidas para o controle da dengue no município, os Agentes de Endemais vêm desenvolvendo as seguintes ações:

1. Pulverização dos imóveis positivos;

2. Visita especial nos imóveis positivos;

3. Pulverização na cidade com a bomba costal (U.B.V);

4. Peixamento nos tanques;

5. Telamento nas caixas d'água.

LEISHMANIOSE

Os Agentes de Endemias estão realizada a Sorologia Caninajunto com o trabalho de controle à Doença de Chagas, atuando em todas as 217 localidades existentes no município. Até o dia 28 de fevereiro,, os agentes trabalharam em 16 sítios e no Distrito Barrinha.

Foi feita a sorologia em 178 animais, sendo diagnosticado 03 (três) sorologias pósitivas: 01 na Barrinha, 01 no Sítio Canal e 01 no sítio Santa Clara. Esses animais foram sacrificados pelo veterinário que atende na secretaria de agricultura do Município.

DOENÇA DE CHAGAS

Até o dia 28 de fevereiro foram pesquisados no município 508 imóveis,, nos mesmos locais onde foram feitas as pesquisas de Leishmaniose. Destes, foi encontrado apenas 01 (um) barbeiro positivo, da espécie Lutzi, no Sítio Santa Clara, e todos os habitantes do imóvel foram encaminhados para exames.

Nota: dados fornecidas pelo Supervisor de Endemias no município, José Regimar Ribeiro do Carmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!