O caso da atriz americana Angelina Jolie, que passou por uma duplamastectomia preventiva para reduzir o risco elevado de câncer de mama, despertou o interesse mundial para esse tipo de cirurgia. O POVO Online ouviu especialista, que afirmou que o procedimento ainda ocorre em caráter experimental no Brasil.
Em um artigo com o título "Minha opção médica" publicado no jornal New York Times, a atriz de 37 anos explica que decidiu passar pela operação porque tem uma mutação genética que aumenta o risco de câncer. Em seu caso, a mutação genética, conhecida como BRCA1, representava 87% de possibilidades de desenvolver um câncer de mama e 50% de ter um câncer de ovários.
O médico Luiz Porto, presidente da Sociedade Cearense de Oncologia, confirmou que se trata de uma medida preventiva para evitar um futuro câncer. "A pessoa se previne e se beneficia com a retirada da tireóide, das mamas e ovários", disse Luiz Porto.
O médico falou que, diferente do Brasil, nos Estados Unidos o procedimento é mais comum e conta com a colaboração da Clínica Mayo, importante centro médico acadêmico americano que, desde 1987, ajuda a medicina no tratamento de câncer.
No Brasil, o médico revelou que a cirurgia ocorre em caráter experimental e que há muita limitação nos recursos técnicos e humanos. "Há muita limitação. É muito difícil, por exemplo, fazer o teste do BRCA1. Mas, quando conseguimos, a gente realiza a cirurgia, porém, de uma maneira ainda muito inicial, em fase experimental", disse.
Para o médico, casos como da Angelina Jolie são importantes para que haja uma legislação específica e a criação de um conselho para tratar desse tipo de cirurgia. "Vamos retirar uma glândula que não tem doença. Vamos tirar um órgão sadio. Isso pode ser considerado crime. É uma lesão corporal de natureza grave. Precisamos ter a aprovação do comitê de ética", afirmou.
No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) não cobre a cirurgia, somente clínicas particulares.
Prevenção
Mulheres têm maior predisposição para o câncer de mama e devem realizar exames preventivos como rotina. Nódulos nos seios podem ser percebidos pelo exame do toque (ou autoexame). O melhor período para o autoexame é uma semana após a menstruação. Exame clínico, mamografia e ultrassonografia, realizados pelo médico, dão diagnósticos mais precisos do câncer de mama. A periodicidade varia de seis meses a um ano, considerando-se os fatores de risco.
O médico Luiz Porto, uma das referências na área de mastologia, lembra os fatores de risco do câncer de mama: idade (a partir de 50 anos, toda mulher é do grupo de risco), história familiar (ter parentes em primeiro grau com a doença), não ter filhos ou tê-los depois dos 30 anos, não amamentar, tomar hormônios (reposição hormonal) ou anticoncepcional de forma abusiva (sem orientação médica e por mais de cinco anos), obesidade, sedentarismo e álcool em excesso.
O POVO Online
SAIBA MAIS:
No artigo do New York Times, Angelina Jolie explica que seu procedimento começou em 2 de fevereiro, com uma intervenção que exclui doenças nos dutos mamários, atrás dos mamilos, e atrai um fluxo maior de sangue para a região. Duas semanas depois teve início a cirurgia principal, que é a remoção do tecido do seio, com o preenchimento temporário da mama. Passadas nove semanas, a operação foi completada com a reconstrução dos seios com um implante. "Houve muitos avanços neste procedimento nos últimos anos, e os resultados podem ser lindos", afirmou a atriz.
O apoio do marido
O marido de Jolie, o não menos famoso ator Brad Pit, se pronunciou sobre a decisão da mulher: "Ter testemunhado esta decisão, em primeira mão, me fez achar o ato de Angie, assim como de diversas outras mulheres, heroico. Agradeço aos médicos pelo cuidado e foco. Tudo o que eu quero para ela é ter uma vida saudável, comigo e com nossos filhos. Esse é um dia feliz para nossa família", afirmou em entrevista ao jornal Standard.
(Terra)
(Terra)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!