sexta-feira, 1 de abril de 2011

Saboeiro é verde escuro na Educação

Ano Passado, Saboeiro ficou verde claro na Avaliação do SPAECE Alfa 2009. Ontem saiu o resultado premiminar do SPAECE Alfa 2010, e tenho a grata satisfação de informar que alcançamos o nível máximo, ficando com a cor verde escuro, dentro dos critérios de avaliação do SPAECE. Isso significa que alcançamos o nível desejável na avaliação do desempenho dos alunos do 2º Ano do nosso município, na Escala de proficiência em Alfabetização. Especificamente, foi avaliado o nível de leitura dos estudantes atendidos pelo Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC), desenvolvido pelo Governo Estadual, em parceria com os municípios.

Entenda melhor o que é o SPAECE e como ele funciona:

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), vem implementando desde 1992, o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará SPAECE. Esse Sistema tem por objetivo fornecer subsídios para formulação, reformulação e monitoramento das políticas educacionais, além de possibilitar aos professores, dirigentes escolares e gestores um quadro da situação da Educação Básica da rede pública de ensino.

Por considerar a avaliação um instrumento eficaz de gestão, a SEDUC ampliou, a partir de 2007, a abrangência do SPAECE, instituindo a avaliação da alfabetização e expandindo a avaliação do Ensino Médio para as três séries de forma censitária. Desta forma, o SPAECE passa a ter três focos: Avaliação da Alfabetização – SPAECE – Alfa (2º ano), Avaliação do Ensino Fundamental (5º e 9º anos) e Avaliação do Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª séries).

O conjunto de informações coletadas pelo SPAECE permite diagnosticar a qualidade da educação pública em todo o estado, produzindo resultados por Aluno, Turma, Escola, Município e CREDE. Ao mesmo tempo os resultados têm servido de base à implementação de políticas públicas e de novas e criativas práticas pedagógicas nas escolas e municípios. O SPAECE tem se tornado um instrumento essencial para promover o debate público e favorecer a promoção de ações orientadas para a melhoria e a democratização do ensino, capazes de garantir, a todos, igualdade e oportunidades educacionais.

Os resultados podem ser utilizados pelas diversas instâncias do sistema de ensino. Pelos gestores da instância central na formulação, reformulação e implementação de políticas, programas e projetos. No âmbito das unidades escolares, pelos diretores, especialistas, professores e pais na revisão ou consolidação das ações definidas no projeto político-pedagógico da escola que garantam o alcance de metas estabelecido, aumentando o padrão de qualidade e equidade da educação ofertada.

A participação de todos os envolvidos, sobretudo, dos Diretores e Professores é fundamental para o sucesso dessa avaliação, desde a aplicação à divulgação dos resultados.

A idealização do SPAECE-ALFA surge em decorrência da prioridade do atual governo na alfabetização das crianças logo nos primeiros anos de escolaridade, expressa através do Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC). O SPAECE-Alfa consiste numa avaliação anual, externa e censitária, para identificar e analisar o nível de proficiência em leitura dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental das escolas da Rede Pública (estaduais e municipais), possibilitando construir um indicador de qualidade sobre a habilidade em leitura de cada aluno, o qual permite estabelecer comparações com os resultados das avaliações realizadas pelos municípios e pelo Governo Federal (Provinha Brasil).

Reflexão a cerca dos Padrões de Desempenho do SPAECE Alfa 2010:

Os padrões de desempenho são referências importantes para o entendimento do ponto em que a escola se encontra no que se refere ao desenvolvimento acadêmico dos alunos. Esses padrões são definidos a partir de um agrupamento dos níveis de proficiência da escala. Desse modo, para o 2º Ano do Ensino Fundamental, são definidos cinco padrões de desempenho:

  • Até a média de proficiência 75- Alunos não alfabetizados (Cor: branco)
  • Média de proficiência entre 75 e 100- Alfabetização incompleta (cor: vermelho)
  • Média de proficiência entre 100 e 125- Padrão de desempenho intermediário (cor: salmão)
  • Média de proficiência entre 125 e 150- padrão suficiente (cor: verde claro)
  • Média de proficiência a partir de 150- padrão de desempenho desejável (cor: verde escuro)
Acompanhe o resultado da evolução da alfabetização dos alunos das escolas da rede pública do município nos últimos quatro anos:

Ano Letivo Proficiência Cor
2007 85,3 VERMELHO
2008 117,4 SALMÃO
2009 141,3 VERDE CLARO
2010 196,9 VERDE ESCURO

Nota: A lista das escolas do município avaliadas, os gráficos de desempenho com as médias de proficiência e outras informações estarão disponíveis durante o fim de semana no Site Oficial da Prefeitura. Entretanto, vocês podem encontrar os resultados (preliminares) no site do próprio SPAECE. Clique Aqui

(Para conferir os resultados diretamente no Site do SPAECE, vc seleciona a guia Resultados/Escalas, na página inicial. Em seguida, seleciona as informações referentes a Saboeiro:

Edição:
Rede de Aplicação:
Escolha o Ano:
CREDE:
Municipio:
Escola:

Na guia Escolas, você seleciona uma a uma, e poderá conferir o gráfico do desempenho de cada uma. Todas as escolas da lista foram avaliadas.

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