sábado, 21 de julho de 2012

Sabor, tradicionalismo e recorde: a maior rapadura do mundo

A maior rapadura do mundo, produzida em um engenho em Pindoretama, na Região Metropolitana de Fortaleza, foi exposta em na Feira de Doces, tradicional na cidade. A rapadura atrai turistas, inclusive de outros estados, que tiram para fotos ao lado da rapadura gigante.

Ivanilson Ribeiro, o produtor da maior rapadura do mundo, faz anualmente o doce gigante. Em 2011, ele conseguiu inscrever a rapadura no Guinness, livro que registra recordes mundiais, com uma rapadura de 3.225 quilos. Em 2012, com a rapadura de quatro toneladas, ele quer um novo recorde.


Helvécio Martins (Via facebook)

Aproveitando aqui a deixa do meu amigo Helvécio Martins, que leva sempre matérias interessantíssimas par ao facebook, vamos saber um pouco mais sobre essa delícia tão peculiar que já se confunde com o próprio povo cearense: a rapadura.


Rapadura é um doce de origem açoriana ou canária em forma de pequenos tijolos, com sabor e composição semelhantes ao açúcar mascavo. Fabricada em pequenos engenhos de açúcar, surgiu no século XVI como solução para transporte de açúcar em pequenas quantidades para uso individual. Como o açúcar granulado umedecia e melava facilmente, os tijolos de rapadura eram facilmente acomodados em sacolas de viajantes, resistindo durante meses a mudanças atmosféricas.

A rapadura é feita a partir da cana-de-açúcar após moagem, fervura do caldo, moldagem e secagem. É considerado um alimento com maior valor nutritivo que o açúcar refinado pois, enquanto este é quase exclusivamente sacarose a rapadura possui outras substâncias nutritivas em sua composição.

O nome rapadura, uma variação de "raspadura" (originada do verbo raspar), originou-se da raspagem das camadas espessas de açúcar presas às paredes dos tachos utilizados para a fabricação do mesmo.

Regiões onde é produzida:

É típica do Nordeste do Brasil e de diversas outras regiões da América Latina[3], onde recebe diferentes nomes como: panela (Colômbia, Venezuela, México, Equador e Guatemala), piloncillo (México), papelón (Venezuela e Colômbia), chancaca (Bolívia e Peru), empanizao (Bolívia) ou tapa de dulce (Costa Rica). O nome rapadura (ou a variação raspadura) é utilizado também na Argentina, na Guatemala e no Panamá. Seu uso também é disseminado na Índia.

Na América Latina, a Colômbia é o primeiro produtor, com 1 milhão de toneladas anual e o segundo mundial depois da Índia. A Região Nordeste é a maior produtora de rapadura do Brasil, onde o Ceará aparece como maior produtor.

Processo de fabricação:

Após o corte da cana-de-açúcar, que deve ser feito sem a queima da cana, este é transportada até o engenho onde deverá ser moída. O caldo de cana resultante da moagem é levado para a decantação, com o intuito de separar as impurezas - nessa etapa o risco a fermentação do caldo pode prejudicar a aparência do produto. A concentração até se atingir o ponto para o batimento se dá por meio da fervura do caldo, o que pode acontecer em um mesmo tacho ou em até cinco tachos como nos engenhos mais modernos, o que ajuda a ter um controle da temperatura para a concentração do caldo. Depois que o caldo se torna melado ele é batido para obter uma maior consistência e ser colocado em formas no formato tradicional de paralelepípedo. Depois que a rapadura já endureceu, esfriou e ganhou a sua forma, pode ser retirada das formas. Após o batimento, o caldo concentrado é moldado em formas de 500 gramas ou um quilo ou tabletes de 20 a 25 gramas. Após o resfriamento, ocorre a desenformagem e, por fim, o embalamento da rapadura.

Consumo:

rapaduraSua utilidade é extensa e varia de acordo com os hábitos culturais de cada região que utiliza. No Brasil é basicamente utilizada em substituição ao açúcar ou para consumo direto, em lascas, como sobremesa. No Nordeste brasileiro foi muito utilizada pelo sertanejo, junto com a farinha, para ser consumida no local de trabalho. À rapadura também podem ser adicionados ingredientes como castanha-de-cajú, coco, amendoim, entre outros.

Propriedades nutritivas:

A rapadura é famosa pelo seu alto valor calórico, sendo rica também em vitaminas, minerais e proteínas. O produto está inserido na merenda escolar aqui no Ceará, Paraíba e Pernambuco.

Fonte: Wikipedia

Algumas Receitas com rapadura:


1. Bolo de Rapadura do Globo Rural

Receita de Bolo de rapadura do Globo Rural

Ingredientes

320 gramas de rapadura raspada
1 xícara de chá de água
4 claras
4 gemas
250 gramas de manteiga
1 colher de sopa de fermento em pó
2 xícaras de chá de farinha de trigo
Acompanhe as novas receitas no Twitter
Conheça a nossa página no Facebook

Modo de preparo

Misture a rapadura com a água e leve ao fogo até derreter
Enquanto isso, bata as claras em neve
Depois, misture a manteiga com as gemas e vá adicionando aos poucos a rapadura derretida já fria
Então, coloque a farinha de trigo, as claras em neve e o fermento sempre misturando bem
A mistura deve ser feita a mão para o bolo não ficar seco
Despeje em uma forma untada, cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus para assar
Deixei por 30 minutos
Depois, retire o papel e deixe dourar por mais 15 minutos. (almanaqueculinario)


2. Receita de Bolo de Rapadura da Cozinha Nestlé


Ingredientes:

• 4 xícaras (chá) de ovos
• 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
• 2 xícaras (chá) de rapadura em pedaços
• 1 lata de leite condensado
• 200 g de manteiga
• 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
• 1 colher (sopa) de fermento em pó
Cobertura:
• 100 g de castanha de caju picada
• 1 lata de leite condensado

Preparo:

Leve os pedaços de rapadura ao fogo com uma xícara (chá) de água e deixe ferver em fogo baixo por cerca de 15 minutos. Retire do fogo, coe e reserve o caldo. Bata as claras em neve e reserve. Bata a manteiga com o Leite Moça, as gemas e uma xícara (chá) do caldo de rapadura. Acrescente a farinha de trigo, o fermento em pó e o bicarbonato. Por último, adicione as claras batidas em neve. Coloque em uma fôrma com furo central (28cm de diâmetro), untada e polvilhada com farinha de trigo. Leve para assar em forno médio (180°C), pré-aquecido, por cerca de 40 minutos. Retire do forno, espere amornar e desenforme.

Cobertura: Misture o Leite Moça com o restante do caldo da rapadura e leve ao fogo baixo por cerca de 8 minutos, mexendo sempre. Retire e cubra o bolo. Decore com as castanhas de caju.

Dicas para esta receita:

- A rapadura é o caldo de cana concentrado pelo calor e tratado de maneira que se solidifica. Quando usada em bolos, deixa a massa mais macia.

- A castanha de caju pode ser substituída por amendoim. Se quiser, decore o bolo com castanhas de caju inteiras.

Congelamento: Depois de desenformado, embale o bolo inteiro, sem a cobertura, em papel de alumínio e depois coloque dentro de um saco plástico. Feche, etiquete e congele em freezer ou duplex por até 3 meses. Para descongelar, deixe na geladeira, ainda embalado, por cerca de 6 horas ou 2 horas em temperatura ambiente. Retire da embalagem, coloque a cobertura e sirva.

Microondas: Não indicamos o preparo desta receita em microondas, pois o seu resultado não é satisfatório. (muitomaisreceitas)

3. Sorvete de Rapadura do Chef Rodrigo Oliveira (dono de restaurante em SP)


INGREDIENTES
- 1 kg de sorvete de creme
- 250 g de coalhada (ou iogurte)
- 400 g de melado de cana
- 2 colheres de sopa de suco de limão-cravo
- 250 g de creme de leite fresco
- 350 g de rapadura picada

PREPARO
- Misture a coalhada, o melado e o limão
- Deixe no congelador por cerca de 12h
- Quando a mistura estiver firme, coloque na batedeira em velocidade baixa
- Incorpore o creme fresco aos poucos
- Aumente a velocidade e bata até a mistura quase dobrar de volume
- Coloque aos poucos o sorvete levemente amolecido até a mistura ficar homogênea
- Acrescente a rapadura picada e gelada
- Leve ao congelador por mais 12h
- Está pronto para servir
(folha.uol.com)


E aí, depois de tudo isso, que tal saborear um pedaço de rapadura ou se arriscar no preparo de uma dessas deliciosas receitas? Um xeiro pra os amantes dos sabores cearenses, aqui em especial da boa e velha rapadura! - Aécia Leal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!