quarta-feira, 2 de setembro de 2009

O QUE ESTÁ ACONTECENDO DE ERRADO?


Essa é a pergunta que não quer calar na mente de muitos saboeirenses diante dos últimos acontecimentos na política aqui em Saboeiro. Como já ficou bem evidenciado no decorrer do trabalho que desenvolvo através do blog, o povo de Saboeiro tava se sentindo no limite de suas forças quando deixou a esperança vencer o medo e se decidiu pela mudança. E a mudança veio, fato que não se pode negar. Temos um novo administrador que no quesito moralidade é exemplar aos seus correligionários. Mas então, o que está acontecendo mesmo de errado?


No final da tarde do dia 03 de Outubro de 2008 vivi uma das maiores emoções de minha vida. Emoção essa que podia-se ver claramente nos rostos que percorriam as ruas, numa efervescência de riso e lágrimas de contentamento, de gritos de desabafo. Posso aqui afirmar que alegria semelhante eu só senti no dia do nascimento dos meus três filhos. Era como se Saboeiro estivesse também nascendo.

Todavia, percebe-se, apesar do novo administrador ser íntegro, correto e estar lutando por recursos para o município, há uma falha de comunicação dentro do próprio núcleo gestor e uma insatisfação muito grande principalmente por parte daqueles que levantaram a bandeira e deram a cara pra bater. Com todo respeito e admiração que tenho pelo meu amigo, Dr Marcondes, tô sentindo agora a real necessidade de tocar nesse assunto tão delicado.

Meu querido amigo, nós estamos com a sensação que lutamos muito pra não morrer afogados e que vamos morrer na praia. É em nome dos possuídos por essa sensação assombrosa, que eu assumo aqui meu compromisso com a verdade e a democracia. Eu não me sentiria bem comigo mesma se me mantivesse omissa diante do que a população está sentindo e do que eu própria estou sentindo.

Entendemos, Dr marcondes, o seu princípio de igualdade, mas não entendemos porque quem lutou para que essa linda e desejada mudança ocorresse ainda não teve seu devido valor reconhecido. Quando nos era dito que nenhum saboeirense precisaria mais sair da cidade em busca de trabalho, não imaginávamos que a realidade ia ser diferente. O que estamos vendo é que muitos tão tendo que continuar indo embora.

Saboeiro tem pessoas capazes, mas tristemente a população se depara com uma verdadeira invasão de "forasteiros" ocupando os melhores cargos, com altas regalias, enquanto alguns aqui se entristecem, com a desesperança de não conseguir crescer e se destacar, mostrando seu potencial. Quando a gente entra na prefeitura, tem a sensação que estar em outra cidade, com tanta gente de fora trabalhando aqui.

Então, é como se nosso querido prefeito ainda não tivesse se dado conta de que o que vem acontecendo nos entristece. Não precisamos só das necessárias obras e dos necessários recursos que tão chegando já tardiamente e são tão necessários. Precisamos, meu querido amigo, Dr Marcondes, continuar com a esperança acesa dentro do peito.

Outro ponto de desagrado, é a ruptura do próprio grupo. Primeiro com o próprio vice-prefeito, o vereador Anderson, e agora o nobre e não menos querido vereador Germano. Além disso, constantemente pessoas que estão a frente de bons cargos, filhos de Saboeiro, se sentem limitados no seu poder de ação, e ameaçam o tempo todo desistir de sua função. Será, Dr. Marcondes, que já não é chegada a hora de fazer algo? Será que não é hora de enxergar que essas rupturas agridem diretamente a população que depositou todas as esperanças que restavam numa mudança real?

Não queremos que nosso sonho azul se transforme em pesadelo. Eu acredito na sinceridade dos propósitos do prefeito, acredito no seu caráter, mas está havendo uma falha grave no senso de liderança. Um corpo mutilado não consegue ter a mesma desenvoltura que um corpo íntegro.

Esse blog é minha luta pela cidade que tanto amo. Nós não temos mais opções. Se a mudança não for real, vamos ter que desistir. E quando as pessoas deixam de sonhar, deixam de acreditar... elas morrem por dentro.


Aécia.



13 comentários:

  1. EM PRIMEIRO LUGAR BOA TARDE A TODOS OS SEGUIDORES DESSE MARAVILHOSO BLOG, EU SOU EXEMPLO CLARO DO QUE ESTÁ ACONTECENDO, COMO TODO MUNDO SABE FUI COORDENADOR DO PBF NA CIDADE, MIM DEPARANDO COM OS MAIORES ABSURDOS DENTRO PBF, MAS MESMO ASSIM NÃO DEIXEI DE LUTAR PELO IDEAL E O QUE ESTAVA LIDERANDO DENTRO DA CIDADE, CHEGUEI ATE PAGAR PASSAGEM DO MEU BOLSO PARA IR PRA CONFERENCIA DO PBF ASSIM COMO O CHARLES FERREIRA NA ÉPOCA ELE REPRESENTAVA O SISVAN NA CIDADE, E COMO TODO MUNDO SABE FUI UM DOS QUE DEI A CARA PRA BATER EU NÃO FIUEI ENCIMA DO MURO COMO MUITOS FIZERAM E HOJE ESTÃO MAMANDO NAS TETAS DA PREFEITURA, RESUMINDO EU ACABEI RENUCIEI AO CARGO POR QUE ERA E AINDA É UM IMENSO DESCASO COM O STDS (SECRETÁRIA DE TRABALHO E AÇÃO SOCIAL DE SABOEIRO). ELE O PREFEITO DE PUNHOS DE MARIA MOLE MIM INCUBIU PARA FAZER UM LEVANTAMENTO SOBRE O ESTADO DE TODOS OS COLÉGIOS DA CIDADE, E ATÉ HOJE EU ESPERO POR ESSE PAGAMENTO, FOI PRCISO FICAR A COM A CAMERA PARTICULAR DO DITO RETIDA POR QUE ELE NÃO MIM PAGOU, ENTRE OUTRAS COISAS QUE MIM MAGOARAM MUITO, PESSOAS NA CAMAPNHA QUE SÓ FALAVA EM COMPRAR VOTO E ETC, HOJE NOS TRATA COM UM IMENSA INDIFERENCAEU PODERIA ATE CITAR NOMES MAS COMO NAO CONSULTEI E NEM MOSTREI ESSE TEXTO PRO MEU ADVOGADO PREFIRO OMITIR, ESSES DIAS MEXENDO NOS MES ARQUIVOS DE COMPUTADOR MIM DEPAREI COM O MATERIAL DA CAMAPANHA ONDE TEM UMA PARADIO FEITA PARA A CAMAPNHA QUE CHAMA-SE "TANTA INDIFERENCA" QUANDO HOUVI QUASE CHOREI DE ODIO, VOU TERMINAR POR AQUI POIS ESTÁ NA HORA DO RACHA "FUTEBOL", POIS TENHO MATERIAL PRA ESCREVER ATE O MES QUE VEM RSRSRSRSRS, SÓ UM LEMBRE PRO MARCONDES FERRAZ QUE COM CERTEZA AI LER ESSE ESSE POST, "MARCONDES QUEM GANHA COM 807 VOTOS DE MAIORIA TEM MUITO MAIS A PERDER DO QUE A GANHAR TRAZENDO A BANDA PODRE DO PERBOYRE PRA DENTRO DA PREFEITURA, VOCE NÃO É ADMINISTRANDOE SIM SENDO MANDADO...", CUIDADO PRO SEU BARCO NÃO AFUNDAR.

    ATT: RONILDO PLÁCIDO.

    ResponderExcluir
  2. Aécia, parabéns pelo novo tópico, gostei muito e vou comentá-lo um pouco.. Açlguns podem dizer que falo isso por irônia por consequencia de minha demissão. Mas na verdade lá no fundo (bem lá no fundo mesmo) entendo o lado do prefeito ou da "comitiva municipal" de demitir quem não apoiou ele. Posso ser o mais louco, mas de uma coisa eu não abro mão que é de enxergar o que os outros fazem por mim.. Na administração passada ganhei um emprego, agradeci muitooo! Então o que eu devia fazer no periodo de politica? defender quem me deu o emprego! Independente de pesquisas, especulações e certezas, acima de tudo havia uma coisa em jogo: MINHA HONESTIDADE. Perboyre me ajudou, então me senti honesto em votar nele!... Apesar do resultado, nunca escondi meu voto como outros fizeram, não tiveram segurança na palavra... também entendo eles pois precisam de um emprego para sustentar a familia... O que me deixou mais chateado não foi a demissão em si, e sim as promessas que foram feitas nos palanques (visto que sempre assisti aos dois comisios, porém levantava apenas uma bandeira),a meneira como foi declarada essa demissão.. Dr Marcondes Herbster Ferraz mandou um representante (aliás, muito irônico) falar dar essa noticia no dia 20/12, as seguintes palavras: Não precisamos mais de seus serviços... Acho estranho que nos comicios dele ele sempre falava: "Meus queridos amigos, não pretendo demitir ninguem pois prezo um bom empregado, não pretendo trazer forasteiros para trabalhar porque vou dar emprego as pessoas da nossa cidade... E é isso que estamos vendo hoje? HAHAHA. Aqui encerro esse comentario sem agravar nenhum de ambos os lados, porém deixo uma frase para outros leitores refletirem:
    "A política só serve para dividir o povo. É uma bobagem, pois faz o povo confiar em um homem, que não pode fazer nada por nós. Se você não tiver sua vida, você não tem nada. Por isso até os políticos devem achar um rastafari."
    (Bob Marley).

    ResponderExcluir
  3. Recebi nesta tarde o email de um amigo que visitou meu blog. E o repasso aqui aos leitores do blog:

    "Os seu desabafo é fruto do pensamento de uma pessoa que tem liderança, pois todo líder tem o dever de se manifestar diante das injustiças, você não deve nuca mais dizer " Se a mudança não for real vamos ter que desistir". Os saboeirenses não podem mais desistir, terão que continuar com a esperança das mudanças. Um povo só muda se for um povo esclarecido e isso já está acontecendo, observe que Saboeiro não é mais o mesmo, é como você diz, Saboeiro nasceu e nasceu forte. Foi com a luta de pessoas que desejam ver Saboeiro crescer que o exmº Dr Marcondes chegou ao poder, mas é preciso que essas pessoas mostrem a sua insatisfação quando este não cumprir o tão sonhado desejo de seus correligionárrios, que numa forma de confiança depositaram seus votos na urna. Um povo esclarecido não deve calar,e nunca desistir de seus sonhos.
    Não te esqueças de que a crítica construtiva deve sempre existir, para o bem de todos.

    Solaton Taffton."

    ResponderExcluir
  4. Aécia,visito sempre seu blog. É através dele que pessoas que estão distante de Saboeiro se enteram dos acontecimentos politicos, socias e culturais dessa cidade. Parabéns pelo nível de seus comentários. Parabens também, pelo último comentário postado, "o que está acontecendo de errado". Pessoas inteligentes, honestas, que amam Saboeiro de verdade, não podem jogar para o alto um verdadeiro sonho. Quem foi que disse que lutar é facil, superar obstáculo é facil, vencer o medo é facil. Que as pessoas aprendam com o seu belo e necessário comentário.

    ResponderExcluir
  5. Aécia,

    Li com bastante atenção seu comentário sobre a situação em que se encontra a Administração Pública Executiva de Saboeiro.
    Sua preocupação é a de todos nós. Além do mais, entendo que é uma preocupação cívico-institucional. No fundo, você apela para a governabilidade, que é mantida com apoio da população e dos legisladores, ou seja, os vereadores.
    Não vamos mascarar a realidade, mesmo porque contra os fatos não há argumentos. Mas, como você mesmo postou, temos um administrador íntegro, correto, com bons propósitos. Isso conta, é fundamental para o êxito da administração.
    Contudo, há que se perguntar: se o Administrador é correto, se o administrador está voltado para a resolução de nossos males; se ele está voltado para a geração de emprego e renda e por conseguinte da diminuição das desigualdades sociais; se ele está voltado para nos tirar da baixa positividade em IDH; se ele tem procurado implantar o projeto da igualdade de oportunidade, por que então a coisa não funciona, ou pelos menos não tem chegado à plenitudade que todos desejam.
    Primeiro: a Administração Pública é complexa porque a ela não é permitido ir além das regras legais, isto é, tem que se cumprir a lei. Isso faz com que a implementação de inúmeras reformas que foram planejadas demande tempo. Por exemplo: emprego. É possível empregar mais pessoas? Não. Por quê? Pelo fato de o Município de Saboeiro ter uma arrecadação tributária precária, visto que não temos indústrias, o comércio é constituido de microempresas e os demais serviços serem escassos. Isso faz com que o nosso quase único e exclusivo suporte financeiro seja o repasse mensal do FPM e o repasse mensal do ICMS. Ambos os repasses, porém, não são fixos, e têm oscilado negativamente, isto é, desde janeiro, com a crise de capital mundial, o que Saboeiro recebe de FPM e ICMS caiu. Nunca esquecer que o FPM, que é nosso principal suporte finaceiro, é um fundo e por isso depende da arrecadação.
    Assim, ante os motivos acima, é que o Município de Saboeiro, infelizmente, não tem podido empregar a todos que buscam emprego. Além do que, temos a rigorosa Lei de Responsabilidade Fiscal, que limita os gastos com pessoal até o teto máximo de 60%de seu aporte finaceiro.
    No entanto, inúmeras obras serão iniciadas no Município até o fim do ano. Isso vai gerar emprego e renda. E essas obras estão previstas no Programa de Governo do Dr. Marcondes. No momento, elas estão em fase de elaboração ou de licitação.
    Quanto à questão política, pessoas como você, que têm o poder do conhecimento e da argumentação, sabem que numa coalização de várias correntes, o confronto de opiniões, conceitos e ideologia vai sempre existir. Faz parte da própria mecânica. A isso chamamos dissenso. Não é possível consenso em nenhuma coalização política, complexa por sua própria natureza.
    Entendo, no entanto, que é necessário um grande debate entre Dr. Marcondes e seu grupo. As fraturas políticas expostas, de amplo conhecimento, acontecem porque a todos está sendo o direito de expor suas opiniões e discordar daquilo que não julgam não ser corretos. Isso chama-se debate. E ele é necessário para fazer os ajustes. O Prefeito está atento a isso e está iniciando as articulações para se chegar a um denominador comum.
    Peço a você que não desanime; que incite aos que acessam seu blog a se unir num espírito de civismo, numa corrente de demonstração de amor e dedicação à Saboeiro, numa empreitada de fé e esperança na construção de uma terra com mais igualdade social e igualdade de oportunidade; a que não esmoreçam diante da primeira crise, que é necessária para se conhecer os erros e evitá-los na posteridade.
    Não esquecer: desistir é a saída dos fracos; insistir é a alternativa dos fortes. Nós não vamos sucumbir. E isso o futuro dirá.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Aécia pela a coragem de dizer a verdade, pq a verdade muitos sabem mais nem todos tem a coragem e capacidade que vc tem.
    Lendo esse brilhante posicionamento seu, lembrei de uma conversa virtual nossa, que eu lhe disse com outras palavras mais com mesmo sentido quase tudo isso que vc esta falando. Sou um apaixonado por Saboeiro, assim como vc.
    Ronildo Placido disse:
    ...MARCONDES QUEM GANHA COM 807 VOTOS DE MAIORIA TEM MUITO MAIS A PERDER DO QUE A GANHAR TRAZENDO A BANDA PODRE DO PERBOYRE PRA DENTRO DA PREFEITURA...è Ronildo temos algo incomum, também acho que o governo municipal esta com a maioria dos recrutas expulso da gestão passada, um bando de forasteiro e muitas sanguessugas, num precisa citar nomes pq todos conhecem.
    Saboeiro quando vou embora meu coração chora de saudade Saboeiro(Ernani Júnior)

    ResponderExcluir
  7. Aécia
    o mdo como defende sua cidade é nobre e merecedor de aplausos
    a paixão me atrai em suas mais variadas vertentes. Quero conhecer sua bela city e esse povo Cearence maravilhoso.

    abraços

    ResponderExcluir
  8. Querida e amiga Aécia,hj te vi descendo e estava comentando com outra pessoa que eu te admiro demais tanto fisicamente como intelectualmente.E vc passava eu dizia pra pessoa eu acho a Aécia tão bonita, e me ela confirmava.
    Bem,sou um apaixonado pela minha feia e linnndaaa cidade, amo saboeiro até demais...Viajei pra outros lugares mais o meu maior sonho era sempre estar aqui.
    Fiz um voto de confiança em nosso gestor politico, queria ou queriamos uma mudança ,e realmente isso aconteceu,e, não me arrependo disso.
    A dívida ou compromisso ou cartas nas mangas a qual as
    pessoas,forasteiros, que o nosso prefeito trouxe pra dentro da nossa casa, com ótimos salários,boas posições sociais creio eu,é pq ele acha que não somos dignos de ser merecedor.
    Na real grandeza da nossa vida somos falhos em saber escolher,mas dessa vez acertamos a pessoa correta, infelizmente a escolha dele para administrar a nossa casa foi super constrangedor para conosco.Ficamos de escanteio,será que não sabemos administrar uma secretaria de saúde,uma secretaria de finanças,uma secretaria de obras e etc e etc etc e tal?.Mas tenha certeza disso, os forasteiros não estão nem aí se Saboeiro cresce ou diminui eles vem, recebem seus salarios gastam em outros municipios ou capital.E adeus uma parte do nosso giro capitalista.
    Gostaria de comentar um pouco sobre a opinião do nosso amigo serginho: quando ele disse que não era falso quando outros levantaram a bandeira e acabaram votando contra o Dr.Perboyre,eu fui uma dessas pessoas mas nunca disse a ninguem que votaria em perboyre pois tinha e tenho meus motivos particulares e tb pq não via uma administração segura e sim somente corrupção.Sou um cidadão conheço meus direitos de escolha e melhora para o meu municipio, estado e meu país e quero um futuro melhor para meus filhos netos e bisnetos se Deus me deixar alcançar.
    Vou descordar do meu amigo Ronildo,quando ele estava querendo dizer:HOJE NOS TRATA COM UM IMENSA INDIFERENCA EU PODERIA ATE CITAR NOMES MAS COMO NAO CONSULTEI E NEM MOSTREI ESSE TEXTO PRO MEU ADVOGADO PREFIRO OMITIR, ESSES DIAS MEXENDO NOS MES ARQUIVOS DE COMPUTADOR MIM DEPAREI COM O MATERIAL DA CAMAPANHA ONDE TEM UMA PARADIO FEITA PARA A CAMAPNHA QUE CHAMA-SE "TANTA INDIFERENCA" QUANDO HOUVI QUASE CHOREI DE ODIO,
    se vc buscar uma conversa amiga com o Dr Marcondes eu creio que ele te ouvirá e te entenderá,eu sou contra demais até o que ele esta fazendo em relação a esta escolha dos forasteiros.
    Mas não é por isso que vou cruzar meus braços e deixar acontecer vou cobrar,correr atras, fiscalizar e se preciso denunciar.Sou sincero e não mando recados.
    Dr. Marcondes não deixe seus peixinhos morrerem afogados na praia pq se morrer mos como será sua proxima pescaria sem seus peixinhos?
    Gente eu confio plenamente na administração do Dr. Marcondes sinto que ele vive constatemente sobre suborno,com as pessoa que o cercam, não sei o motivo do afastamento do vereador Germano, mas se tiver sido por questão de querer receber mais eu aceito e assino embaixo o seu afastamento do Dr. Marcondes pq o outro lado é que é o lado dos desonestos,pode ir e ficar por lá,se foi por outro motivo que venha do lado do prefeito em querer desviar algo vc fez certo em não aceitar.
    e DEIXO UM RECADO PARA O DR. MARCONDES:EU CONFIO EM SUA HONESTIDADE DE GESTOR, OS MEUS 38 ANOS DE VIDA EM SABOEIRO NUNCA ESTEVE TÃO CONVICTO DA RAZÃO CERTA COMO TENHO HOJE.ACREDITO EM SEU POTENCIAL, ACABE COM ESSA EQUIPE QUE TANTO ABALA O POVO SABOEIRENSE DER OPORTUNIDADES AO POVO PARA QUE O POVO SE TORNE POVO TAMBEM,NÃO NOS DEIXE SOMENTE NO ULTIMO DEGRAU POIS TB PRECISAMOS DE OPORTUNIDADES E PRECISAMOS SUBIR AS ESCADAS DA VIDA.
    Aécia minha amiga,nossa diferenças sociais precisam ser mudadas vamos mostrar nosso potencial e transformar a historia da nossa cidade atraves de dialogos,consenso e trazer para o mundo real o nosso Saboeiro.NÂO VAMOS CRUZAR NOSSOS BRAÇOS>
    (Mozer)

    ResponderExcluir
  9. Olá, boa tarde.

    Vejo em suas palavras sinceridade, aclamação por um direito que VCs tanto lutaram, não quero me identificar, mas sou de fora, assim como outros trabalho e muito, selamos pelo nome da Administração, quem não esta presente continuamente não ver isso, mas defendemos como se tivessimos lutado também para essa realidade acontecer. Fico triste por se referir a nós desta forma, estamos não para sugar a PMS, mas para ajudar um municipio que por muito tempo deixo seus cidadãos a margem, excluídos de seus direitos socias.
    Não somos mais capazes que VCs, mas o que acontece, e talves vc não tenha percebido é que temos mais experiências em gestão pública, e que estamos para ajudar a VCs a darem continuidade a essa gestão.

    Desculpe por invadir um espaço que não é meu, que não lutei para isso acontecer, que não dei minha cara para muitos paterem, mas minha intenção não é tomar lugar de ninguém, mas sim ajudar e dá o máximo de mim, para essa transformação social aconteçer, pois o que VCs devem analizar não é somente de empregos, mas como estas pessoas estam contribuindo para o desenvolvimente do seu municpio.

    Fico triste por ser citado em seu bloq como forasteriro, uma pessoa que chegou do nada para tomar algo que VCs tanto sofreram para conquistar.

    Mas peço permissão para entrar em seu municipio.

    Sem mais nada a relatar, um forasteiro como vc diz, pois esperva as boas vidas como é de costume fazer com quem chega.

    Reflitar, pois podemos estar fazendo pelo Saboeiro talves mais ações que VCs.

    ResponderExcluir
  10. Meu prezado anônimo...

    Peço desculpas se causei a impressão de uma ofensa pesssoal. Particularmente não tenho nada contre nenhuma das pessoas oriundas de outra cidades. Talvez eu tenha sido infeliz na colocação do termo "forasteiro", mas afirmo que este foi empregado apenas no sentido literal da palavra, e não no sentido prejorativo. Me dou muito bem com todos vocês, e gosto de todos. Apenas fui sincera em manifestar o pensamento da maioria da população saboeirense, no sentido de sabermos que temos pessoas tão capazes quanto vocês, ainda que tenham experiência em gestão. Em nós, o que faltaria na experiência, sobraria na satisfação de sentir-se realizado e importante dentro da administração e na vontade de que as coisas dêem certo.

    Um abraço!

    Aécia.

    ResponderExcluir
  11. Aécia parabéns pela sua coragem,
    infelizmente está acontecendo muitas coisas que estão deixando a desejar, vamos torcer para que nosso querido prefeito abra os olhos e possa enxergar o que acontece nos bastidores.

    ResponderExcluir
  12. naum entendi porq esse "anonimo" que atacou o vereador Germano naum atacou o vice Nino e nem o VER Anderson e ´porq naum final colocou o no de (mozer)gostaria de saber o motivo eu acho que vc ta querendo passar o rio com a roupa dos outros...de primeira mão eu conheço bem o ver:Germano e sei que ele naum é capaz disso .

    ResponderExcluir
  13. caro anonimo.De forma alguma quis agravar o vereador Germano, apenas fui esclarecedor a ele em saber o motivo do seu afastamento,de maneira alguma atingir ele em nada.O fato de eu estar me apresentando como anonimo e ter assinado em baixo foi falha de envio da postagem.
    E se vc conhece realmente Germano parabéns à vc, pois deve saber o motivo.
    abraços
    Mozer

    ResponderExcluir

Oi... Bem vindo ao Blog Saboeiro Existe. Seu comentário é muito importante! Comentários ofensivos não serão aceitos! Identifique-se! O anonimato subtrai o valor da sua opinião! A opção anônimo dificilmente será publicada, mesmo que seu comentário seja importante. Obrigado por contribuir para o sucesso do blog!