quinta-feira, 19 de julho de 2012

Nossa Culinária: Buchada



A buchada de bode ou de carneiro é feita com miúdos de: rins, figado e vísceras do animal lavadas, aferventadas, cortadas, temperadas e cozidas dentro de um "bucho" feito com o próprio estômago do animal. É um prático exótico, típico do nordeste e muito apreciado aqui em Saboeiro.

Quando se referem ao prato nordestino, o termo mais usado é "Buchada de Bode", apesar da iguaria de carneiro ser muito apreciada também, especialmente aqui no Ceará. O mais interessante é que apesar de ser um prato típico da região nordestina, vocês sabiam que o termo "buchada de bode" foi inventado nas regiões Sul e Sudeste do país? Isso mesmo! Porque na verdade, em diversas regiões do Nordeste, não é usual fazer buchada de outro animal que não seja o bode. Assim, a iguaria na região arretada é chamada simplesmente de "buchada".

Quer saber todos os ingredientes e como se preparada uma autêntica buchada? Então vamos lá!

A receita a seguir foi adaptada de uma retirada do site www.soreceitas.com e do blog Eita Nordestino, para ficar mais com a cara do sabor do prato em Saboeiro.

Ingredientes:

Vísceras de 1 cabrito ou carneiro (bucho, tripas, fígado e rins)
4 limões grandes
Sal e pimenta-do-reino a gosto
3 dentes de alho esmagados
4 cebolas picadas
1 maço de cheiro verde picado
1 xícara (chá) de vinagre
2 colheres (sopa) de azeite


Na receita do site continha ainda:


2 folhas de louro picadas
2 ramos de hortelã picados
200g de toucinho fresco picado
Sangue coagulado do cabrito
(Não é comum colocarmos estes ingredientes aqui, mas fica a dica para quem quiser experimentar)


Variante: Aqui em Saboeiro, é muito comum o uso do arroz, que é misturado cru às vísceras temperadas, e não é comum usarmos o sangue coagulado). Mais abusamos do cheiro verde, cebola e é comum acrescentarmos o pimentão e tomate.

Modo de preparado (De acordo com a receita e os ingredientes lá do site mencionado):

Primeiramente, para realizar a receita de buchada de bode, limpe bem todas as vísceras, retirando a cartilagem e o sebo. Limpe o bucho, lavando-o várias vezes e esfregando o limão por dentro e por fora. Deixe-o de molho em água fria com o suco de 1 limão por pelo menos 5 horas. Pique em tirinhas as tripas e demais vísceras. Tempere-as com sal, pimenta-do-reino, alho, cebola, cheiro verde, louro e hortelã. Junte o vinagre e deixe tomar gosto.

Aqueça o azeite e coloque nele o toucinho. Deixe em fogo baixo até derreter bem o toucinho, formando torresmos. Retire os torresmos e na gordura que se formou refogue todas as vísceras. Junte o sangue coagulado já picado e retire do fogo. (Se for usar o arroz nesse caso é a hora de ser acrescentado)

Retire o bucho do molho de limão, afervente-o inteiro e jogue fora a água. Coloque o refogado de vísceras juntamente com os torresmos no interior do bucho e costure-o com agulha e linha. Leve ao fogo uma panela com bastante água e sal e deixe ferver. Coloque nela o bucho e deixe cozinhar em fogo brando durante no mínimo 4 horas

Vá juntando mais água fervente à medida que for necessário.

Saiba Mais:

A Buchada é muito apreciada aqui nas refeições, mas também como um dos mais típicos tira-gostos para quem aprecia uma cachaçinha, mais precisamente falando uma boa ypióca! Muitos a saboreiam com pirão, com cuscuz, farofa, nunca dispensando os mocotós e o caldo, que fazem parte desse sabor tão típico! 

Mais imagens desse prato:

Buchada com sua companhia inseparável: mocotó


Aqui a buchada de carneiro servida junto com uma costelinha de carneiro ensopada


Na panela!!

Essa postagem é uma homenagem á todo saboeirense que aprecia uma boa buchada espalhado por esse brasil afora, a quem eu saúdo e divido esse sabor em nome do meu amigo Magno Leandro, que está em São Paulo morrendo de saudades da terrinha! pra você, querido!! Te adoro!! Saudades, garoto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!