quinta-feira, 9 de maio de 2013

Livro do saboeirense Valdizar Andrade será lançado dia 01 de junho


O poder da Decisão- reflexões de um peregrino, é o nome do livro de Valdizar Andrade, que será lançado durante o 1º Encontro dos Filhos da Terra do Galo, em Fortaleza. O empresário saboeirense vive em Cuiabá, e narra no livro sua experiência pessoal na peregrinação no Caminho de Santiago de Compostela (França). O livro traz uma mensagem forte de SUPERAÇÃO.

Nossa blog estará registrando cada detalhe do encontro, e consequentemente, contando cada detalhe do lançamento do livro de Valdizar, que também será entrevistado com exclusividade.

Artigo publicado no Site do Grupo Valdizar Andrade


Buscando fonte de inspiração nos Caminhos Santiago de Compostela 

Fazer uma peregrinação pelos Caminhos dos Países da Europa em busca de conhecimentos e elevação do espírito foia forma que Valdizar Andrade - mestre em comportamento organizacional - encontrou para melhorar seus conhecimentos, buscar fontes de inspiração e poder ajudar ao próximo. A viagem teve início saindo de Cuiabá no dia 20 de julho para Sant Jean Pier de Porto - França passando pelas montanhas dos Pirineus até chegar a Santiago de Compostela. A rota une diversas zonas da Europa á Compostela e vem sendo percorrida por milhões de pessoas das mais variadas procedências, sempre com o intuito da renovação pessoal, extraindo o máximo de aprendizagem durante a viagem.

As palavras de Valdizar sobre sua viagem: 

“Fazer essa viagem pra mim foi procurar desenvolver um autoconhecimento, autopercepção, equilíbrio, amor próprio, respeitando o próximo, passar por um processo de desapego, outros costumes. Focando no homem de cinquenta anos que com todo vigor de sua vida consiga superar todos os problemas enfrentados em seu dia a dia, principalmente no mercado de trabalho onde o preconceito é muito grande em relação à idade”.

Breve história do Caminho de Santiago de Compostela 

O itinerário mais famoso é o chamado Caminho Francês, que absorve a maioria dos caminhos vindos do continente europeu e se dirige a Santiago atravessando o nordeste de Espanha. Existem outros percursos não menos importantes vindos de Portugal, o sul da Espanha que atravessa a cidade portuguesa de Chaves, e do oeste e norte da Europa por via marítima, já Valdizar Andrade estará percorrendo 800 km, sendo em torno de 35 km/dia. [...]

Desde a descoberta do túmulo do Apóstolo Santiago, em Compostela, no século IX, o Caminho de Santiago se transformou-na rota de peregrinação mais importante da Europa medieval. A passagem de inúmeros peregrinos, que motivados pela sua fé, se dirigiam a Compostela vindo de todos os países europeus. Serviu como base de todo o desenvolvimento artístico, social e econômico da região. O caminho não é somente um resquício arqueológico do esplendor do passado histórico, mas um caminho vivo, renovado pela passagem dos novos peregrinos, dos viajantes e turistas que revivem a vida em pleno século XXI. Esta história é um patrimônio comum a todos os europeus.

A peregrinação à Santiago não é um turismo comum. Não se limita ao turismo esportivo ou o ecoturismo. É uma forma diferente de encarar sua vida, seus caminhos e obstáculos. É se encontrar nas raízes religiosas e históricas da Europa. É renovar um caminho de transformação interior. É caminhar e viajar ao ritmo de outros séculos. É... Peregrinar. Pode-se dizer que o Caminho de Santiago é um símbolo. É um caminho de fé, um caminho de arte e cultura, uma trilha ecológica e humana. Um encontro com a transcendência. A busca de si mesmo; uma peregrinação ao mistério, o morrer e o renascer. É uma aventura física e espiritual que nos preparara para o futuro.Para quem não sabe, todos os anos, no dia 25 de julho, comemora-se o martírio de Santiago. As outras datas vinculadas ao apóstolo são os dias 23 de maio (aparição) e 30 de dezembro (traslado). Sempre que o dia 25 de julho cai num domingo, tem-se o chamado “ano santo compostelano”, no qual é aberta a “porta santa” da catedral de Santiago, assim ficando ao longo de todo o ano.

Fotos de Valdizar durante a peregrinação na França:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!